Donos de óticas dizem que óculos comprados em feira livre podem trazer danos a saúde

 

Proprietários de óticas de Jequié estão denunciando a venda clandestina de óculos e armações nas feiras livre de Jequié. A venda já foi denunciada ao setor de vigilância sanitária da Secretaria Municipal de Saúde. A preocupação é a indicação oftálmica que estão sendo praticadas pelos feirantes, comprometendo a visão das pessoas,  quando os usuários podem está usando a numeração de grau maior que o necessário e tendo seqüelas oftalmológicas.

A Anvisa alerta as pessoas para adquirirem óculos e armações em óticas, que  são estabelecimentos comerciais responsáveis, prioritariamente, por montar óculos e lentes com grau, de acordo com especificações médicas. Também são responsáveis por vender armações, óculos de sol e lentes de contato com objetivo estético. De acordo com o Decreto-Lei nº 20.931/32 – Artigo 39, as lentes com grau são vendidas apenas para pessoas que apresentarem receita com especificações de oftalmologistas.

A venda clandestina deste tipo de material em feiras livres pode ser apreendido por autoridades sanitárias e policiais. Os proprietários de óticas advertem que o barato pode sair muito caro.

 

 

 

 

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *