texto rotativo

Barreto Material de Construção: Construindo Seus Sonhos com Qualidade e Confiança

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

 


sexta-feira, 1 de novembro de 2024

Marcelo Pecorelli favorito na eleição do CIMURC

 


A eleição para a presidência do CIMURC - Consórcio Intermunicipal do Médio Rio das Contas - está ganhando contornos promissores com a forte candidatura do prefeito reeleito de Jitaúna, Marcelo Pecorelli. Com diálogos avançados e o respaldo da maioria dos prefeitos da região, incluindo o apoio do prefeito de Jequié, Zé Cocá, Pecorelli se estabelece como o candidato ideal para liderar o consórcio, formando uma chapa ao lado do prefeito José Luiz, que ocupará o cargo de vice.

A confiança depositada em Marcelo Pecorelli, aliada à sua ampla experiência em gestão pública, promete impulsionar o CIMURC e intensificar a colaboração entre os municípios do Médio Rio das Contas. Sua liderança é considerada fundamental para promover o desenvolvimento e o progresso da região, consolidando um futuro promissor para os municípios que compõem o consórcio.

Transporte público será gratuito para os estudantes que moram em Jitaúna e que farão a prova


Nos dias de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), 3 e 10 de novembro que ocorrem neste fim de semana, o transporte público será gratuito para os estudantes que moram em Jitaúna e que farão a prova.

De acordo com a secretaria Municipal de Educação e Diretoria de Transportes, os ônibus estarão disponíveis para os alunos com saída da Praça Maria do Rosário, no centro, com horário de saída ás 11hs. Quem ainda não se inscreveu pode acessar o link https://forms.gle/FiNYFmHUmQSFyfic8 (Jitaúna Em Dia)

quinta-feira, 31 de outubro de 2024

Pesquisa revela insatisfação de caixas, tesoureiros e avaliadores de penhor na Caixa

A Fenae divulgou os primeiros dados da pesquisa realizada com caixas, tesoureiros e avaliadores de penhor que atuam na Caixa, para avaliar a situação destes trabalhadores. O levantamento contou com a participação de 3.980 trabalhadores, que responderam as 29 perguntas sobre condições de trabalho, expectativas de carreira, ações judiciais, impacto das novas tecnologias e o futuro das funções.

Os dados revelaram que 38% dos caixas (efetivos ou por prazo/minuto) acumulam também a função de tesoureiro, seja de forma habitual ou esporádica. Essa prática reforça a necessidade de nomeações efetivas para essa função.

Outro dado preocupante é que 17% dos empregados declararam exercer suas funções por minuto/prazo de maneira habitual, devido à ausência de titulares designados. O levantamento ainda aponta que 60% dos respondentes informaram que exercem atividades não previstas em suas atribuições, configurando desvio de função.

“As manifestações nas respostas à pesquisa demonstraram uma profunda insatisfação dos empregados com o tratamento dado pela Caixa. Os problemas relacionados às condições de trabalho e falta de perspectivas em relação à carreira e ao futuro da função passam a impressão de abandono e de descaso por parte da direção”, destacou o presidente da Fenae, Sergio Takemoto.

A entidade vai divulgar os dados completos da pesquisa nos próximos dias e espera que estas informações ajudem no processo negocial com a Caixa sobre o tema.

Novo acesso em Jequié. Rua Elza Galvão Vaz



Segundo informações oficiais, o projeto, que é uma parceria entre a administração municipal e a iniciativa privada, através da empresa Gimacon Construtora, tem o objetivo de criar uma rota alternativa para absorver o fluxo de veículos que transita pela Avenida César Borges e ruas adjacentes. Para isso, além da Rua Elza Galvão Vaz, há a intenção de, também, asfaltar a Rua Corredor Costa Brito, Rua Garibaldi Ribeiro, Rua Teódulo Dantas, Rua Everaldo Santos, dando origem a um grande corredor viário de cerca de um quilômetro, contribuindo para a acessibilidade dos moradores e condutores, facilitando o acesso ao bairro Pompílio Sampaio.

De acordo com o secretário de Infraestrutura, Lucindo Menezes, a obra é um projeto de mobilidade urbana bastante necessária, já que contribuirá para a fluidez do trânsito da cidade.

“Trabalhamos noite e dia, fim de semana e feriado, para que essa cidade siga avançando. Este novo corredor viário é muito importante para quem trafega pela nossa cidade e, principalmente, quem necessita ir da Avenida Franz Gedeon até o Pompílio Sampaio. Contando com a parceria da iniciativa privada, o objetivo ali é oferecer uma rota alternativa à Avenida César Borges e as obras de pavimentação deverão ser executadas em todas as vias ao longo do trajeto, proporcionando mais segurança e mais infraestrutura para quem tiver a necessidade de acesso à essas localidades.”, destacou o secretário de Infraestrutura, Lucindo Menezes.

quarta-feira, 30 de outubro de 2024

1º Congresso Interdisciplinar de Medicina da UnexMED Jequié aborda Inteligência Artificial na Saúde




Evento gratuito acontece em 9 de novembro, das 8h30 às 18h, no Hotel Granterrara, e está com inscrições abertas

Com o tema “As Promessas e Desafios da Inteligência Artificial na Saúde”, o 1º Congresso de Medicina da UnexMED, evento que promete ser um dos maiores em inovação e tecnologia em saúde da Bahia vai reunir estudantes, profissionais, residentes, mestres e doutores das mais diversas áreas da saúde. Realizado pela UnexMED Jequié, o evento é gratuito e acontece em 9 de novembro, sábado, das 8h30 às 18h, no Hotel Ganterrara. Os interessados podem se inscrever no link.
“Inteligência Artificial e as Doenças do Século” é o tema central do 1º CIUNEX. Para o doutor Radmesse Britto, coordenador do curso de Medicina de Jequié, “o congresso surge como uma iniciativa pioneira voltada para integrar avanços tecnológicos e práticas de saúde”. As Ciências Biológicas, as Ciências da Saúde, as Ciências Sociais Aplicadas e as Engenharias terão espaço nas apresentações.

O debate sobre a importância da interdisciplinaridade na busca por soluções inovadoras e eficazes para os desafios contemporâneos da saúde será apresentado ao público, através de palestras e painéis temáticos. O primeiro CIUNEX vai mostrar de que forma a Inteligência Artificial ou “IA” está transformando o diagnóstico, o tratamento e o monitoramento de doenças crônicas, como hipertensão arterial, diabetes, obesidade e transtornos mentais.

A troca de conhecimentos, a discussão de novas abordagens e o networking com profissionais de saúde serão um dos pontos altos do primeiro Congresso Interdisciplinar da Unex Med Jequié. Para a professora doutora Luana Reis, coordenadora adjunta do curso de Medicina, “a realização do 1º CIUNEX Jequié é um marco. Além de promover a integração de diversas áreas da saúde em um ambiente interdisciplinar, o evento oferece aos estudantes a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos e participar ativamente da produção científica, com o suporte de professores e profissionais experientes. Nosso objetivo é fortalecer a formação acadêmica, incentivar o diálogo entre diferentes áreas e consolidar o congresso como referência na região, ampliando o impacto na formação de futuros médicos”, esclarece.

Líder na interiorização do ensino médico na Bahia, com nota máxima do MEC, a Unex se destaca como referência em educação superior e excelência na formação de profissionais na área de saúde. Esse será o primeiro de uma série de congressos sobre IA que a Unex Faculdade de Excelência vai realizar no interior da Bahia. O objetivo é tornar Jequié uma cidade referência no atendimento médico aliado à inteligência artificial.

O USO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA SAÚDE

Há cerca de cinco anos, as inovações com machine learning ou aprendizado de máquina, começaram a fazer parte de diversos processos na medicina. Um dos mais conhecidos é o algoritmo para analisar detalhes de radiografias, imperceptíveis ao olho humano. No Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, por exemplo, todos os raios-x de membros são examinados pela IA. Dessa forma, é possível o médico identificar se o paciente terá possíveis fraturas ou microfraturas.

terça-feira, 29 de outubro de 2024

Prainha de Lomanto revitalizada em Jequié


Como parte da programação de aniversário de 127 anos do município, neste domingo, 27, aconteceu a entrega da primeira etapa das obras de revitalização da Prainha de Lomanto, na Barragem da Pedra. 

Segundo informações oficiais, o destaque dessa primeira etapa de revitalização da Prainha de Lomanto, criada nos anos de 1990 pelo então prefeito Antônio Lomanto Júnior, foi a construção de duas quadras poliesportivas de areia, para a prática de beach tennis, futebol, futevôlei e vôlei de praia; dois quiosques; um mirante; dez redários, para que os visitantes possam instalar a sua rede enquanto aproveitam da paisagem natural do local; uma marina para estacionamento de lanchas, com área de oficina das mesmas, além de um projeto de arborização, feito com árvores nativas, criando um ambiente favorável à contemplação, com cenários naturais exuberantes e um espelho d'água com mais de 70 quilômetros de extensão.

O novo complexo de lazer de Jequié fica localizado há cerca de 26 quilômetros da cidade, no povoado da Barragem da Pedra, e o acesso pode ser feito utilizando a via que passa pelo Mirante da Sereia, que é um percurso mais longo, ou pela BR-116, rodovia da Barragem da Pedra, cujo trajeto é menor. O evento de inauguração contou, ainda, com o Torneio de Pesca Esportiva, um torneio de vôlei e um show da banda Luarada, que animou público presente.

HGPV: Doação de múltiplos órgãos realizada em Jequié

Equipe médica do HGPV que realizou a procedimento para doação

"E tivemos um final de semana, com doação de múltiplos órgãos, uma nova chance de vida para as pessoas que vão receber.

A doação de múltiplos órgãos é um ato de amor e generosidade que pode transformar inúmeras vidas. Quando uma pessoa se torna doadora, ela abre caminho para que pacientes à espera de um órgão tenham uma nova chance de vida. Cada órgão doado representa esperança para aqueles que lutam diariamente por um futuro. A escolha de doar é uma maneira de fazer parte de algo maior, um legado que continua a pulsar em cada coração e respiração. Doe vida, doe esperança", texto reproduzido da página do Instagram do HGPV. 

Estudo da Uesb aponta alto índice de escorpionismo no município de Jequié

Provavelmente você já se deparou com alguma notícia que informava sobre o aumento alarmante dos casos de envenenamento por picada de escorpião. O termo “escorpionismo” é usado para descrever os casos de envenenamento causados pela picada de escorpiões.

Um estudo realizado pelo grupo de Pesquisa “Scorpions in Action” do Laboratório de Ecologia de Artrópodes e Mirmecologia (Leam) no campus Jequié, foi movido pela curiosidade em relação ao aumento dos casos de escorpionismo nos últimos 10 anos, não apenas em Jequié, como em todo o Brasil, passaram a pesquisar sobre o assunto.

O trabalho chama a atenção da população para os cuidados para evitar um possível acidente. As recomendações incluem sempre verificar roupas e sapatos antes de usá-los e vedar portas, janelas, frestas, buracos em paredes, interruptores, assoalhos e vãos entre o forro e as paredes.

É importante também, telar ralos de chão, pias e tanques; afastar camas e berços das paredes; evitar que roupas de cama e mosquiteiros toquem no chão; e acondicionar o lixo em sacos plásticos ou recipientes fechados para evitar baratas, moscas e outros insetos que servem de alimento para os escorpiões. Em caso de picada, lave o local com água e sabão e busque atendimento médico imediatamente.

Sobre a pesquisa – Os integrantes do laboratório, que recebe constantemente doações de exemplares de escorpiões oriundos de diversas partes do Município de Jequié, buscaram identificar suas espécies e como se distribuem no município. Liderados pelo Professor Ivan Cardoso do Nascimento, do Departamento de Ciências Biológicas da Uesb, iniciaram o projeto no ano de 2021.

Os pesquisadores observaram que o aumento na incidência desses acidentes ocorre à medida que os centros urbanos invadem áreas naturais, e algumas espécies de escorpiões são consideradas oportunistas, capazes de se adaptar e colonizar ambientes habitados pelo homem.

A equipe identificou as duas espécies com maior ocorrência nas áreas urbanas: Tityus serrulatus, escorpião amarelo, e T. stigmurus, escorpião amarelo do Nordeste, que têm padrões distintos de ocorrência. Uma está mais adaptada a viver no intradomicílio, ou seja, nos cômodos de residências, enquanto a outra é mais comum em áreas externas. “Conhecer o hábito de vida do animal é essencial para pensar em formas de mitigação dos acidentes”, aponta Yasmin.

A partir disso, o grupo passou a realizar coletas ativas de exemplares, tendo em vista os hábitos noturnos dos animais, em diversas áreas urbanas e semi-urbanas do município, utilizando lanternas ultravioleta. “É um desafio realizar as coletas, porque algumas áreas são de difícil acesso”, explica Yasmin Araújo, estudante do curso de bacharelado em Ciências Biológicas e pesquisadora da Iniciação Científica.

Ao longo da realização do projeto, os pesquisadores continuaram recebendo escorpiões capturados e doados por moradores do município. Após coleta, os espécimes são triados e identificados no Laboratório, recebendo um número de identificação e posteriormente são depositados na coleção. A equipe também conta com uma página no Instagram, “Scorpions in Action“, que serve como um canal para divulgar informações e promover a prevenção na comunidade.

Conheça mais pesquisas acessando o site Ciência na Uesb

Crise no Transporte Público do Brasil

 



Há mais de 28 milhões de habitantes que correm o risco de ver o serviço interrompido a qualquer momento. Além disso, o sistema, ao invés de se expandir, está encolhendo.


 “O sistema de transporte público está passando por uma crise estrutural sem precedentes”. alerta o técnico de planejamento e pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Carlos Henrique Carvalho.


Ele diz que “nos últimos 30 anos, vimos uma redução de mais de 30% dos passageiros de transporte público, sem contar com a grande perda que tivemos nos anos de pandemia”.


O transporte público enfrenta um cenário de incerteza quanto à sua sustentabilidade e acessibilidade. O custo técnico da tarifa é muito superior ao que é pago pelos passageiros, o que exige um subsídio, é crucial para que o transporte continue sendo uma opção viável para os cidadãos, sem o subsídio, o valor da passagem poderia aumentar drasticamente, tornando-se inviável para muitas famílias que dependem do serviço, dificultando o deslocamento de trabalhadores, estudantes e outros usuários que utilizam o transporte público diariamente para acessar serviços essenciais.


O subsídio é visto como uma medida indispensável para garantir a inclusão e a qualidade de vida de uma parcela significativa da população, que poderia ficar isolada em caso de aumento tarifário.


Segundo levantamento da NTU (Associação Nacional das Empresas de transportes Urbanos), antes da covid-19, apenas São Paulo, Curitiba e Brasília subsidiavam pesadamente seus sistemas de transporte. Atualmente, são mais de 200 cidades subsidiando seus sistemas de transporte.

segunda-feira, 28 de outubro de 2024

Resistência com Oposição a Intervenção Policial

De acordo com informações da polícia militar, por volta das 18h do dia 27.10.2024, policiais militares do 19º BPM deslocaram até o bairro Curral Novo, a fim de fazer rondas nas proximidades da prainha do Curral Novo, quando populares ao avistar a viatura fizeram denúncia de indivíduos armados nas margens do rio. De pronto, as guarnições fizeram uma incursão na localidade para averiguar a situação em um local de vegetação alta e pouca visibilidade. Momento em que as guarnições se depararam com um grupo de pessoas armadas. Foi dada voz de parada, entretanto os indivíduos ignoraram e começaram a atirar na direção dos policiais, que revidaram à injusta agressão. Os agressores continuaram correndo em direção ao matagal e atirando.

Que após o confronto foi realizada uma varredura, sendo encontrado um resistente de identidade ignorada, caído ao solo com uma arma tipo Revólver Cal. 38 e mais a frente da trilha, um outro resistente caído ao solo com uma pistola calibre 9mm. Sendo imediatamente socorridos ao Posto Médico local e posteriormente ao HGPV, onde após atendimento, não resistiram aos ferimentos.



 *RESISTENTES*


◼️Dois nacionais de identidade ignorada;



*MATERIAL APREENDIDO:*


◼️ 01 (um) Revólver Cal .38;

◾ 05 munições Cal .38 deflagradas 

◾01 munição cal. 38 intacta 

◾ 01 pistola, Cal. 9mm intactas


◾04 munições Cal. 9mm intactas

LOCAL DA APRESENTAÇÃO: 9ª COORPIN