Jequié: AJHE Equoterapia consegue recursos para ir a congresso no Rio de Janeiro

A Secretaria Municipal de Saúde de Jequié, em parceria com a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), do Centro Estadual de Educação Profissional em Gestão e Tecnologia da Informação (CEEP) Regis Pacheco e da AJHE Equoterapia, estarão no 1º Congresso Internacional de Práticas Integrativas e Saúde Pública (INTERCONGREPICS) e no 3º Congresso Internacional de Ayurveda, que ocorrerá de 12 a 15 de março, no Rio de Janeiro, promovido pelo Ministério da Saúde. A AJHE no início do mês precisou fazer um apelo para conseguir recursos para participar do evento.

As Práticas Integrativas e Complementares, conhecidas popularmente como ramos da medicina alternativa, são práticas que existem para aumentar a quantidade de recursos que podem ser utilizadas pelas pessoas, como a equoterapia, a acupuntura, fitoterapia, a terapia dietética, a ioga, hidroterapia, entre outras.

Segundo dados do site oficial da Prefeitura de Jequié, o evento deve contar com a participação de, aproximadamente, quatro mil pessoas, entre pesquisadores, profissionais da Saúde, gestores, representantes de organismos internacionais ligados às Práticas Integrativas e público em geral. Os técnicos que estarão representando a Secretaria Municipal de Saúde serão Lícia Marques Vidal, Loiana Gomes Silva, Luziana Freitas Dias e Leandro Nascimento Bertholdi.

O encontro irá contar com fóruns de discussão internacionais para integração e troca de experiências entre profissionais, gestores e pesquisadores das diversas práticas integrativas do Brasil e de outros países. O grupo que representará o município de Jequié estará levando diversos trabalhos que serão apresentados ao público, para análises e explanações, como o Projeto Calanguinho, de hortas orgânicas em Unidades de Saúde da Família e a Roda de Terapia Comunitária Interativa para Trabalhadores, que auxilia no cuidado coma saúde mental, entre outros projetos.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *