texto rotativo

Vende-se dois terrenos no loteamento Sol Nascente. Área de 360 metros quadrados ou individual 8X20. Contato 73 9 8816-0375

Publicidade

Publicidade

Publicidade


 

terça-feira, 5 de agosto de 2025

Cadê o "Influencer" quando a cidade precisa?

 


Por Alan Leal - Jornalista e filho de Jequié

O calor do São João de Jequié ainda ecoa nas memórias, e com ele a imagem vibrante de uma cidade que se desdobrou para receber turistas e celebrar a cultura. Durante o mês de junho, as redes sociais foram tomadas por vídeos e fotos de influenciadores locais, que, com louvável empenho, mostraram o melhor da festa, impulsionando a notoriedade do evento e, por tabela, da cidade. Parece que deu certo, afinal, Jequié virou tema de conversas em todo o país, inclusive por uma polêmica que colocou o prefeito Zé Coca em evidência nacional. Mas agora, com a festa em silêncio, onde foram parar esses influenciadores?

Jequié, infelizmente, não é conhecida apenas pelo seu São João. Há anos, a cidade figura no topo de rankings de violência, liderando o mapa nacional de homicídios por 100 mil habitantes. Enquanto o prefeito rebate os dados nas redes sociais, o problema persiste. A construção de um presídio em 2006 e a pobreza são apontados como causas, mas o fato é que a violência se tornou uma sombra que se estende por todos os cantos e atinge a todos, sem distinção.

A sensação, para quem acompanha a cidade de longe, como eu, é de que há um abismo entre a Jequié mostrada nas redes e a Jequié real, que sofre com a violência cotidiana.

A inércia da cidade e o silêncio dos influenciadores: A violência em Jequié se tornou um problema que parece desafiar as instituições. As polícias Civil e Militar, embora incansáveis em seu trabalho, parecem enxugar gelo, com ações que não conseguem reverter o cenário. O mesmo se pode dizer da justiça, que, apesar de sua importância, não tem conseguido ditar um ritmo de combate que seja suficiente para que a criminalidade recue.

Nesse cenário de insegurança, o silêncio dos influenciadores digitais é ensurdecedor. Enquanto eram os primeiros a divulgar cada detalhe do São João, hoje eles se calam. Não há postagens, stories ou reações sobre os recentes atos de violência que atormentam a cidade. É como se, ao fim da festa, a responsabilidade de se preocupar com os problemas graves de Jequié tivesse sido jogada para debaixo do tapete. A cidade que eles tanto promoveram parece ter se tornado um cenário de fundo, e não a casa que merece atenção e cuidado.

O que se espera de alguém que tem a capacidade de alcançar milhares de pessoas? Que use sua voz para o bem, para levantar discussões importantes, para ser a ponte entre a sociedade e as autoridades. Não se trata de uma crítica vazia, mas de um clamor de um filho de Jequié que, mesmo longe, sofre com as notícias de violência que se multiplicam dia após dia. A cidade que sempre foi lembrada como um lugar pacato e de gente talentosa não pode continuar sendo conhecida apenas por seus números assustadores de criminalidade.

Chegou a hora de levantar a voz: Essa não pode ser a Jequié que aceita o crime como parte do cotidiano. É hora da população cobrar das autoridades, dos poderes públicos e das forças de segurança que assumam suas responsabilidades de forma efetiva. É hora de não aceitar que grupos criminosos ditem o dia a dia da cidade, impondo o medo. 

Que os influenciadores de Jequié também se juntem a essa luta. Use sua voz, sua plataforma, para amplificar o que está acontecendo e para cobrar soluções. Jequié não é apenas uma cidade para festejar, mas um lar que precisa de paz e segurança. O toque aqui não é de crítica, mas de um chamado à ação, uma convocação para que todos, juntos, lutemos pela Jequié que queremos: uma cidade que inspire talentos, não manche manchetes.

Atualização #38: Andressa Cardoso Celestino encontrada morta no Loteamento Santa Luz


O corpo de uma jovem, em estado de gigantismo, foi encontrado por volta dás 9h30 desta terça-feira (05/08) por populares, que acionaram via CICOM, uma guarnição do 19° Batalhão de Polícia Militar (19ºBPM). A vítima estava em uma área de vegetação, na periferia de Jequié, na Rua Vereador Valdeci de Jesus no Loteamento Santa Luz, bairro Cansanção.
 
Segundo o radialista Marcos Cangussu, a vítima foi identificada por Andressa Cardoso Celestino, 19 anos, natural de Jequié. De acordo informações policiais, o corpo apresentava perfurações por arma de fogo e lesões, incluindo um possível corte no dedo da mão direita.

O Departamento de Polícia Técnica (DPT) foi acionado e o corpo foi removido para o Instituto Médico Legal (IML) para realização de exames mais detalhados.

A Polícia está investigando o caso e trabalhando para determinar as circunstâncias da morte da jovem. A investigação está em andamento e as autoridades estão buscando esclarecer os detalhes do crime, incluindo a possibilidade de violência ou tortura antes da morte. Sabe para o quarto CVLI - Crimes Violentos Letais Intencionais neste mês de agosto de 2025. No leia mais você tem acesso a outras informações de homicídios ocorridos no Município de Jequié, de janeiro até este caso.

segunda-feira, 4 de agosto de 2025

Fórum de Desenvolvimento Econômico com presença do Secretário de Desenvolvimento Econômico da Bahia, Ângelo Almeida.


Nesta quinta (07 de agosto), a partir das 19h, o Edifício Três Marias, em Jequié, acontecerá um importante evento voltado ao fortalecimento da economia: o Fórum de Desenvolvimento Regional. A iniciativa reunirá lideranças locais, empresários, representantes do poder público e da sociedade civil, com o objetivo de debater caminhos para o crescimento do município e da região.

Entre os convidados, destaca-se a presença confirmada do Secretário de Desenvolvimento Econômico da Bahia, Ângelo Mário Cerqueira de Almeida, que trará uma visão ampla sobre as políticas públicas estaduais, os investimentos em curso e as perspectivas para os próximos anos no interior baiano.


Programação:


19h – Abertura

19h10 – Palestra: Produtividade – Mentalidade Produtiva e Desenvolvimento de Hábitos Produtivos (Sebrae)

19h40 – Painel Caminhos do Desenvolvimento, com: Angelo Almeida – Secretário de Desenvolvimento Econômico da Bahia / Deputado Hassan / Prefeito Zé Cocá / Tinho – Presidente da Câmara de Vereadores de Jequié


A entrada é gratuita. inscrição no link 




sexta-feira, 1 de agosto de 2025

Descumprimento de medida preventiva em Jequié


Na manhã desta sexta – feira, 01/08/2025, a Polícia Civil da Bahia, por meio da Delegacia Especializada de Atendimento a Mulher de Jequié, cumpriu mandado de Prisão Preventiva expedido pela 1ª Vara Criminal de Jequié, em desfavor do nacional S.C.A.

O homem foi detido no Bairro Jequiezinho após equipe do SI da Especializada DEAM realizar cruzamento de dados e monitoramento do Alvo e localizá-lo, sendo desta forma apresentado à Autoridade Policial pelo crime de DESCUMPRIMENTO DE MEDIDA PROTETIVA DE URGÊNCIA, ficando a disposição da Justiça para adoção de medidas cabíveis.

S.C.A teve pedido de Prisão Preventiva determinado pela Autoridade Judicial por está de forma reiterada descumprindo os termos citados na Medida Protetiva que lhe foi imposta, não restando desta forma a imposição de medida restritiva de liberdade. 

A Operação SHAMAR visa o combate à violência doméstica e familiar contra a mulher e ao feminicídio em todo o território nacional. As atividades propostas para esse período envolvem ações preventivas, educativas, ostensivas e repressivas, como palestra, roda de diálogos, instauração de inquéritos, cumprimento de mandados de prisões, entre outras.


*Fonte: DEAM de Jequié*

quinta-feira, 31 de julho de 2025

De aluna a mentora: jornalista realiza sonho e implanta rádio em colégio público de Amargosa

 

Projeto de rádio estudantil fortalece a comunicação comunitária e dá voz a adolescentes da rede pública

A jornalista Valéria Mercês, egressa da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), está à frente de um projeto que une sonho pessoal, transformação social e o poder da comunicação comunitária: a criação de uma rádio estudantil no Colégio Estadual Pedro Calmon, em Amargosa (BA), instituição onde cursou o ensino médio.

Natural do município, Valéria sempre teve o desejo de fundar uma rádio escolar. Ainda adolescente, chegou a criar um blog de notícias do colégio, chamado Pedroca na Net. Na época o sonho foi interrompido, mas em 2025 o projeto finalmente ganhou vida com o nascimento da Pedroca News, a rádio estudantil que agrega criatividade, compromisso social e participação ativa dos estudantes.

Intitulado LabCom – Laboratório de Comunicação, o projeto idealizado e conduzido por Valéria está na ativa desde o início do ano letivo de 2025 e trabalha com os estudantes a história do rádio, noções básicas de jornalismo, técnicas de produção, locução e roteirização. As atividades integram aulas teóricas, dinâmicas de grupo, vivências comunicativas e práticas interativas.

Estrutura e programação

Sensível à realidade do ensino público, a jornalista amargosense desenvolveu uma metodologia adaptada à infraestrutura da escola, utilizando equipamentos simples como caixas de som, microfones improvisados e atividades lúdicas. A proposta é que todos os alunos, independentemente de sua condição social, possam vivenciar o fazer jornalístico e desenvolver habilidades de comunicação, escuta e expressão.

A Pedroca News está no ar com programação diária no horário do almoço, aproveitando o tempo livre dos estudantes em período integral. A grade de programas contempla conteúdos informativos, musicais, entrevistas, debates, mensagens motivacionais e quadros temáticos com abordagem de temas relevantes como saúde mental, meio ambiente, cidadania, educação, diversidade e direitos das mulheres.

Mais do que ensinar técnicas jornalísticas, o projeto tem promovido autoestima, senso de pertencimento e protagonismo juvenil. A maioria dos participantes é composta por adolescentes moradores da periferia ou da zona rural de Amargosa, jovens que agora têm um espaço legítimo de fala e construção coletiva dentro do ambiente escolar.

“Esse projeto é uma forma de devolver à minha comunidade aquilo que a comunicação me proporcionou. É uma semente de transformação social. Eu acredito no poder do jornalismo comunitário como ferramenta de mudança, especialmente quando colocamos os jovens como protagonistas. E espero que esse seja apenas o começo de algo maior, que possa se expandir para outras escolas e cidades”, afirma Valéria Mercês.

A rádio escolar Pedroca News é a materialização de um sonho que ultrapassou o tempo. É também uma experiência viva da força da educação pública aliada à escuta ativa, à linguagem juvenil e ao compromisso com a transformação social. A história que Valéria começou a escrever como estudante, hoje ecoa nas vozes de uma nova geração.


Contato para entrevista e parcerias:

Valéria Mercês

Jornalista e idealizadora do projeto LabCom

📧 valeriamercesascom@gmail.com





Operação Ice Blue prende cinco pessoas e apreende drogas, dinheiro e veículos no sudoeste baiano

 


Cinco pessoas foram presas durante a Operação Ice Blue, deflagrada nesta quinta-feira (31), nas cidades de Jequié e Vitória da Conquista, no sudoeste baiano. Foram cumpridos 24 mandados de busca e apreensão e de prisão preventiva, com foco no combate ao tráfico de drogas sintéticas e à atuação de um grupo criminoso na região.

Durante as diligências, que seguem em andamento, as equipes apreenderam cerca de R$ 51 mil em espécie em um único imóvel, além de quatro carros, duas motocicletas e nove tabletes de haxixe, totalizando dois quilos. A apreensão da droga representa um prejuízo de mais de R$ 60 mil ao grupo criminoso.

A operação foi coordenada pela 9ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Jequié) e pela Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes (DTE) de Jequié, com apoio da 10ª Coorpin e da DTE de Vitória da Conquista. Participaram da ação 24 equipes da Polícia Civil, reunindo esforços das duas maiores cidades do sudoeste baiano.

“As apreensões e prisões representam um golpe significativo contra o crime organizado na região, com a descapitalização de grupos envolvidos no tráfico de drogas sintéticas. Essa é uma resposta concreta da Polícia Civil da Bahia, que atua de forma integrada e seguirá sem medir esforços para enfraquecer a estrutura financeira dessas organizações criminosas”, destacou o delegado Roberto Júnior, diretor da Diretoria de Polícia do Interior (Dirpin/ Sudoeste/Sul).

@bahiassp

#PolíciaCivilDaBahia #VitóriaDaConquista #Jequié #Dirpin #OperaçãoIceBlue

Supermercado Borges promove palestra de atualização para equipe com foco em Atitude, Conexão e Resultado

 


Na constante busca por excelência no atendimento e crescimento profissional, o Supermercado Borges, comandado com dedicação por Eliete e Laércio, realizou uma inspiradora palestra de atualização voltada à sua equipe de colaboradores. O encontro teve como tema central: “Atitude, Conexão e Resultado”, e proporcionou momentos de reflexão, aprendizado e motivação.

A palestra foi conduzida por dois nomes de grande destaque: Emílio Neto, palestrante e estrategista da Agência Click, e Elimar Bonfim, profissional reconhecido por sua trajetória na área de Marketing e envolvimento de Pessoas! Juntos, eles compartilharam experiências e ferramentas práticas para fortalecer o engajamento da equipe, estimular atitudes positivas no ambiente de trabalho e reforçar a importância da conexão entre os colaboradores e os clientes.

Durante o encontro, os palestrantes destacaram que o sucesso de uma empresa começa na atitude de cada colaborador e que a conexão verdadeira com o público é o que gera resultados duradouros. Através de dinâmicas, exemplos práticos e mensagens emocionantes, a equipe do Supermercado Borges foi incentivada a enxergar o seu papel como essencial na construção de uma marca forte e acolhedora.

Eliete e Laércio, anfitriões do evento, reforçaram o compromisso da empresa em valorizar as pessoas, investindo continuamente na capacitação dos colaboradores e na qualidade do atendimento prestado à comunidade.

“Acreditamos que gente boa e bem preparada é o que faz nosso supermercado ser mais que um local de compras: é um lugar de confiança, acolhimento e respeito com o cliente. Essa palestra foi mais um passo nesse caminho”, destacou Eliete.

O evento marca um novo momento para o Supermercado Borges, reafirmando a missão de crescer junto com sua equipe e com seus clientes, sempre com atitude, conexão e resultado.

A tragédia anunciada de uma tarifinha contra um país gigante!

_O Brasil escapou do "tarifão" do Trump e seus minguados 40% em alguns produtos. Que decepção para quem esperava ver a economia nacional ruir sob o peso de castanhas-do-brasil, polpa de laranja e minério de ferro! O "decadente que emergiu do esgoto estadunidense" realmente mostrou seu poder ao poupar nossa mica bruta e nosso precioso gás natural. Ah, e os insumos para papel? Intocados! Parece que o apocalipse econômico verde e amarelo vai ter que esperar, porque até agora, o que temos é só uma lista de itens que, aparentemente, nem o "tarifaço" do Trump teve coragem de encostar. Choremos, então, a ausência do caos prometido!_

____

Joilson Bergher!

quarta-feira, 30 de julho de 2025

Projeto de Hassan institui o Dia Estadual dos Secretários Municipais de Saúde da Bahia

 


 Reconhecendo a atuação fundamental e imprescindível dos gestores das políticas públicas de saúde em seus municípios, o deputado municipalista Hassan (PP), membro titular da Comissão de Saúde e Saneamento da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), protocolou projeto de lei instituindo a data de 19 de setembro como o ‘o Dia Estadual dos Secretários Municipais de Saúde da Bahia’. O parlamentar lembrou que “a força do SUS é construída a partir da base municipal”, e destacou que “valorizar os secretários municipais de saúde significa também valorizar o SUS, a saúde pública e o comprometimento com os direitos fundamentais da população”.


O legislador, que já foi vice-presidente de Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde do Estado da Bahia (Cosems-BA), quando esteve secretário municipal de saúde de Jequié e conhece de perto os desafios enfrentados por esses gestores da saúde pública, afirmou que “instituir o dia 19 de setembro, data de fundação do Cosems como o Dia Estadual dos Secretários Municipais de Saúde é uma justa homenagem a esses profissionais”. Além disso, acrescentou, “é uma oportunidade para o debate sobre políticas públicas de saúde, o intercâmbio de experiências e a reafirmação do compromisso coletivo em prol de uma saúde pública mais inclusiva e de qualidade”.

IFBA campus Jequié realiza cerimônia de certificação de Agentes de Direitos Humanos da Pessoa Idosa

Curso de formação, com duração de 920 horas, capacitou estudantes e membros da comunidade para promover e defender os direitos da pessoa idosa em Jequié. Evento de certificação acontece no dia 1º de agosto, às 14h, no auditório do campus.

O Instituto Federal da Bahia - IFBA campus Jequié realiza nesta sexta-feira, *dia 1º de agosto*, *às 14h*, no auditório do campus, a cerimônia de encerramento e certificação da primeira turma do *curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) de Agentes de Direitos Humanos da Pessoa Idosa*. O evento marca a conclusão de uma importante etapa formativa voltada à promoção da cidadania e da inclusão social da população idosa no município de Jequié e Território de Identidade do Médio Rio de Contas.

O curso, com carga horária total de 920 horas, foi estruturado em três etapas: teórica, de campo e de elaboração de proposições. A formação, que teve início em maio de 2024, capacitou os participantes para identificar violações de direitos, elaborar propostas de intervenção e fortalecer as políticas públicas voltadas à pessoa idosa. O projeto é uma iniciativa da Coordenação de Extensão e Relações Comunitárias (CERC), com execução viabilizada pelo Edital nº 02/2024.

Foram ofertadas 45 vagas, sendo 30 com bolsa de R$ 820,00 por mês e 15 não remuneradas. A seleção teve como público-alvo pessoas com 18 anos ou mais, com ensino fundamental completo, residentes em Jequié.

A cerimônia de certificação contará com apresentações culturais e falas institucionais que destacam a importância da formação. A programação inclui:


*| Cerimônia de Encerramento e Certificação – 01/08/2025 |*

- 14h: Acolhimento e apresentação artística com Miolinho Fagundes

- 14h30 às 15h30: Mesa-redonda – Os direitos humanos da pessoa idosa no município de Jequié - BA

- 15h30: Homenagem aos “amigos da turma”

- 16h às 16h30: Entrega dos certificados aos formandos

- 17h: Apresentação artística com Jheivson Pereira e coffee break

A iniciativa reafirma o papel do IFBA campus Jequié na construção de um território mais justo e acolhedor para a população idosa. Capacitar agentes locais para atuar na defesa dos direitos da pessoa idosa fortalece a rede de proteção social e amplia o alcance de políticas públicas no território de identidade do Médio Rio de Contas. Trata-se de um avanço necessário para acompanhar o envelhecimento da população com respeito, dignidade e cidadania.