Espaço Cultural em Jequié abandonado pela sorte

 

Toda reforma, um novo nome, Palácio das Artes, Teatro Municipal de Jequié. Era denominado Cine Auditorium. Hoje, o abandono toma conta do recinto, há mais de um ano sem atividades, o espaço cultural está aguardando uma reforma que se arrasta pelo descaso da atual administração. Segundo informações, a verba para a reforma seria Recursos oriundo de verba parlamentar do deputado federal Antônio Imbassahy.

O espaço cultural pertence ao Município de Jequié comprado pelo então prefeito Reinaldo Pinheiro, aquisição feita com verba própria na época de uma negociação com o banco Itaú.

A escada mostrada na foto, é inesquecível na memória de estudantes que passaram pelo antigo Colégio CEMES- Centro Educacional Ministro Espínola, muitos jequieenses que tinham poder aquisitivo e outros que utilizavam as escadas para goza da amizade dos mais afortunados. Destas escadas passaram alunos suados das concorridas “Gincanas”, promovidas pelo colégio que mobilizava quase toda cidade.  Prosas e versos nasceram de  artistas consagrados no Brasil, a exemplo de Zéu Brito. Hoje a natureza se encaminha  de dá o toque especial, um jardim de ervas daninhas.

“O Teatro Municipal de Jequié será interditado para recuperação. A Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Cultura e Turismo, informa aos artistas e produtores culturais locais, bem como graduandos e sociedade civil em geral, que, devido a necessidade de realizar uma série de adequações estruturais bem como salvaguardar a integridade física dos cidadãos que frequentam o espaço, o Teatro Municipal de Jequié – equipamento público sob a gestão da Secretaria de Cultura e Turismo -, será fechado para obras. Informa, ainda, que, por solicitação do órgão Municipal da Cultura e Turismo, foram realizadas vistorias técnicas pelo 8º Grupamento de Bombeiros Militares cujos laudos foram emitidos com vistas à implantação de projeto de segurança nos espaços culturais vinculados a prefeitura”, nota do site oficial da prefeitura de Jequié.

Ainda funciona a cantina que vende o mais saboroso picolé de Jequié. Até quando só Deus Sabe!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *