texto rotativo

Vende-se dois terrenos no loteamento Sol Nascente. Área de 360 metros quadrados ou individual 8X20. Contato 73 9 8816-0375

Publicidade

Publicidade

Publicidade

 


 


 


quarta-feira, 20 de agosto de 2025

Jerônimo Rodrigues atribui aumento da aprovação do governo Lula ao “reconhecimento do povo” pela defesa da soberania nacional

 


O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, atribuiu o resultado da pesquisa Quaest, publicada nesta quarta-feira (20), ao apoio da população à forma como o presidente Lula tem conduzido a defesa do país diante da nova política tarifária americana e de sanções aplicadas a diversas autoridades brasileiras. 

A sondagem aponta crescimento da aprovação ao governo Lula em três pontos percentuais, em relação à última pesquisa, chegando a 46%. Já a desaprovação caiu dois pontos e ficou em 51%.

“Vejo com muita alegria o resultado da pesquisa Quaest publicada hoje, que confirma o reconhecimento do povo às decisões corretas do Presidente Lula de defender nossa soberania e nossa economia”, disse Jerônimo Rodrigues.

Desde o anúncio da tarifa de 50%, o Governo da Bahia tem se reunido com o setor empresarial e membros do governo federal para estudar meios de proteger a produção e o emprego, como possibilidade de redução de alíquotas e apoio financeiro emergencial. 

Segundo o governador Jerônimo Rodrigues, a população compreendeu que o esforço em conjunto de estados e da União tem sido determinante para uma atuação firme em defesa dos interesses nacionais. 

“O Nordeste e a Bahia mais uma vez deram suas mãos ao Presidente, reconhecendo sua coragem e seu compromisso com o Brasil, ao contrário de outros que querem entregar nossa nação e agem como verdadeiros traidores da pátria”, explicou o governador da Bahia.

terça-feira, 19 de agosto de 2025

Em encontro na UPB, prefeitos cobram da Coelba melhoria dos serviços para que possam desenvolver municípios


Diretoria da UPB e concessionária criam canal direto de atendimento para demandas de gestores municipais

Com o objetivo de agilizar o atendimento e encontrar soluções para as demandas relacionadas ao fornecimento de energia elétrica nos municípios baianos, a União dos Municípios da Bahia (UPB) realizou, nesta terça-feira (19), em parceria com a Neoenergia Coelba, o Encontro de Contas das Demandas Municipais. O evento, sediado no auditório da entidade em Salvador, reuniu prefeitos, secretários, técnicos de mais de 300 cidades, além de representantes do Ministério Público e da concessionária, que também disponibilizou equipes para atendimentos individualizados às prefeituras.


A iniciativa integra um acordo entre a Diretoria da UPB e a Neoenergia Coelba para buscar soluções para as questões levantadas pelos municípios. Durante o encontro, os gestores apresentaram à Coelba demandas relacionadas à expansão de rede, aumento de carga, manutenção da rede elétrica, quedas e oscilações de energia, problemas que impactam diretamente no desenvolvimento de setores produtivos do comércio, indústria, agronegócio e agricultura familiar.

O presidente da UPB e prefeito de Andaraí, Wilson Cardoso, destacou a importância da união dos gestores na busca por melhorias. “Vamos fazer acontecer para a Bahia ter uma concessionária que atenda a todo o interior com qualidade e atendimento resolutivo. Temos que estar unidos para alcançar o objetivo que é melhorar a qualidade da energia. Tem regiões que não se desenvolvem porque a energia além de não chegar com qualidade é monofásica”, disse. Wilson ainda destacou a criação da Diretoria de Serviços na UPB para acompanhar demandas relacionadas não só à Coelba, mas também à Embasa e à Conder, trazendo uma nova estrutura jurídica à UPB “para dar paz e tranquilidade a todos nossos prefeitos e prefeitas”.

Representando o presidente da Coelba, Thiago Guth, a superintendente de Relações Institucionais da Neoenergia Coelba, Maria Helena Monteiro, reafirmou o compromisso da concessionária com os municípios. “Mais do que reforçar o investimento na Bahia, estamos reforçando nosso compromisso de atender, resolver e de voltar aqui para ter o reconhecimento. Vamos ouvir todas as demandas e críticas porque o nosso papel é atender bem. Somos uma empresa privada, prestamos um serviço público e precisamos oferecer, qualidade, segurança e confiabilidade”.

A importância da qualidade no serviço prestado foi ressaltada pela promotora de justiça e coordenadora do Centro de Apoio às Promotorias de Defesa do Consumidor do MPBA (CEACON), Thelma Leal. “Além da energia elétrica ser um serviço público essencial é uma relação de consumo. O consumidor paga um preço por aquele serviço e ele precisa ter a correspondência em qualidade. E tem toda uma legislação que protege essa relação, desde a Constituição até o Código de Defesa do Consumidor”. A promotora ainda completou: “já não existem barreiras entre a gestão municipal e o Ministério Público, porque os nossos interesses são os mesmos do bom gestor que é o bem estar da população”.

A diretora de Serviços da UPB e prefeita de Mucugê, Ana Medrado, chamou atenção para a necessidade de compromisso da Coelba com os municípios. “Queremos uma parceria que realmente vá atender as demandas de todos os municípios. Sabemos que têm muitas queixas e demandas reprimidas da Coelba. Precisamos de troca de transformadores, manutenção de rede, investimento em extensão e resolver de uma vez por todas a questão de queda de energia”, listou. A gestora encerrou otimista. “Tenho certeza que com essa parceria vamos resolver os problemas. Nós não queremos a Coelba destruidora de sonhos, queremos a Coelba como realizadora de sonhos produtivos, ajudando o nosso povo a melhorar sua qualidade de vida”.

No período da tarde, técnicos da concessionária realizaram atendimentos individualizados para receber e encaminhar demandas específicas de cada prefeitura, criando um canal direto de diálogo e agilizando soluções para problemas como quedas constantes, oscilações de energia, mudanças de fase e novas ligações — inclusive para obras de equipamentos públicos que precisam ser inaugurados. O atendimento segue nesta quarta e quinta-feira (20 e 21).

O presidente Wilson Cardoso demonstrou otimismo dizendo que “essa parceria agora será resolutiva porque a Bahia precisa avançar”.

Campanha de doação de sangue em prol do professor recém aposentado da UESB, Robério Chaves Pinheiro

Ele está internado na UTI da Santa Helena, desde sexta-feira à noite, e ontem surgiu um sangramento interno com a causa ainda oculta. 

Diante disso, se faz necessário a doação de sangue O-, porém todo tipo sanguíneo é bem vindo!

As informações podem ser checadas com Cida, sua companheira através do cel, (73) 9 8857-7392, ou sua filha Natália Rocha Pinheiro, Cel (73) 9 9191-1809.

Por tais motivos, solicito que sendo possível, divulgar no seu Instagram a campanha de doação de sangue em prol do nosso amigo querido, Robério Chaves Pinheiro.

Desde já, elevo votos de estima e admiração.

Cordialmente, Nailane Lacerda O. de Melo.


segunda-feira, 18 de agosto de 2025

UPB celebra 61 anos com união; prefeito Marcelo Pecorelli participa da celebração

 



Em um encontro comemorativo que uniu passado, presente e futuro do municipalismo baiano, a União dos Municípios da Bahia (UPB) celebrou, nesta quarta-feira (13), seus 61 anos de história.

A solenidade, que ocorreu na sede da instituição, reuniu o presidente atual, Wilson Cardoso, que é prefeito de Andaraí, ex-presidentes, autoridades e parceiros institucionais, em um momento de celebração, marcado por reconhecimento, união e compromisso com a defesa dos municípios.

O prefeito de Jitaúna, Marcelo Pecorelli esteve presente e ressaltou o comprometimento da atual gestão e a importância do trabalho coletivo na politica publica. “Hoje participei da cerimônia em homenagem aos 61 anos da UPB, momento de alegria por reencontrar grandes colegas e amigos prefeitos e reforçar a importância dessa entidade para o fortalecimento dos municípios baianos.”, declarou Pecorelli

Neilton Brito / Assessoria de Comunicação - Prefeitura de Jitaúna


Exposição “Até Quando?”, do fotógrafo Genilson Coutinho no Museu Histórico de Jequié



O fotógrafo baiano Genilson Coutinho abriu, na última sexta-feira (15), a exposição “Até Quando?”, no Museu Histórico da cidade baiana de Jequié. A mostra traz questionamento de pessoas LGBTQIA+ aos diversos casos de violência contra a comunidade. A mostra, que retrata a importância do combate a LGBTfobia no país, fica aberta ao público até o dia 28 de setembro.

Cada imagem traz a história de uma vida perdida para LGBTfobia, apresentando o contexto familiar e o impacto das dores causadas pelas perdas. Na exposição, o público vai poder conhecer o primeiro caso de homofobia documentado no Brasil, em 1614, com a execução do indígena Tibira do Maranhão, tema de livro lançado em 2014 pelo antropólogo e fundador do Grupo Gay da Bahia (GGB), Luíz Mott. Tibira do Maranhão foi executado com um tiro de canhão em 1614, por ser homossexual. O indígena da etnia tupinambá teve seu destino definido por lideranças religiosas católicas em missão no Brasil. Mais informações aqui no Correio da Bahia!




sábado, 16 de agosto de 2025

Atualização #43: São 63 homicídios e um feminicídio na cidade de Jequié em 2025



A cidade de Jequié, na Bahia, registrou mais uma morte violenta na noite desta sexta-feira (15). Um homem de 47 anos, Arônico de Almeida Gavião, foi assassinado a tiros na feirinha do bairro Joaquim Romão, por volta das 23h. A vítima, funcionário de um Atacadão da cidade, havia acabado de chegar ao local, quando foi surpreendido pelos criminosos.

Com esse novo caso, o número de pessoas mortas vítimas de tiros no município chegou a 63. A violência em Jequié tem sido uma preocupação constante para a população e as autoridades.

A autoria e motivação do crime estão sendo apuradas pela Delegacia Territorial de Jequié. A polícia está trabalhando para identificar os responsáveis pelo assassinato e determinar as circunstâncias do crime.

O radialista Marcos Cangussu questiona, se todos esses casos estão associados ao tráfico de drogas. Essa é uma questão que deve ser respondida pela polícia e pelo judiciário. A ligação entre o tráfico de drogas e a violência é um tema complexo e multifacetado que requer uma análise cuidadosa das evidências e das circunstâncias de cada caso.


Atualização #42: Homicídio de Evanildo Santos Ferreira no Oásis, sobe para quatro mortes no local 



Evanildo Santos Ferreira 45 anos, conhecido como Padeiro, deu entrada no Hospital Geral Prado Valadares por volta das 19h40 desta quinta-feira, 14 de agosto, com o corpo todo alvejado de tiros. O crime ocorreu em um bar em frente ao Oásis, no Jequiezinho, e a Polícia Militar está investigando o caso.

De acordo com relatos de testemunhas, dois homens não identificados em uma moto Bros Preta, chegaram ao local e abriram fogo contra a vítima.

Segundoinformações do radialista Marcos Cangussu, durante abordagem feita pela Polícia, foi encontrado com a vítima uma quantidade significativa de substâncias ilícitas, incluindo 14 petecas de uma substância análoga à cocaína e 2 buchas de maconha de tamanho médio. Além disso, a vítima portava R$ 704,00 em dinheiro, 3 cartões de crédito e 2 anéis de aço inoxidável.

Essa não é a primeira vez que a região do Oásis é palco de crimes violentos. Nos últimos tempos, outras três pessoas foram assassinadas na mesma área, incluindo o dono de uma barraca de acarajé. A comunidade está cada vez mais preocupada com a segurança e cobra ações eficazes das autoridades.

A Polícia Militar está trabalhando para identificar os responsáveis pelo crime e garantir a segurança na região. A população espera que os criminosos sejam levados à justiça e que medidas sejam tomadas para prevenir novos crimes na área.

Atualização #41: Homicídio no Residencial Segredo

sexta-feira, 15 de agosto de 2025

Marcinho solicita regularização de CEP para o Parque do Sol e Eldorado

A adoção das providências necessárias visando a regularização de Códigos de Endereçamento Postal (CEP) para o Residencial Parque do Sol e para o loteamento Eldorado, foi solicitada, na Câmara Municipal, pelo vereador Marcinho.

Os moradores destas localidades enfrentam diversos transtornos pela ausência de CEP próprio, como dificuldades na entrega de correspondências, em cadastros de serviços públicos e privados, além da localização ineficiente por sistemas de georreferenciamento.

Marcinho relata que, segundo informações dos próprios Correios, a regularização dos CEPs nessas localidades depende, primeiramente, de providências técnicas e administrativas por parte da Secretaria Municipal de Infraestrutura, como a oficialização e mapeamento das vias públicas, bem como a atualização do cadastro urbano junto aos órgãos competentes.

“Solicitamos que esta Secretaria priorize os procedimentos necessários para viabilizar a criação dos referidos CEPs, atendendo uma demanda legítima da população e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e da infraestrutura urbana local”, concluiu Marcinho.