Mês de maio já contabiliza dois homicídios. Apesar de todo aparato policial que está na cidade de Jequié, não é o suficiente para intimidar a ação do crime organizado. Na manhã desta quinta-feira, 08.05.2025,um jovem de prenome Gabriel, foi alvejado com seis tiros no Residencial Beira Rio no Bairro da Cidade Nova, próximo a uma Creche. Segundo informações do radialista Cacá Santana, a vítima usava uma tornozeleira.
Atualização #20: Após 40 dias de trégua, um novo homicídio em Jequié
 |
Informações colhidas no site Notícias de Jequié e Alerta Jequié |
Segundo informações de portais de notícias de Jequié, na noite desta sexta-feira (02/05), Jequié voltou a registrar um caso de homicídio após mais de 40 dias de relativa tranquilidade. O crime ocorreu no Residencial Mandacaru, onde Carlos Almeida foi surpreendido por criminosos e atingido por diversos disparos de arma de fogo.
De acordo com as primeiras informações, a vítima não teve chance de reação e morreu ainda no local. A Polícia Militar foi acionada e isolou a área até a chegada da equipe do Departamento de Polícia Técnica (DPT), que realizou o levantamento cadavérico.
Ainda não há informações sobre a motivação do crime, e nenhum suspeito foi preso até o momento. A Delegacia Territorial de Jequié investiga o caso.
A população do residencial está abalada com o ocorrido, e moradores pedem mais segurança na região.
Atualização #19: Jequié comemora 33 dias sem homicídios
Isto mesmo, forças policiais estão comemorando em Jequié, o intervalo de 33 dias sem CVLI- Crimes Violentos Letais Intencionais, sigla do Anuário de Segurança Pública, que calcula o número de homicídios no País. Jequié é uma das cidades mais violentas do Brasil.
Mas, o investimento em táticas policiais de inteligência vem contribuindo para que os índices caiam nestes últimos 33 dias. Segundo informações, aconteceu um significativa redução de crimes violentos em fevereiro de 2025, uma queda de 36,5%, Já em março, houve mais uma queda nas redução, foi de 32,5%. Abril, até agora, segue sem nenhum registro de assassinato no município de Jequié.
O secretário estadual da Casa Civil da Bahia Afonso Florêncio em entrevista ao radialista Márcio Lima no último dia 12 de abril, disse que tem muito a ser feito na Segurança Pública da Bahia, "Mas, já temos obtido resultados, essa interiorização, este "desmembramento", das forças policiais, permite ter equipe local, sediada com planejamento cada vez mais próximo da demanda de ação policial", salientou.
Durante reunião na cidade de Jequié, no dia 11, com grupo de empresários, entre outros representantes da sociedade civil, o Governo do Estado anunciou que enviará, até o final deste mês de abril, para a Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), a proposta de criação do Comando de Policiamento Regional (CPR) do Médio Rio de Contas.
A sede do novo CPR da Polícia Militar ficará na cidade de Jequié. Novas unidades, entre elas uma RONDESP, serão criadas para ampliar as ações preventivas e de repressão qualificada na região.
O secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner, comentou também sobre o estudo para instalação de uma Delegacia de Homicídios em Jequié, promovendo mais celeridade na identificação e captura dos autores de crimes graves contra a vida.
“Implantamos a Operação Hórus na região do Médio Rio de Contas, ampliamos a utilização do vetor aéreo, descentralizamos os equipamentos de inteligência e iniciamos, junto à Polícia Federal, o processo para a instalação da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO/Jequié)”, destacou Werner.
Acrescentou ainda que 14 municípios da região não registraram mortes violentas em 2025. “Continuamos trabalhando com integração e inteligência, de forma incansável, contra as organizações criminosa. Não daremos trégua para as facções”, completou o secretário.