SAMU 192 é alvo de críticas em Jequié

 

 

Muitos usuários do SAMU 192 em Jequié estão reclamando do atendimento e principalmente da severidade da triagem realizada pelos médicos da unidade. Eles reclamam da forma do tratamento do funcionário, muitas vezes debochando dos relatos do ocorrido. Na última quinta-feira (01/11/17), na Rua Colombo de Novais (Rua da Caixa Econômica) em  Jequié, teve uma solicitação de populares para o SAMU 192, que segundo os populares demorou mais de meia hora, sendo necessário o paciente acometido,  segundo populares de um Acidente Vascular Cerebral (AVC), ser levado em um taxi para a emergência do Hospital Geral Prado Valadares (HGPV). Quando a viatura do SAMU 192 chegou ao local, os populares estavam  revoltados  e hostilizaram a equipe.

O SAMU é o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, que atende os casos de urgência e emergência, financiado pelo Governo Federal, Estadual e Municipais, com a finalidade de melhorar o atendimento a população. Foi criado em 2003 e faz parte do Política Nacional de Urgências e Emergências.

O serviço SAMU 192 presta socorro a população nas residências, locais de trabalho e vias públicas. A equipe é composta por condutores-socorristas, técnicos em enfermagem, enfermeiros e médicos, todos capacitados em atendimento de urgência de natureza traumática, clínica, pediátrica, obstétricas e psiquiátricas.

É responsável pela regulação de todos os atendimentos de urgência via telefone, pelos atendimentos móveis que dispensam as viaturas e pelas transferências de pacientes aos hospitais.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *