terça-feira, 9 de dezembro de 2025
Fabilly Pinheiro fala na Audiência Público na Câmara de Vereadores de J...
Marcinho propõe requalificação total da Escola Municipal Adolfo Ribeiro
A Câmara Municipal aprovou uma a proposta apresentada pelo vereador Marcinho, solicitando a requalificação total da Escola Municipal Adolfo Ribeiro, localizada no bairro São Judas Tadeu. A iniciativa atende a uma demanda antiga da comunidade escolar, que há anos convive com problemas estruturais na unidade.
Segundo o vereador, a escola apresenta diversos pontos de deterioração, comprometendo a segurança, a funcionalidade e a qualidade do ambiente de ensino.
"A requalificação se justifica pelo fato de que a unidade escolar apresenta diversas estruturas deterioradas", observa Marcinho, sugerindo que as salas e todos os ambientes de ensino devem ser dotados das mais novas tecnologias voltadas ao processo de ensino e aprendizagem, proporcionando mais recursos pedagógicos, modernização e melhores condições de estudo para alunos e professores.
segunda-feira, 8 de dezembro de 2025
EDITAL DE INTIMAÇÃO PARA TITULARES DE DIREITOS E CONFRONTANTES RECONHECIMENTO EXTRAJUDICIAL DE USUCAPIÃO
CARTÓRIO DE REGISTRO DE IMÓVEIS E HIPOTECAS, TÍTULOS E DOCUMENTOS E CÍVIL
DAS PESSOAS JURÍDICAS DA COMARCA DE JEQUIÉ - ESTADO DA BAHIA.
Praça Coronel João Borges, 01, Térreo – Centro – Jequié – Bahia CEP 45.200-140 – Tel. (73) 3526-5305.
EDITAL DE INTIMAÇÃO PARA TITULARES DE DIREITOS E CONFRONTANTES
RECONHECIMENTO EXTRAJUDICIAL DE USUCAPIÃO
Atualização #61: João Vitor, de 18 anos, morto no Curral Novo
Marcos Vinícius Paixão de Jesus, 28 anos, foi encontrado morto na Rua Mascote, no KMIII, em Jequié, na manhã desta quarta-feira (03). Ele estava trajando uma blusa verde, calça jeans e sapato, e foi alvejado com um tiro.
A vítima não foi identificada no primeiro momento por não portar nenhum tipo de documento pessoal. A Polícia Militar foi acionada e isolou a área enquanto a Polícia Civil e o Instituto Médico Legal (IML) realizavam o trabalho de perícia no local.
Esse é mais um homicídio que ocorre na periferia de Jequié, aumentando a preocupação com a segurança pública na região. As investigações seguem em andamento para identificar o autor do crime e esclarecer as circunstâncias da morte. Jequié é um dos municípios mais violentos por mortes CVLI-Crimes Violentos Letais e Intencionais do Brasil, perdendo para Maranguape no Ceara, que destaca como a primeira posição no ranque de violência.
Atualização #59: Liberdade provisória gera debate em Jequié após crime passional
A Justiça concedeu liberdade provisória a Grazyela Silva, que confessou ter matado Adeilma Santos Fonseca no bairro Jequiezinho, em Jequié.
A decisão causou surpresa, pois o flagrante da autora, detida logo após o crime com a arma usada, foi homologado.
Decisão Judicial: O juiz optou por não decretar a prisão preventiva, entendendo que, neste momento, a prisão não era estritamente necessária.
Medidas Cautelares: Grazyela não está livre de obrigações; ela deve cumprir medidas cautelares (como comparecimento à Justiça), mas responderá ao processo em liberdade.
Investigação: A Polícia Civil continua o inquérito para finalizar a investigação e permitir que o Ministério Público ofereça a denúncia formal pelo crime.
A gravidade do caso, que teve motivação passional e é tratado como possível premeditação, reacendeu discussões na comunidade sobre o uso da liberdade provisória em crimes violentos no Brasil.
Saiba como foi o caso:
Homicídio em Jequié: Ex-namorada presa após crime passional no Jequiezinho
A cidade de Jequié registrou um trágico homicídio na madrugada desta segunda-feira (24). A vítima, identificada como Adilma, foi fatalmente atacada com golpes de arma branca na Rua Teodoro Dantas Dias, no bairro Jequiezinho, por volta da 1h40 da manhã.
Detalhes do Crime e Prisão
A Polícia Civil confirmou a prisão da suspeita, identificada pelas iniciais G.S.S. A autora confessa é a ex-companheira do atual namorado da vítima.
Motivação: De acordo com as autoridades, o crime foi motivado por ciúmes e vingança, caracterizando um crime passional.
Emboscada: A suspeita teria arquitetado uma emboscada. Ela ligou para o ex-companheiro alegando um incêndio em uma baia de sua propriedade. Ao chegarem ao local, Adilma e seu namorado foram confrontados, e G.S.S. utilizou um canivete para desferir os golpes fatais.
G.S.S. permanece detida, e o caso segue sob investigação da Polícia Civil, que está reunindo todos os elementos para que o Ministério Público apresente a denúncia.
Informações Sobre o Funeral
O velório de Adilma está sendo realizado próximo à quadra de areia do Bom Sossego, número 11, no Jequiezinho.
sábado, 6 de dezembro de 2025
Munícipio de Jitaúna recebe Selo Ouro em Transparência Pública; vamos melhorar ainda mais, disse prefeito

O munícipio de Jitaúna, localizado no território Médio Rio das Contas recebeu nesta sexta-feira (05/12) o “Selo Ouro em Transparência Pública”, ferramenta criada pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil – Atricon, que coleta informações e analisa o nível de transparência dos diversos órgãos da administração pública do Brasil (inclusive dos tribunais de contas).
A certificação comprova a seriedade da administração jitaunense, a eficiência na aplicação dos recursos públicos e o respeito absoluto à população local.
“Este prêmio, faz parte do nosso trabalho a frente da gestão, é um estímulo. E tenho certeza que, vamos melhorar ainda mais. Nosso objetivo é que também em transparência a nossa gestão seja referência na região”, disse Pecorelli.
Por Neilton Brito/blog Jitaúna Em Dia
sexta-feira, 5 de dezembro de 2025
Professora Lélea Amaral recebe Título de Cidadania Jequieense
A Câmara Municipal de Jequié concedeu, na quinta-feira, dia 4 de dezembro, o Título de Cidadania Jequieense à professora Lélea Amaral, em reconhecimento à sua contribuição acadêmica, social e cultural para o município. A honraria foi proposta pelo vereador João Paulo Fernandes na legislatura anterior.
Natural de Taiobeiras (MG) e criada em Belo Horizonte, Lélea Amaral chegou definitivamente a Jequié em 1971, ao lado do marido, o administrador e mais tarde prefeito da cidade por duas vezes, Luiz Amaral. Apesar de já formada em Ciências Sociais pela UFMG, enfrentou barreiras políticas para ingressar no ensino público local, sendo admitida dois anos depois no Centro Educacional Ministro Spínola, onde lecionou por três anos.
A trajetória profissional da homenageada inclui participação pioneira no recém-criado Centro Social Urbano (CSU) e atuação decisiva na formação do corpo docente da então Faculdade de Formação de Professores de Jequié, mais tarde transformada na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Sua carreira acadêmica se consolidou com o mestrado em Ciências Sociais e o doutorado em Educação, ambos pela PUC-SP.
Lélea também se destacou na gestão pública, especialmente durante as duas administrações de Luiz Amaral, quando assumiu a Secretaria de Desenvolvimento Social. Ali desenvolveu programas inovadores voltados às mulheres de bairros periféricos, como “Mulher Bem Informada”, “Mulher Econômica” e “Mulher Caprichosa”, iniciativas que posteriormente fundamentaram sua dissertação de mestrado e que anteciparam práticas hoje incorporadas aos CRAS.
Em sua segunda passagem pela secretaria, ampliou ações de proteção social, implantou setores previstos em lei — como a Casa de Acolhimento para mulheres vítimas de violência — e criou o CAPE, Centro de Atenção aos Profissionais da Educação, voltado ao cuidado emocional e laboral dos educadores.
Aposentada, Lélea Amaral segue atuante na cena cultural do município, desenvolvendo atividades artístico-educativas e promovendo eventos que fortalecem a arte e a cultura.







