terça-feira, 23 de setembro de 2025
Lafaiete Coutinho: Ex-vereador Elias Souza se envolve em acidente
segunda-feira, 22 de setembro de 2025
Graduação da Fatesb em Jequié
O curso de graduação em Pedagogia da Fatesb em Jequié é estruturado para que você se torne um agente de mudança, capacitado a atuar com excelência no processo de ensino-aprendizagem. No programa, você desenvolverá habilidades teóricas e práticas, além de um olhar crítico e inclusivo para a diversidade, preparado para atuar em diferentes contextos educacionais. Uma formação integral visa inspirar educadores que compreendam a complexidade do ambiente escolar e que se comprometam com a qualidade e a equidade na educação.
Hassan concede título de cidadão baiano ao coronel PM Taylon Cavalcante
Em concorrida sessão especial realizada na manhã desta segunda-feira (22) no plenário da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), da qual participaram autoridades militares, civis, e religiosas, além de familiares e muitos amigos, o coronel da Polícia Militar da Bahia Taylon Teixeira Cavalcante, comandante do Policiamento da Região Metropolitana de Salvador, tornou-se oficialmente o mais novo Cidadão Baiano. Ele foi agraciado com uma das mais importantes honrarias do legislativo baiano, por força do Projeto de Resolução número 03237/2025, proposto pelo deputado municipalista Hassan (PP), aprovado por unanimidade pelo plenário da Alba.
A solenidade contou com as presenças do Comandante Geral da Polícia Militar da Bahia, coronel Antônio Carlos Silva Magalhães, representando o governo da Bahia; o coronel Plácido, representando o chefe da Casa Militar do governador Jerônimo Rodrigues, coronel Adalberto Oliveira Piton da Silva; o assistente militar coronel Motta Lima, representando o secretário estadual de Segurança Pública, Marcelo Werner; o comandante do 6º Batalhão da Polícia do Exército, coronel Chiarato, representando o comandante da 6ª Região Militar, general Ribeiro; o comandante de Operações da Polícia Militar, coronel Paulo Simões; o prefeito de Jequié, Zé Cocá, o vereador da cidade de Jequié, soldado Gilvan, e o deputado Niltinho, além inúmeros oficiais de alta patente, e da Banda da Polícia Militar da Bahia, sob a regência do Maestro Wanderley.
“Essa é uma homenagem, mais que justa e merecida, que prestamos ao coronel Taylon, em reconhecimento à sua atuação em prol da segurança da população baiana. Sinto-me honrado e orgulhoso de ser o autor desta proposição que celebra a carreira profissional e reconhece publicamente o trabalho desenvolvido por este ser humano especial que desde o ano de 1972 adotou a Bahia como sua terra natal e a tem honrado com atuação exemplar, prestando os mais relevantes serviços”, disse o parlamentar, explicando que “Com essa que é uma das maiores honrarias deste parlamento, demonstramos nossa gratidão e reconhecimento a esse competente profissional da segurança pública”.
Visivelmente emocionado, o coronel Taylon agradeceu a homenagem, estendendo-a à sua mãe, Maria das Graças, à sua esposa, tenente coronel PM Aline Marques Vidal Cavalcante, e à sua filha Júlia Marques Cavalcante. Ele declarou que “nós decidimos vir para a Bahia e aqui permanecemos, construímos nossa história, e 50 anos depois ser agraciado com uma homenagem dessa é muito emocionante, é um reconhecimento de tudo que a gente faz e continuará fazendo”.
O homenageado destacou que “ser reconhecido como um baiano é algo muito gratificante, e digo que de tudo que já aconteceu nos últimos 56 anos esse é um dos momentos mais emocionantes da minha vida. Eu já me sentia baiano de coração, e agora eu sou baiano de coração, de fato e de direito”. Disse ainda que “eu me sinto muito grato por essa homenagem ter sido por iniciativa do deputado Hassan, amigo que conheço há mais de 20 anos”.
Ao presidir a cerimônia de outorga do título de cidadão, o legislador agradeceu ao amigo e vereador do município de Jequié, soldado Gilvan, e sua esposa, Lícia, “pela indicação do nome do coronel Taylon, para receber essa justa homenagem”. Hassan lembrou que, maranhense nascido na cidade de Parnarama, o coronel Taylon Cavalcante mudou-se para a Bahia em 1972, portanto há 53 anos, dos quais 36 anos prestando inestimáveis serviços à Polícia Militar da Bahia.
“Coronel Taylon, sua vida é um testemunho do que significa servir ao próximo com coragem e abnegação. A farda que o senhor veste, há tantos anos, não é apenas um uniforme. É um compromisso sagrado de proteger vidas, de garantir a paz, de manter a ordem pública e de fazer valer a nossa justiça”, afirmou Hassan, destacando ainda que “o êxito de um comandante não se constrói sozinho, é partilhado no silêncio do lar, no apoio da esposa, dos filhos, dos pais, daqueles que sustentam suas jornadas com compreensão, amor e oração”.
O autor da homenagem frisou que “outogar o título de cidadão baiano significa mais do que um gesto simbólico. É a oficialização de um laço de pertencimento, é a Bahia dizendo, com o coração aberto, coronel Taylon, o senhor não é apenas um defensor do nosso povo, o senhor é agora também, oficialmente, parte de nossa família”. O deputado pontuou ainda que “a Bahia sabe acolher”. Nossa terra é feita de diversidade, de calor humano, de fé e de coragem. O senhor, com sua trajetória, imprime esses valores, e ao longo da carreira, mostrou disciplina, preparo, firmeza e humanidade, e agora, como comandante da Região Metropolitana de Salvador, tem sido exemplo de liderança, equilíbrio e entrega”.
O deputado Hassan finalizou definindo que este título é um reconhecimento não apenas institucional, mas também espiritual. É a celebração da sua história de vida, marcada pela vocação de servir, guiada por princípios cristãos de justiça, solidariedade e amor ao próximo. “A Bahia, com sua fé e sua gratidão, o recebe de braços abertos. Que este dia seja inesquecível. Que esta honraria seja guardada em sua memória e em sua alma, não como um troféu pessoal, mas como uma lembrança viva de que sua vida e sua missão têm impactado milhares de pessoas. Receba, em nome do povo baiano, o abraço caloroso e sincero desta terra, que agora é sua para sempre”.
Foto – Euro Amâncio
Vestibular 2026: saiba quais são os cursos de Ciências Humanas e Artes disponíveis
Ao pensar na sua carreira universitária, é comum surgir a dúvida: qual área combina mais comigo? Na Uesb, as áreas de Ciências Humanas e Artes oferecem percursos diferentes, mas com um ponto em comum: o ser humano como centro dos estudos e das práticas.
Ao todo, são 16 opções para a área de Ciências Humanas e três possibilidades formativas nas áreas de Artes. Distribuídos nos campi de Itapetinga, Jequié e Vitória da Conquista, todos os cursos estão com vagas abertas no Vestibular Uesb 2026. Vamos saber mais?
As Ciências Humanas busca compreender a sociedade, interpretando realidades por meio do senso crítico. Quem tem interesse nesse caminho, é importante ter habilidades que se alinhem com a prática, como gostar de entender a subjetividade, analisar a sociedade e ter um olhar empático e sensível.
Na Uesb, os cursos que englobam essa grande área são: Ciências Sociais, que estuda as dinâmicas sociais e relações humanas; Direito, ciência voltada para as normas e princípios que garantem a justiça e bem-estar social; Filosofia, que trabalha com o conhecimento que reflete e critica sobre a existência, verdade e valores; Geografia, no qual encontra-se o estudo do espaço geográfico e da relação do homem com o meio em que vive; e História, cujo foco é investigar o passado e entender os fenômenos contemporâneos da humanidade.
Aprovado Projeto de Lei de Marcinho que oficializa denominação das vias do povoado de Poço Dantas
Foi aprovado, pela Câmara Municipal, Projeto de Lei de autoria do vereador Marcinho, que oficializa a denominação das vias do povoado de Poço Dantas, atendendo uma demanda importante da comunidade na luta pela regularização, criação e denominação oficial das ruas, garantindo a identificação urbanística, facilitando a localização, a entrega de correspondências, mercadorias e o acesso de serviços públicos e privados, como saúde, educação e segurança.
A ausência de nomes oficiais e registros adequados, segundo pontuou o vereador Marcinho, dificulta a vida dos moradores e a atuação do poder público. “Com a denominação formal, a inclusão no mapa oficial do município e a criação do CEP, será possível melhorar a organização territorial, o cadastro de imóveis e o desenvolvimento da comunidade.
As vias públicas que compõem o povoado de Poço Dantas passam a ter as seguintes denominações:
Rua El Shaddai; Rua Esperança; Rua Ebenézer; Rua Canaã; Rua Vitória; Rua Bahia; Rua Jequié;
Rua Souza; Rua Sampaio; Rua Sertão; Rua Bela Vista.
De acordo com o Projeto de Lei aprovado, caberá a Prefeitura Municipal de Jequié, por meio do órgão competente, incluir as referidas ruas no mapa oficial do município, no cadastro territorial urbano e rural, e solicitar aos Correios a criação do respectivo Código de Endereçamento Postal (CEP), para fins de planejamento, localização e prestação de serviços.
Pau Brasil avança na construção da política de saúde indígena
sábado, 20 de setembro de 2025
Atualização #47: Homicídio na Rua Goiás no Mandacaru sobe para 75 CVLI em Jequié
Segundo informações do jornalista Ari Moura com o morte do sapateiro Antônio Carlos Dutra Santos, sobe para 75 CVLI- Crimes Violentos Lentais Intencionais em Jequié em 2025. Moradores do bairro Mandacaru viveram uma noite de terror e medo nesta quinta-feira (18). Vários homens fortemente armados invadiram uma residência na Rua Goiás, onde estava uma família. Os autores efetuaram diversos disparos contra um casal. Um homem, Antônio Carlos Dutra Santos, foi atingido e morreu no local. A mulher também foi baleada com um tiro de raspão, recebeu atendimento do SAMU e foi socorrida para a emergência do Hospital Geral Prado Valadares (HGPV).