III Seminário de Humanização do (HGPV) e o I Seminário de Humanização de Jequié

Aconteceu nos dias 09, 10 e 11 de novembro, no auditório Wally Salomão da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Campus de Jequié,  o III Seminário de Humanização do Hospital Geral Prado Valadares (HGPV) e o I Seminário de Humanização de Jequié, promovido pelo Grupo de Trabalho de Humanização do HGPV sob a coordenação de Nathali Santana e Marla Andrade, com o apoio dos Recursos Humanos do HGPV, sob a coordenação de Taís Fabianne, em parceria com a Prefeitura de Jequié, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), representada por Hassan Iossef e Lícia Vidal, e da UESB.

O evento contou com uma comissão organizadora de 50 membros, envolvendo estudantes da UESB, professores, funcionários do HGPV, da SMS das mais variadas categorias profissionais. Todas essas pessoas unidas com o objetivo de buscar estratégias para humanizar cada vez mais a gestão e a assistência em saúde, fortalecendo a Política Nacional e Estadual de Humanização da Gestão e Atenção no SUS, unindo esforços para tornar usuários e trabalhadores cada vez mais satisfeitos e motivados.

Durante o evento foram abordados temas relacionados à transversalidade da humanização na assistência à saúde, tais como, “A Atenção Básica e o cuidado em rede”; A Saúde do trabalhador no SUS”; “Direitos e deveres da comunidade transgênero no âmbito do SUS”; “A saúde da população negra e a doença falciforme”, “Comunicação das equipes de saúde com a comunidade surda”, dentre outros.

Contamos com uma programação variada incluindo apresentação musical com Maria Beatriz, Ronaldo e Vitor; stands do curso de fisioterapia da UESB, do ODEERE, Anjos do Sol e exposição dos artistas jequieenses Chico Salles e Paulo Barros.

A direção do Hospital Geral Prado Valadares na figura de Poliana Oliveira e Lucas Assis tem buscado manter os dispositivos da humanização, anteriormente implantado, em funcionamento, como o Acolhimento com classificação de risco, o Grupo de trabalho de humanização, a co-gestão, a ouvidoria, entre outros, para melhoria constante dos serviços prestados e uma gestão transversal. Entendendo que é imprescindível o apoio da gestão para que a humanização aconteça.

O município de Jequié, na pessoa do seu secretário, Hassan Iossef e sua equipe, estão engajados em implementar os princípios, diretrizes e dispositivos da humanização, tais como acolhimento, co-gestão e formação de vínculos saudáveis, na rede de atenção à saúde, transversalizando o cuidado garantindo assim, o cumprimento da equidade, integralidade e da participação social na execução das ações e serviços prestados no âmbito do SUS em conjunto com o HGPV porque juntos somos mais fortes!

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *