Ações do SINDICOMERCIÁRIO de Jequié garante fortalecimento da categoria

 

Foram dez dias de ações promovidas pelo Sindicato dos Comerciários de Jequié em parceria com a Federação dos Comerciários da Bahia e apoio da Força Sindical e CNTC, que iniciou com o lançamento da Campanha Salarial 2017/2018 dia 20 e ainda realização de palestras de conhecimento para os comerciários e contadores, com o Seminário “Os impactos das reformas trabalhista e previdenciária na vida dos trabalhadores e sindicatos” no dia 23 no auditório do sindicato.

Diretoria e categoria discutiu a pauta de negociação da Campanha Salarial 2017/2018 que foi disponibilizada no site do sindicato quando foi objeto de apreciação da categoria na Praça Rui Barbosa no dia 30 de outubro às 18 horas com uma assembleia geral. Durante a assembleia aconteceu um momento de confraternização da categoria em comemoração ao Dia do Comerciário ao som de voz e violão com sorteio de uma moto Honda 0 km que saiu para a comerciária Roselucy dos Santos do Grupo Netão.

Na oportunidade os presidentes dos sindicatos de Candeias, José Carneiro; de Poções, Joilson Pereira; de Maracás, Solange Castro; Presidente da Força Sindical, Emerson Gomes e o Presidente da Federação dos Comerciários da Bahia, Marcio Fatel falaram sobre esse momento em que o país passa por grandes dificuldades, quando uma reforma trabalhista e previdenciária traz grandes prejuízos aos trabalhadores brasileiros.

O Presidente do SINDICOMECIÁRIOS, Valdenilton Gomes (TITA) falou sobre a valorização da profissão e trabalho e que o sindicato precisa se fortalecer, quando o apoio da categoria é de grande importância para que a luta e resistência da classe continue e não enfraqueça. Ele falou sobre o feriado municipal, no dia seguinte, que o sindicato agiu de forma a garantir os direitos já conquistados e que o comerciário que trabalhasse não será prejudicado.

No dia seguinte o SINDICOMERCIÁRIO, através de sua diretoria e apoio, realizou fiscalização durante todo o feriado do dia 31, Dia do Evangélico, no comércio de Jequié, para garantir que os trabalhadores não tivessem seus direitos retirados pelas empresas que não firmaram o acordo feito entre sindicato e o patronal no dia 30 na sede do sindicato. O Sindicato se reuniu com CDL e Associação Comercial de Jequié para discutir tal feriado e em seguida foi enviado comunicado para que as empresas fechassem acordo com base na Convenção Coletiva de Trabalho de 2017, quando “a abertura aos domingos e feriados das empresas abrangidas pela referida CCT só será permitida mediante autorização em Acordo Coletivo de Trabalho”. Formalizado, o acordo garante ao trabalhador um dia de dispensa no prazo de noventa dias compensando o dia do feriado trabalhado. As empresas que assinaram o acordo foram isentas da incidência de multa convencional (valor referente ao piso salarial da categoria), além de respeitarem direitos adquiridos pela categoria.

O SINDICOMERCIÁRIO tem atuado diariamente no comercio de Jequié através de fiscalização e orientações, garantindo que os comerciários tenham seus direitos preservados. Ao longo dos seus 89 anos vem lutando junto com a categoria na busca de melhores condições de trabalho e dentre as reinvindicações pode contar uma história de muitas conquistas, quando o comerciário, que hoje é profissão, tem seus méritos reconhecidos e benefícios garantidos.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *