Criando área de preservação _ sonho de Raimundo Novaes

 

O ambientalista, professor e apicultor Raimundo Novaes _ agora aposentado _ voltou a sonhar com uma área de preservação ambiental em Jequié. Hoje a reportagem do BZM esteve com ele visitando o Loteamento Sun Ville no bairro Pompilio Sampaio. O local, um loteamento em expansão, já conta com uma infraestrutura de um canal, onde as margens dão lugar para uma área de plantio de árvores que, no momento predomina a Algaroba. Um riachinho intermitente corre com águas salobras vindo da região do anel rodoviário. Logo à frente, uma lagoa onde a biodiversidade é intensa em pleno centro urbano de Jequié: garças, pássaros de várias espécies, árvores cheias de ninhos de gravateiro… A cantoria dos pássaros forma uma sinfonia que deixa a alma em estado de reflexão; além de um berçário para os peixes que povoam o Rio Jequiezinho.
O sonho é transformar as margens da lagoa em uma mata ciliar, com árvores típicas, oferecendo ao local mais oportunidade de sombreamento e diversidade arbórea. Já tem parceiro para o feito mais a missão é árdua e carece de mais gente que se interesse em transformar.
“Agora que estou aposentado tenho tempo de sobra e quero me dedicar a este projeto que antes era onde é hoje o G Barbosa; o desenvolvimento veio e transformou meu sonho. Sonhei fazer onde hoje é o Assaí, o progresso veio e acabou com o meu sonho. Hoje estou aqui no Sunville, um local denominado de “área verde”, que, por sua especificidade não tem especulação imobiliária, é uma várzea, acredito que agora o sonho deslancha”, afirma Raimundo Novaes.

Comments
  1. Domingos Neto

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *