segunda-feira, 22 de junho de 2026

Teatro Castro Alves é reaberto com padrão internacional e preservação do patrimônio cultural

Acessibilidade, restauro, segurança, atualização tecnológica e sustentabilidade são pilares do Teatro da Bahia

O Teatro Castro Alves (TCA), que retoma seu funcionamento no dia 1º de julho, volta a integrar a lista de teatros mais importantes do país, dessa vez em um patamar mais elevado com estrutura que segue padrões internacionais e elementos que evidenciam, simultaneamente, modernização e preservação das características históricas do prédio.

Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), desde 2014, como importante exemplar da arquitetura brasileira do século XX, a reforma do TCA foi pautada por cinco eixos: acessibilidade, restauro, segurança, atualização tecnológica e sustentabilidade.

Todos os eixos se relacionam com parâmetros técnicos de preservação e as intervenções feitas durante as obras foram vinculadas à obrigatoriedade de manter características arquitetônicas que fundamentaram a proteção histórica.

“A reforma e o restauro de patrimônios exigem a conciliação entre a preservação dos valores estéticos e históricos com a atualização funcional e tecnológica exigida nos dias de hoje. Além da memória que o espaço físico carrega, trabalhamos com grande respeito à carga simbólica de um equipamento referencial da arte e cultura brasileira”, explicou o secretário de Cultura do Estado da Bahia, Bruno Monteiro.

“Entregaremos um teatro que pode ser considerado o mais moderno do Brasil, com muitos elementos novos, ao mesmo tempo que preserva a excelência que marca quase 60 anos de história”, acrescentou.

Neste sentido, as obras do TCA tiveram especial atenção com a memória e significado da edificação para a cultura nacional. Do ponto de vista da preservação do patrimônio, destacam-se ações que seguem parâmetros técnicos e princípios relacionados à preservação do patrimônio material.

Restauro das fachadas com superfícies em pastilha e em concreto aparente;
Restauração das poltronas da plateia da sala principal;
Restauração das superfícies de mármore do Foyer.

A sustentabilidade foi também um elemento diferencial da obra, que englobou um conjunto de práticas voltada a otimizar o uso de recursos. Todo o madeiramento retirado da sala principal foi guardado e, parte dele, reutilizado em diversos espaços do teatro com o melhor aproveitamento possível.

A captação de águas pluviais foi feita no edifício principal, com a finalidade de armazenar em reservatório para uso no sistema de limpeza em áreas externas e na manutenção dos jardins. Além disso, houve substituição da iluminação por lâmpadas de LED, que consomem menos energia que as lâmpadas convencionais.

“Ao combinar preservação histórica, inovação tecnológica, acessibilidade e sustentabilidade, o TCA reafirma sua vocação como espaço de excelência para a criação, formação e difusão das artes, preparado para dialogar com os desafios e as demandas do nosso tempo, sem abrir mão da identidade que o tornou um dos mais importantes símbolos da cultura brasileira. Trata-se da renovação de um patrimônio que atravessa gerações e ocupa um lugar central na memória afetiva, artística e cultural da Bahia e do Brasil”, explica Sara Prado, diretora da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb).

O TCA será reaberto com estrutura requalificada em funcionamento e seguirá até o final do ano em uma fase de operação teste, período tecnicamente chamado de "operação assistida". Em obras de equipamentos teatrais, sobretudo de grandes proporções como as do TCA, esta é uma etapa que compõe a sequência de eventos necessários ao pleno funcionamento do edifício. Nesta fase, são realizados ajustes técnicos e alinhamentos operacionais essenciais, que não impedem a realização de programação artística e das ações previstas após sua reabertura.

A volta do TCA é resultado do compromisso do Governo da Bahia e do governador Jerônimo Rodrigues com a preservação e modernização do mais importante equipamento cultural do Nordeste e Norte do Brasil.

sábado, 20 de junho de 2026

Residencial Segredo - Solicitação de limpeza





A prefeitura realizou o trabalho de patrolamento com máquina no Residencial Segredo, porém um trecho da rua ficou sem passar a máquina. Solicito a conclusão do serviço no local para evitar acúmulo de mato e proliferação de animais peçonhentos, garantindo mais segurança aos moradores. 


Desde já, agradeço.

Boa noite.

PÉROLA BULHÕES ENCANTA JEQUIÉ AO ACOMPANHAR JOÃO GOMES NA ABERTURA DO SÃO JOÃO 2026



O São João de Jequié teve um dos momentos mais emocionantes da abertura no dia 19 com a apresentação da sanfoneira mirim Pérola Bulhões ao lado de João Gomes. O cantor, último a se apresentar na noite de abertura oficial dos festejos, surpreendeu o público ao dividir o palco com a menina, que fez o acompanhamento na sanfona.

A performance arrancou aplausos da multidão na Praça da Bandeira. Pérola, que começou tocando escaleta e hoje usa uma sanfona de 120 baixos reduzida, já domina clássicos juninos. A participação com João Gomes reforçou o resgate das raízes do forró e projetou a jovem como uma das promessas do São João de Jequié.

sexta-feira, 19 de junho de 2026

MÉDICO PSIQUIATRA ÂNGELO BONFIM MORRE EM ACIDENTE NA BR-420 ENTRE SANTA INÊS E UBAÍRA


O psiquiatra Ângelo Bonfim, bastante conhecido em Jequié, Ipiaú e no Vale do Jiquiriçá, morreu na manhã desta sexta-feira (19) após colisão frontal entre o Jeep Renegade vermelho que dirigia e um caminhão. O acidente aconteceu por volta das 8h40 no km 309 da BR-420, entre Santa Inês e Ubaíra. No veículo também estava o irmão da vítima, que ficou ferido e foi socorrido por equipes de emergência.

De acordo com a PRF, as causas da batida ainda estão sendo apuradas. A rodovia ficou totalmente interditada por cerca de duas horas e liberou tráfego parcial apenas após as 10h. O DPT de Santo Antônio de Jesus foi acionado para perícia e remoção do corpo. A morte do médico gerou grande comoção entre familiares, amigos, colegas de profissão e pacientes na região.

 

LIDERANÇAS DO PT DE JEQUIÉ SE REÚNEM E ALINHAM APOIO A DEYVID BACELAR

Foto: Zenilton Meira   João Magno, Marcelo Aguiar e Jodilsom

Jordilsom Souza, presidente do PT municipal de Jequié; João Magno, ex-secretário de Educação do município; e Marcelo Aguiar, vice-presidente do PT estadual, se reuniram na manhã desta sexta-feira (19/06) para alinhamento político. O objetivo do encontro foi consolidar apoio à pré-candidatura do petroleiro Deyvid Bacelar a deputado federal pela Bahia.

Na reunião ficou definida a realização de uma plenária regional com lideranças no dia 08 de julho, com a presença do pré-candidato, na ACIJ - Associação Comercial e Industrial de Jequié. Na ocasião será apresentado o histórico e a trajetória política de Deyvid Bacelar.

QUEM É DEYVID BACELAR?

Nascido em Feira de Santana, Deyvid Bacelar é petroleiro concursado da Petrobras desde 2006, técnico em Segurança do Trabalho, administrador formado pela UEFS e dirigente sindical licenciado. Atualmente é Coordenador-Geral licenciado da FUP, entidade nacional dos petroleiros, dirigente nacional do PT, membro licenciado de conselhos do presidente Lula e pré-candidato a deputado federal pela Bahia.

Ao longo de sua trajetória, participou de importantes lutas em defesa dos trabalhadores e trabalhadoras, da Petrobras, da indústria nacional e do desenvolvimento do Brasil, atuando em temas que impactam diretamente a vida do povo baiano.

#PTJequié #DeyvidBacelar

ACIJ REINAUGURA SEDE REFORMADA COM TELÃO DE LED/MULTIMÍDIA E FACHADA MODERNA

 

CLICK NA FOTO E VEJA VÍDEO DO EVENTO INAUGURAL

Aconteceu ontem em Jequié a entrega da reforma da ACIJ - Associação Comercial e Industrial. A obra foi conduzida sob a presidência do empresário Luzimar Mota, o Major. Segundo ele, a entidade ganhou telão de LED na fachada e nova estrutura de vidro com esquadrilha, dando aspecto moderno ao prédio quase centenário localizado na Rua Félix Gaspar.

A ACIJ já abrigou grandes nomes da economia jequieense ao longo da história. Hoje, a associação segue à frente de lutas pelo desenvolvimento empresarial do município, com foco na geração de emprego e renda. Para Major, a reforma reforça o papel da entidade como referência para o setor produtivo de Jequié.

@acijjequie @masterhotel @cdljequie


quinta-feira, 18 de junho de 2026

Patrick Lopes acompanha visita de Jerônimo em Ubatã e destina ambulância ao município


O deputado estadual Patrick Lopes acompanhou, nesta quinta-feira (18/06), a visita do governador Jerônimo Rodrigues ao município de Ubatã, em uma agenda marcada por importantes entregas e novos anúncios para a população.

Durante a visita, foram entregues a modernização do Colégio Estadual e o novo Mercado Municipal Flávio Dias, equipamentos que representam mais desenvolvimento, educação de qualidade e fortalecimento da economia local.

Além das ações do Governo do Estado, Patrick também destinou, por meio de emenda parlamentar, uma ambulância para reforçar a saúde do município.

“Ubatã pode contar com o nosso mandato. Seguiremos trabalhando ao lado do governador Jerônimo, do prefeito Tinho e das lideranças locais para levar mais investimentos e melhorias para a população”, destacou Patrick.

A agenda reforça a parceria entre município, mandato e Governo do Estado.