texto rotativo

Vende-se dois terrenos no loteamento Sol Nascente. Área de 360 metros quadrados ou individual 8X20. Contato 73 9 8816-0375

Publicidade

Publicidade

Publicidade

 


 


 


sexta-feira, 29 de agosto de 2025

Moana Meira: Semana Nacional da Pessoa com Deficiência


A manhã desta quinta-feira (28/08), na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), foi marcada pela audiência pública promovida pela Federação das Apaes do Estado da Bahia (Feapaes-BA), que encerrou a programação da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. O encontro foi realizado sob o tema “Deficiência não define. Oportunidade transforma. Inclua nossa voz!”, reunindo pessoas com deficiência, lideranças do movimento social, autoridades e representantes da sociedade civil em um ato de mobilização e defesa de direitos.

Realizado no Auditório Jornalista Jorge Calmon, no Centro Administrativo de Salvador, o evento teve o apoio do deputado estadual Rosemberg Pinto e visou fortalecer o protagonismo das pessoas com deficiência, promovendo reflexões fundamentais sobre cidadania e inclusão na Bahia.

A audiência contou com a presença do professor Jarbas Feldner de Barros, presidente da Federação Nacional das Apaes (Fenapaes), cujo nome e prestígio conferiram dimensão nacional ao ato. Sua participação reforçou a importância da mobilização baiana dentro do contexto mais amplo do movimento Apaeano no país.

Durante o evento, a Feapaes-BA lançou a primeira edição do Prêmio Reconhecer, honraria destinada a valorizar personalidades, instituições e iniciativas que se destacam no fortalecimento da luta das pessoas com deficiência. O prêmio contempla diversas categorias — Inspiração, Esporte, Protagonismo, Artes, Comunicação, Gestão Pública, Ensino e Pesquisa, Defesa e Garantia de Direitos, Ação Social, além de Menção Honrosa.

Moana Meira, presidente da Feapaes-BA, destacou em seu discurso a relevância do movimento e da visibilidade aos direitos das pessoas com deficiência:

“Este ato é a prova de que as pessoas com deficiência têm voz, têm lugar de fala e precisam ser reconhecidas como protagonistas da sua própria história. A luta é coletiva e exige o engajamento de toda a sociedade.”

A programação da semana incluiu eventos esportivos, culturais e de comunicação, como a participação de atletas das Apaes na Corrida Duque de Caxias e no jogo Bahia x Santos, além do lançamento do podcast “Inclua a Nossa Voz”.

Ao concluir com a audiência pública na ALBA, a Feapaes-BA reafirma o compromisso de promover espaços de diálogo, fortalecer o movimento Apaeano e garantir que a inclusão seja um princípio permanente nas políticas públicas da Bahia.

APLB-Sindicato de Jequié realiza Encontro com o Jurídico e fortalece a luta pelos direitos da categoria



Na tarde desta quinta-feira (28), a APLB-Sindicato de Jequié promoveu um importante Encontro com o Jurídico, realizado na Câmara Municipal de Vereadores. O evento reuniu professores da Rede Pública da Educação Básica, exclusivamente filiados ao sindicato, e teve como objetivo esclarecer dúvidas sobre ações judiciais e orientar a categoria quanto aos seus direitos e deveres na carreira.

Mediado pela professora Karina Tourinho, o encontro contou com a participação da Assessoria Jurídica da APLB, que atuam diretamente na defesa da classe trabalhadora: Dr. Erick Menezes, Dra. Divaney Ribeiro Gomes e Dr. Italmar Palma.

Durante as exposições, os advogados abordaram temas relacionados às ações judiciais em andamento, direitos trabalhistas da categoria e medidas para garantir relações de trabalho mais justas e equilibradas. A mesa institucional foi marcada pela escuta atenta das demandas apresentadas pelos professores e pelo compromisso do sindicato em fortalecer a luta coletiva.

Para ler a matéria completa acesse a Bio e stories

quinta-feira, 28 de agosto de 2025

Marcinho quer nova linha de ônibus para atender Amaralina e região



A criação de uma nova linha de ônibus para atender os bairros: Amaralina, São Judas Tadeu, Mutirão São Judas Tadeu, Algarobas e Pompílio Sampaio, voltou a ser solicitada, na Câmara Municipal, pelo vereador Marcinho, justificando trata-se de uma justa demanda dos moradores destas localidades.

Segundo Marcinho, atualmente os moradores enfrentam dificuldades para se deslocar até o Centro da cidade, escolas, unidades de saúde e outros serviços essenciais.

A implementação destas linhas proporcionará maior acessibilidade, reduzirá custos com transporte alternativo e incentivará o uso do transporte coletivo, contribuindo para a mobilidade urbana e para a melhoria da qualidade de vida da população.




Atualização #45: Jovem de prenome Cristiano foi morto na Fazenda Carro Quebrado, no KM IV, em Jequié

Homicídio no povoado da Fazenda Carro Quebrado, KM IV Foto: Vasconcelos News

Na manhã desta quinta-feira (28), um homicídio foi registrado no povoado de Carro Quebrado, nas proximidades do Km IV, em Jequié. Segundo informações, a vítima, identificada pelo prenome de  Cristiano, foi atingida por disparos de arma de fogo e não resistiu aos ferimentos, indo a óbito ainda no local.
A Polícia Militar esteve presente, realizou o isolamento da área e acionou o Departamento de Polícia Técnica (DPT), responsável pela perícia e remoção do corpo. As circunstâncias do crime ainda são desconhecidas e deverão ser investigadas pela Polícia Civil. Jequié registra 66 homicídios e um feminicídio desde janeira até agosto de 2025.

Atualização #44: São 65 homicídios e um feminicídio na cidade de Jequié em 2025


De acordo com informações do Blog Marcos Frahm
, um homem de 25 anos, Saulo Souza Carvalho foi morto a tiros no fim da manhã deste domingo (24/08) em uma via movimentada de Jequié, Avenida Lomanto Júnior, no bairro Cidade Nova.


Saulo caminhava na via pública quando foi surpreendido por atiradores a bordo de uma motocicleta, que efetuaram os disparos quando a vítima estaria nas proximidades de um poste de energia e fugiram logo em seguida.

O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal e as incursões policiais para identificação dos autores estão sendo realizadas em pontos da cidade pelas Forças de Segurança. O irmão de Saulo, Ramon Souza, havia sido morto, também em uma via pública, Alto do Cruzeiro, no bairro Caixa D’Agua, em (1º) de fevereiro deste ano. Este chegou a ser socorrido ao Hospital Prado Valadares – HGPV, onde faleceu depois de dar entrada na unidade hospitalar.




Já na noite desta última sexta-feira (22/08), um adolescente foi friamente executado dentro de sua residência, no Residencial Vida Jequié, na presença de seus familiares.

De acordo com informações do site Notícias de Jequié, os autores do crime seguiram o mesmo modus operandi de outras execuções recentes: chegaram até a casa da vítima, a retiraram do interior da residência e a executaram em seguida.

O adolescente trabalhava em um lava-jato do bairro e era descrito como alegre, atencioso e sempre disposto a atender bem os clientes. A morte causou grande revolta entre moradores, que lamentam a escalada da violência que vem tirando a vida de jovens na cidade de Jequié.

Até o momento, não há informações sobre a motivação do crime.




A cidade de Jequié, na Bahia, registrou mais uma morte violenta na noite desta sexta-feira (15). Um homem de 47 anos, Arônico de Almeida Gavião, foi assassinado a tiros na feirinha do bairro Joaquim Romão, por volta das 23h. A vítima, funcionário de um Atacadão da cidade, havia acabado de chegar ao local, quando foi surpreendido pelos criminosos.

Com esse novo caso, o número de pessoas mortas vítimas de tiros no município chegou a 63. A violência em Jequié tem sido uma preocupação constante para a população e as autoridades.

A autoria e motivação do crime estão sendo apuradas pela Delegacia Territorial de Jequié. A polícia está trabalhando para identificar os responsáveis pelo assassinato e determinar as circunstâncias do crime.

O radialista Marcos Cangussu questiona, se todos esses casos estão associados ao tráfico de drogas. Essa é uma questão que deve ser respondida pela polícia e pelo judiciário. A ligação entre o tráfico de drogas e a violência é um tema complexo e multifacetado que requer uma análise cuidadosa das evidências e das circunstâncias de cada caso.


Atualização #42: Homicídio de Evanildo Santos Ferreira no Oásis, sobe para quatro mortes no local 



Evanildo Santos Ferreira 45 anos, conhecido como Padeiro, deu entrada no Hospital Geral Prado Valadares por volta das 19h40 desta quinta-feira, 14 de agosto, com o corpo todo alvejado de tiros. O crime ocorreu em um bar em frente ao Oásis, no Jequiezinho, e a Polícia Militar está investigando o caso.

De acordo com relatos de testemunhas, dois homens não identificados em uma moto Bros Preta, chegaram ao local e abriram fogo contra a vítima.

Segundoinformações do radialista Marcos Cangussu, durante abordagem feita pela Polícia, foi encontrado com a vítima uma quantidade significativa de substâncias ilícitas, incluindo 14 petecas de uma substância análoga à cocaína e 2 buchas de maconha de tamanho médio. Além disso, a vítima portava R$ 704,00 em dinheiro, 3 cartões de crédito e 2 anéis de aço inoxidável.

Essa não é a primeira vez que a região do Oásis é palco de crimes violentos. Nos últimos tempos, outras três pessoas foram assassinadas na mesma área, incluindo o dono de uma barraca de acarajé. A comunidade está cada vez mais preocupada com a segurança e cobra ações eficazes das autoridades.

A Polícia Militar está trabalhando para identificar os responsáveis pelo crime e garantir a segurança na região. A população espera que os criminosos sejam levados à justiça e que medidas sejam tomadas para prevenir novos crimes na área.

Atualização #41: Homicídio no Residencial Segredo

quarta-feira, 27 de agosto de 2025

Juazeiro participará da Feira da Indústria da Bahia promovido pela FIEB



Pela primeira vez Juazeiro participará da Feira da Indústria da Bahia, evento promovido pela Federação das Indústrias do Estado da Bahia/FIEB em parceria com o Sebrae, que será realizado nos dias 27, 28 e 29 de agosto, no Centro de Convenções de Salvador. A feira reúne todos os setores da indústria baiana e atrai a atenção de investidores de todo o país.

Na Index 2025, a Prefeitura de Juazeiro marcará presença com quatro estandes em uma área de 36 metros quadrados, que será transformada em um ambiente voltado para negócios, conexões e expansão. O espaço reunirá cinco empresas locais dos setores de vinho artesanal, cerveja artesanal, móveis planejados com tecnologia 5D, beneficiamento de algodão e implementos para a construção civil, evidenciando a força e a diversidade do empreendedorismo juazeirense e reforçando o potencial da cidade como um polo de oportunidades e investimentos.


O prefeito Andrei Gonçalves destaca que “Juazeiro está preparada para o futuro. Nossa cidade cresce com responsabilidade, qualidade de vida e oportunidades para quem acredita no nosso potencial. Somos verdadeiramente a Terra das Oportunidades”.

Juazeiro se consolida como um polo estratégico de indústria, inovação e futuro. Reconhecida nacionalmente como a Maior Produtora de Manga do Brasil e um dos grandes centros de fruticultura irrigada do Brasil, onde também produz uva, coco, banana, melão, entre outras frutas, que em 2024 resultaram em exportações de R$ 131,3 milhões. Com um PIB de R$ 5,2 bilhões – sendo R$ 666,7 milhões apenas do setor industrial – o município reúne 46,7 mil trabalhadores formais, distribuídos principalmente entre o comércio (22,6%), a agropecuária (19,6%), a indústria (14,6%), os serviços (13,4%) e o setor público (29,9%).

Localizada às margens do Rio São Francisco, Juazeiro alia tradição e modernidade, sendo referência em agroindústria, energia renovável, comércio e serviços. Uma gestão pública equilibrada, com finanças organizadas, infraestrutura em expansão e investimentos constantes em saúde e educação, somada à forte articulação com os governos estadual e federal, vem fortalecendo a atração de novos investimentos privados e projetando a cidade como a verdadeira Terra das Oportunidades.

“O que transforma uma cidade é quando ela cresce gerando oportunidades. Um lugar onde tradição e futuro caminham juntos, onde cada investimento encontra um solo fértil para crescer e prosperar”, reforça o diretor-presidente da Agência Municipal de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda, Tércio Tolentino.

Texto: Luiz Hélio – Ascom PMJ
Foto: Aílton Nery

Dia Estadual dos Secretários Municipais de Saúde da Bahia

Stela Souza foi secretária de Saúde em Jequié e hoje é um nome de referência na Bahia sobre o trato com a Saúde pública.

Por unanimidade, o plenário da assembleia Legislativa da Bahia (Alba), aprovou nesta terça-feira (26), o projeto de lei 25.885/2025, de autoria do deputado municipalista Hassan (PP), instituindo o 19 de setembro (data de fundação do Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde da Bahia (Cosems) como o Dia Estadual dos Secretários Municipais de Saúde da Bahia. O parlamentar agradeceu o apoio dos colegas e afirmou que “com grande honra, e em parceria com a amiga e presidente do Cosems, Stela Souza, inspirados pela liderança da nossa secretária estadual de Saúde, Roberta Santana, protocolei este projeto de lei em reconhecimento e para valorizar os gestores municipais de saúde, agentes fundamentais na execução das políticas públicas e no fortalecimento do SUS”.


Agora, o projeto será enviado ao chefe do poder executivo, para ser sancionado, transformando-se em lei. A expectativa é que isso aconteça no dia 31 deste mês, na cerimônia de abertura do 11º Congresso dos Secretários Municipais de Saúde do Estado da Bahia, às 14h, no auditório principal do Gran Hotel Stella Maris. O evento prosseguirá até o dia 2 de setembro, discutindo conceitos e socializando boas práticas que qualifiquem ainda mais os serviços prestados à população pelo Sistema Único de Saúde, na perspectiva do contexto da Bahia, além de debater temas das políticas de saúde, conhecer as dificuldades e discutir possíveis soluções para a realidade local das regiões de saúde no estado.

Membro titular da comissão de Saúde e Saneamento da Alba, Hassan lembrou que iniciou sua trajetória política como secretário municipal de Saúde de Jequié, e também foi vice-presidente do Cosems-BA, e frisou que “conheço de perto os inúmeros desafios enfrentados pelos gestores municipais, que se dedicam e se esforçam para garantir a milhões de baianos e baianas o direito à saúde”. O legislador agradeceu aos colegas membros da Comissão de Constituição e Justiça da Alba (CCJ) que aprovou, também por unanimidade o parecer favorável do relator, deputado Robinson Almeida, que definiu o projeto de Hassan como “justa homenagem aos secretários municipais de saúde, que desempenham papel estratégico na gestão do Sistema Único de Saúde. Seu trabalho, especialmente frente às adversidades e desafios enfrentados nos municípios baianos, representa uma contribuição indispensável para a garantia da saúde pública e o fortalecimento das políticas estaduais”.

A presidente do Cosems, Stela Souza, acompanhou a reunião da CCJ, e afirmou que “esse projeto do deputado Hassan foi motivado pelo nosso reconhecimento pela luta desses guerreiros que durante o ano inteiro, 24 horas por dia, nos fins de semana, se dedicam a cuidar da população. Então é um reconhecimento, um pedido que fizemos ao deputado Hassan, que também já foi secretário de saúde e entende, viveu essa luta de nós secretários municipais.

Para o parlamentar municipalista, é inegável que os secretários municipais de saúde são pilares essenciais para garantir o bom funcionamento do SUS. “São eles os principais responsáveis pela execução de ações fundamentais na atenção à saúde da população, incluindo a coordenação de serviços de atenção básica, a vigilância epidemiológica, o controle de endemias, as campanhas de vacinação, a gestão administrativa e orçamentária das unidades de saúde e a articulação com os governos estadual e federal”, diz Hassan.


Foto – Euro Amâncio

Festa Literária Nacional da Rede Federal – FLIRFEP



A Festa Literária Nacional da Rede Federal – FLIRFEP, tem como proposta democratizar o acesso ao livro e à cultura em espaços públicos. A ação vai acontecer no coração da feira livre de Jequié, justamente para aproximar a literatura de um público que, muitas vezes, não frequenta eventos culturais formais.

Durante a manhã, serão distribuídos 70 livros da biblioteca do campus, resultado da renovação do acervo. Cada exemplar terá um lembrete sobre sua origem, reforçando a ideia de circulação da leitura. Além disso, haverá um momento musical com voz e violão, conduzido por Ricardo Gomes, técnico em assuntos educacionais do IFBA, trazendo mais leveza e integração cultural ao ambiente.

A FLIRFEP foi criada em 2023 e já vem se consolidando como uma iniciativa literária contínua, que aposta na extensão acadêmica como forma de fortalecer o vínculo com a comunidade. Diante dos dados da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil (2024), que mostram que mais da metade dos brasileiros não leu nenhum livro nos últimos meses, ações como esta ganham ainda mais relevância.

Acho que pode render uma boa pauta, tanto pela proposta em si quanto pela interação direta com a comunidade.

Para mais informações, acesse esse aqui!