texto rotativo

"Moradores do São Judas Tadeu serão beneficiados com obras conseguidas pelo deputado Antônio Brito

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade


 

 


terça-feira, 26 de março de 2024

Governo do Estado e Exército se colocam à disposição para enfrentamento da Dengue em Feira de Santana


Em meio a situação de epidemia de Dengue em Feira de Santana, que já registra mais de 2.300 casos prováveis da doença, o sistema de saúde local enfrenta uma sobrecarga significativa, exigindo medidas urgentes e robustas para conter o avanço da doença e proteger a população. Diante desse cenário, a Secretaria da Saúde do Estado Bahia (Sesab) e o Exército Brasileiro se mobilizaram, oferecendo apoio ao município a partir da cessão de equipamentos, insumos e até medicamentos para que a prefeitura implantasse tendas de hidratação. 

Apesar da disposição do estado e do Exército em contribuir ativamente para a solução da crise, a administração municipal de Feira de Santana ainda não respondeu às iniciativas propostas. Essa ausência de retorno coloca em xeque a eficácia das estratégias de combate à dengue na cidade e levanta preocupações sobre a capacidade do município de lidar adequadamente com a situação.

Prova de vida da Previdência Estadual será feita por meio de cruzamento de dados

 

_Aposentados e pensionistas do Estado só precisarão se deslocar aos postos SAC ou recorrer a canais virtuais em situações excepcionais_


A partir do próximo mês de abril, os mais de 142 mil aposentados e pensionistas do Poder Executivo Estadual, Ministério Público e Tribunal de Justiça não precisarão mais, anualmente, se deslocar aos postos da Rede SAC ou recorrer a canais virtuais para provar à Previdência Estadual que estão vivos. Graças a uma parceria entre o governo do estadual, via Secretaria da Administração do Estado (Saeb), e a empresa BB Tecnologia e Serviços, do Grupo Banco do Brasil, a prova de vida estadual passará a ser realizada, de forma automatizada, por meio do cruzamento de bancos de dados com informações cadastrais e relativas aos mais diversos serviços acessados pelos beneficiários.

Para o superintendente de Previdência, José Maria de Abreu Dutra, o controle sobre o benefício mais efetivo dará mais comodidade ao beneficiário, que não precisará mais realizar a prova de vida. "É um esforço que o governo da Bahia faz para que o nosso aposentado e pensionista possa ter mais tempo para fazer aquilo que lhe dá mais prazer"

*Economia* -  A mudança, viabilizada por meio da adoção da plataforma HivePlace, que permite a conexão entre dados e serviços de múltiplos canais –  deverá gerar uma economia de aproximadamente R$ 10 milhões para os cofres públicos estaduais. 

A redução é consequência do ganho de agilidade no acesso a informações sobre eventuais óbitos, o que deverá ajudar a prevenir pagamentos indevidos. “A ferramenta vai colaborar com a saúde financeira dos fundos geridos pela Previdência Estadual, ao nos permitir ter um maior controle sobre a manutenção dos benefícios”, explica o diretor de Controle e Gestão da Superintendência de Previdência do Estado, Rafael Carvalho.

*Atualização cadastral* - Já a coordenadora de Relacionamento com o Beneficiário da Suprev, Sílvia Machado ressalta que a nova metodologia permitirá uma atualização mais frequente da base de dados cadastrais mantida pela unidade, com informações como telefone, endereço, e-mail e número de documentos dos aposentados e pensionistas. “A confiabilidade dessas informações também vai nos ajudar a estreitar a comunicação com os beneficiários”, acredita Sílvia.

*Casos excepcionais* - A coordenadora alerta, no entanto, que, em alguns casos excepcionais, quando a análise via cruzamento de banco de dados não for conclusiva, a Suprev poderá entrar em contato com os beneficiários por meio de seus canais oficiais para solicitar que ele se submeta à prova de vida. “Nestes casos, os beneficiários terão à sua disposição os mesmos canais utilizados até então para a prova de vida, como os atendimentos presenciais nos postos da Rede SAC, o videoatendimento e o reconhecimento facial, por meio do aplicativo GOV.BR”, esclarece Sílvia.

segunda-feira, 25 de março de 2024

Patrick Lopes junta forças com Governador Jerônimo Rodrigues para fortalecer Saúde na Bahia


Na manhã desta segunda-feira (25), em uma cerimônia marcada por entusiasmo e compromisso com a saúde pública, o Deputado Estadual Patrick Lopes uniu esforços com o Governador Jerônimo Rodrigues para promover melhorias significativas no sistema de saúde da Bahia. A entrega de uma ambulância para o Hospital Geral Prado Valadares, um Kit UBS para as cidades de Lafaiete Coutinho e Mucugê, além de equipamentos hospitalares em Ubatã, foi o ponto alto do evento.

O Deputado Estadual Patrick Lopes, reconhecido por seu comprometimento com as causas sociais e de saúde, destacou a importância desses investimentos para fortalecer o atendimento médico no estado: "A saúde é uma prioridade inegociável e é preciso agir com determinação para garantir o bem-estar e a segurança dos cidadãos baianos. Essas entregas são apenas o começo de um esforço contínuo para melhorar a qualidade dos serviços de saúde em nossa região."

O Bacharelado em Direito na FACMEJ vai além do ensino tradicional em sala de aula.



Nossa abordagem inovadora enfatiza não apenas o conhecimento técnico, mas também o desenvolvimento de habilidades essenciais, como pensamento crítico, resolução de problemas, comunicação eficaz e ética profissional. Afinal, a advocacia moderna exige mais do que apenas conhecimento da lei; exige um compromisso inabalável com a justiça e a defesa dos direitos humanos.
Então, se você está pronto para embarcar em uma jornada de aprendizado desafiadora, mas gratificante, o Bacharelado em Direito na FACMEJ é o caminho certo para você. 
Prepare-se para ser inspirado, desafiado e capacitado a se tornar um líder no campo jurídico. Venha descobrir seu potencial na FACMEJ e transforme sua paixão pela justiça em uma carreira de sucesso. O mundo espera por você. Está pronto para aceitar o desafio?

Faça a sua inscrição! 


Para entrar em contato com a FACMEJ, você pode utilizar diversos canais de comunicação disponíveis para melhor atender às suas necessidades e dúvidas.

Telefone: 73 3198 0324 
Nosso Instagram
Nosso  Whatsapp

domingo, 24 de março de 2024

Golpe baixo: Leur Júnior articula para tomar legenda do PSDB em Jequié

 


Dirigentes e filiados dos partidos que integram a Federação PSDB/Cidadania, em Jequié estão indignados com a articulação política feita pelo líder da bancada federal da Federação deputado federal Adolfo Viana (PSDB) com o deputado federal Leur Lomanto Jr (União), para assumir o comando da Federação no município de Jequié, inclusive com a indicação do nome da professora Mirian Rotondano.

Segundo a presidente do diretório em Jequié a também professora Claudia da Silva Mattos Souza e o vice-presidente e delegado distrital Edelvito Clementino de Souza, disseram ao BZM, que a ação foi uma “Atitudes arbitrárias, ilegais e amadoras, dos políticos que desrespeitaram frontalmente o estatuto da Federação. Eles assegura que irão interpelar junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE), a nulidade da indicação ilegal”, disseram.

De acordo com Claúdia Mattos, reza no Estatuto – Os dirigentes do PSDB e Cidadania em Jequié, fundamentam o questionamento no princípio da ilegalidade praticada: 1 – Partidos que integrem Federações não poderão formar coligações isoladamente das Federações; Cada partido da federação precisa ter órgão vigente no município na época das convenções para poder lançar candidatos de todos os partidos federados; Se não houver órgão municipal de partidos federados anotados no município os candidatos filiados a um dos partidos federados não poderão participar como candidatos; Basta haver um dos partidos da federação com órgão anotado no município para a federação participar das eleições. Nesse caso só haverá candidatos do partido que tiver órgão anotado no município.

"No frigir dos ovos, quem tiver a unha maior que vai subir na parede. O grupo do prefeito Zé Cocá está buscando de toda forma agregar mais partidos, para apoiar a sua reeleição e quem não estiver de acordo com suas pretensões, serão jogados para fora do caminho", disse um analista político jequieense.  

Com Gleisi Hoffmann, ato em defesa da democracia reúne militância e movimentos sociais em Salvador

 

O ato político e cultural em defesa da democracia, realizado no Dia Nacional de Mobilização, neste sábado, 23, Pelourinho, contou com líderes políticos, como a presidente nacional do Partido dos Trabalhadores, Gleisi Hoffmann, o presidente do PT Bahia, Éden Valadares, de parlamentares petistas, secretários de Estado, movimentos sociais e de outros partidos políticos. A mobilização foi promovida para reafirmar a proteção à democracia e pedir a não anistia aos responsáveis pelas tentativas de golpe no Brasil em janeiro de 2023, após a eleição do presidente Lula, além de relembrar os 60 anos da ditadura militar no país.

 A presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, defendeu que a democracia brasileira deva ser preservada continuamente e destacou que é preciso estar atento para que não ocorram novas tentativas de golpe. "E para a gente relembrar o que foi 64 para a gente nunca mais ter ditadura no Brasil. Acho que a luta pela democracia é essencial no nosso campo, sem democracia a gente não tem conquistas, a gente não tem espaço para luta, para a fala. Então relembrar que nós tivemos em um passado recente, de 40 anos na ditadura, foi ruim para o Brasil do ponto de vista da democracia, é importante. E também para relembrar os atos recentes, porque a nossa democracia foi atacada. O governo de Bolsonaro foi um governo que atacou o tempo inteiro a democracia, e quando o presidente Lula se elegeu, que ele não queria isso, não pretendiam isso, criaram uma ofensiva", disse Gleisi, ao se referir à tentativa de golpe em 8 de janeiro de 2023 e criticar duramente os pedidos de anistia aos responsáveis.

 Sobre os pedidos de anistia, o deputado federal pelo PT, Valmir Assunção, destacou que os ataques às sedes dos três poderes foram planejados. "Acredito que quem participou que foi identificado, quem dirigiu, quem participou indiretamente, quem financiou, essas pessoas estão sendo julgadas, estão sendo condenadas. Não cabe à Câmara Federal fazer um projeto de anistia para essas pessoas, não cabe porque vai dar um mal exemplo para a sociedade. Ou seja, se isso acontecer, dar anistia significa que qualquer cidadão pode cometer qualquer crime, em qualquer momento, que o parlamento brasileiro vai dar anistia? Não pode isso. É uma regra do jogo estabelecido, ter a Constituição Federal estabelecida, nós não podemos abrir mão".

 O parlamentar petista ressaltou que a retomada de fazer atos unificados é fundamental para a democracia. "Porque em uma democracia você precisa de um governo que seja democrático, como nós temos com o presidente Lula e o governador Jerônimo, mas também é preciso que os movimentos sociais, populares e sindicais sejam fortes, e quando unifica um ato desse com diversos, isso fortalece também os movimentos. Ou seja, fortalece a democracia. Agora nós temos que entender que democracia significa o povo ter direito a trabalho, ao salário, à educação, à saúde, a oportunidades. E isso nós temos construído todos os dias, e o governo Lula está fazendo um esforço muito grande para isso, mas é preciso do povo nas ruas para concretizar isso", disse Valmir.

 Estiveram presentes no ato em Salvador, neste sábado, mais de 40 movimentos sociais, como o de mulheres, negro, LGBTQIA+, de moradia, de terra, representações sindicais, associações. A prefeita de Lauro Freitas, Moema Gramacho, falou sobre a união dos partidos, da militância, dos movimentos e da sociedade civil para fortalecer a democracia. “É essa resistência que nos fez sobreviver à ditadura, que nos fez sobreviver a todos os golpes, é essa resistência que vai nos fazer não arredar um milímetro de exigir a punição dos responsáveis pelos golpes, inclusive por esse último golpe. E, portanto, companheiros e companheiras, nós temos que estar juntos contra toda e qualquer forma de genocídio, de opressão, de tentativa de acabar com a democracia”.

quinta-feira, 21 de março de 2024

EDITAL DE INTIMAÇÃO PARA TITULARES DE DIREITOS E CONFRONTANTES RECONHECIMENTO EXTRAJUDICIAL DE USUCAPIÃO

 


CARTÓRIO DE REGISTRO DE IMÓVEIS DO 2º OFÍCIO DA COMARCA DE JEQUIÉ - ESTADO DA BAHIA. Rua Barbosa de Souza, 25, SL 7 – Centro – Jequié – Bahia CEP 45.200-970 – Tel. (73) 3526-5305 

EDITAL DE INTIMAÇÃO PARA TITULARES DE DIREITOS E CONFRONTANTES RECONHECIMENTO EXTRAJUDICIAL DE USUCAPIÃO 

Através do presente edital torna-se público que tramita pedido de reconhecimento extrajudicial de usucapião no 2º Ofício de Registro de Imóveis de Jequié/BA, protocolo nº 44.097, com os seguintes dados: REQUERENTE: IVETH RAMOS DE OLIVERA, brasileira, maior, capaz, empresária, RG nº 0169686116 SSP/BA, CPF nº 525.847.555-72, residente e domiciliada na Rua Euclides da Cunha, nº 133, Mandacaru, em Jequié/BA, representada por Raquel Maria de Lima Pinheiro, maior, capaz, aposentada, casada, RG nº 0328090344 SSP/BA, CPF nº 454.703.405-20. IMÓVEL USUCAPIENDO: Imóvel localizado na Rua Euclides da Cunha, nº 133, bairro Mandacaru, identificado como lote 8 do quadra 6, do loteamento Maracanã, CEP: 452100-22, em Jequié/BA, sendo a área do terreno de 270,54m², com área construída de 193,89, com inscrição imobiliária nº 01050240135001, tudo conforme mapa e memorial descritivo elaborado por Yan Dantas Sodré, CREA-BA Nº 052054425-0, ART nº BA20230497061. MATRÍCULA/TRANSCRIÇÃO: 54.124, livro 3-AU. MODALIDADE DE USUCAPIÃO: Extraordinária. TEMPO DE POSSE: Há mais 15 anos. Pelo presente edital, fica intimada, MARIA JOSÉ SANTOS, CPF: 293.853.185-00 na qualidade de proprietário tabular e confrontante para se manifestar em relação ao pedido de usucapião, apresentando impugnação escrita diretamente nesta serventia, com as razões da sua discordância, no prazo de 15 (quinze) dias corridos contados a partir da publicação deste, ficando advertido de que a não apresentação de impugnação no prazo previsto implicará anuência ao pedido de reconhecimento extrajudicial de usucapião. Maiores informações sobre o pedido feito podem ser obtidas neste Ofício Registral, no endereço constante do cabeçalho. 20 de março de 2024. A Oficiala Substituta, SAMARA BENEVIDES DUQUE. Documento assinado no Assinador Registro de Imóveis. Para validar o documento e suas assinaturas acesse https://assinador.registrodeimoveis.org.br/validate/475MA-XS7ML-AUXT6-H4HV8. MANIFESTO DE ASSINATURAS Código de validação: 475MA-XS7ML-AUXT6-H4HV8 O presente documento pode conter assinaturas não ICP Brasil. Documento assinado no Assinador Registro de Imóveis, pelos seguintes signatários: Samara Benevides Duque (CPF 062.532.175-85) Para verificar as assinaturas, acesse o link direto de validação deste documento: https://assinador.registrodeimoveis.org.br/validate/475MA-XS7ML-AUXT6-H4HV8 . Ou acesse a consulta de documentos assinados disponível no link abaixo e informe o código de validação: https://assinador.registrodeimoveis.org.br/validat

PRISÂO POR TRÁFICO DE DROGAS EM IPIAÚ



Por volta das 03h, durante patrulhamento, as equipes  visualizaram um indivíduo que ao perceber a presença das guarnições tentou empreender fuga, sendo alcançado pelos policiais. Foi dada voz de prisão e todo material apreendido, encaminhado à 9ª Coorpin de Jequié, para que fossem tomadas as medidas cabíveis.


*MATERIAIS APREENDIDOS:*



- A quantia de R$ 220,00 em espécie;

- 150 pedras de susbtância análoga ao crack; 

- 01 tablete de aproximadamente 1 kg de substância análoga à maconha; 

- uma barra de aproximadamente 350g de substância análoga ao crack; 

- 01 tesoura; 

- 01 smartphone Samsung; 

- 01 smartphone  Redimi;

- 01 iPhone; 

- 01 pochete de ombro preta;

- ⁠01 balança de precisão;

- ⁠embalagens plásticas para fracionamento de drogas;

- ⁠01 caixa de lâmina.

  

 *UNIDADE APOIADA:* 55ª CIPM


 LOCAL DA APRESENTAÇÃO:* DELEGACIA DE POLÍCIA CIVIL - JEQUIE