.jpg) |
| Foto: Yasmim Marinho / Saúde GovBA |
Após dois dias de intensa mobilização, a Bahia encerrou, neste domingo (14), sua participação no maior mutirão nacional de cirurgias do Sistema Único de Saúde (SUS), realizado em todo o país dentro do Programa Agora Tem Especialistas, do Ministério da Saúde. A ação, que contou com forte articulação da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) e mobilizou a rede pública e filantrópica, resultou em mais de mil cirurgias e 2,5 mil procedimentos no estado, reduzindo a demanda reprimida.
Neste domingo (14), a secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, esteve no Hospital Dom Pedro de Alcântara, da Santa Casa de Misericórdia de Feira de Santana, uma das 10 filantrópicas da Bahia que aderiram à ação nacional. Na unidade, uma das beneficiadas foi Raimunda Santos de Jesus. “Estou feliz. Já tinha sete meses aguardando e agora a cirurgia pela qual passei vai melhorar minha qualidade de vida”, comemorou.
Durante a visita ao hospital, a secretária destacou a importância da atuação integrada para o sucesso da iniciativa. “Esse mutirão é resultado de um grande esforço coletivo. A parceria entre o Governo Federal, o Governo do Estado, os municípios e as unidades filantrópicas fortalece o SUS e permite que a gente avance na redução das filas, garantindo mais acesso e mais dignidade para quem espera por uma cirurgia”, afirmou Roberta Santana.
O superintendente da Santa Casa de Feira de Santana, Tácio Bezerra, explicou que no Hospital Dom Pedro de Alcântara estão sendo realizadas cirurgias de alta e média complexidade como histerectomia, tireoidectomia e prostatectomia. “A Santa Casa entende que essa ação tão importante vai impactar positivamente na vida das pessoas, não só de moradores de Feira de Santana, mas de toda região. A parceria com os governos é de extrema relevância para que consigamos atender a população”, afirmou.
Na Bahia, o mutirão envolveu 12 unidades de saúde, entre Santas Casas e hospitais universitários, com atendimentos em Feira de Santana, Jequié, Catu, Salvador, Campo Formoso, Ubaitaba, Itapetinga, Cruz das Almas e Ruy Barbosa, assegurando a descentralização dos serviços e o alcance a diferentes regiões do estado.
A iniciativa do Ministério da Saúde integra um esforço nacional inédito que reuniu Santas Casas e entidades filantrópicas, hospitais universitários da Rede Ebserh e hospitais e institutos federais dos 26 estados e do Distrito Federal, totalizando 11,5 mil cirurgias, dentro de um conjunto de 61,6 mil procedimentos realizados em todo o país.