Pessoas em situação de rua estão retornando as ruas de Jequié

Pessoas em situação de rua estão tomando as ruas de Jequié. Uma leitora mandou estas fotos de uma família que está se alojando toda noite em uma construção no Cilion no Jequiezinho. Segundo a leitora que pediu para não ser identificada disse que chegou a conversar com a família que informou que tem procurado o Centro Pop mais não tem recebido as atenções devidas. “Eu passo para ir a igreja e os vejo todos os dias ali, meu coração fica partido, ainda mais com esse período de chuva”, disse. Outras queixas estão chegando de moradores que residem na Avenida Franz Gedeon na unidade da Cesta do Povo, que durante a noite está sendo utilizado pelas pessoas em situação de rua.

Segundo o site oficial do Centro Pop é  uma unidade pública voltada para o atendimento especializado à população em situação de rua. Deve ofertar, obrigatoriamente, o Serviço Especializado para Pessoas em Situação de Rua, que realiza atendimentos individuais e coletivos, oficinas e atividades de convívio e socialização, além de ações que incentivem o protagonismo e a participação social das pessoas em situação de rua.

O Centro POP deve representar espaço de referência para o convívio social e o desenvolvimento de relações de solidariedade, afetividade e respeito.

Essa unidade também funciona como ponto de apoio para pessoas que moram e/ou sobrevivem nas ruas. Deve promover o acesso a espaços de guarda de pertences, de higiene pessoal, de alimentação e provisão de documentação. O endereço do Centro Pop pode ser usado como referência do usuário.

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *