texto rotativo

Vende-se dois terrenos no loteamento Sol Nascente. Área de 360 metros quadrados ou individual 8X20. Contato 73 9 8816-0375

Publicidade

Publicidade

Publicidade


 

sexta-feira, 1 de agosto de 2025

Descumprimento de medida preventiva em Jequié


Na manhã desta sexta – feira, 01/08/2025, a Polícia Civil da Bahia, por meio da Delegacia Especializada de Atendimento a Mulher de Jequié, cumpriu mandado de Prisão Preventiva expedido pela 1ª Vara Criminal de Jequié, em desfavor do nacional S.C.A.

O homem foi detido no Bairro Jequiezinho após equipe do SI da Especializada DEAM realizar cruzamento de dados e monitoramento do Alvo e localizá-lo, sendo desta forma apresentado à Autoridade Policial pelo crime de DESCUMPRIMENTO DE MEDIDA PROTETIVA DE URGÊNCIA, ficando a disposição da Justiça para adoção de medidas cabíveis.

S.C.A teve pedido de Prisão Preventiva determinado pela Autoridade Judicial por está de forma reiterada descumprindo os termos citados na Medida Protetiva que lhe foi imposta, não restando desta forma a imposição de medida restritiva de liberdade. 

A Operação SHAMAR visa o combate à violência doméstica e familiar contra a mulher e ao feminicídio em todo o território nacional. As atividades propostas para esse período envolvem ações preventivas, educativas, ostensivas e repressivas, como palestra, roda de diálogos, instauração de inquéritos, cumprimento de mandados de prisões, entre outras.


*Fonte: DEAM de Jequié*

Atualização #36: Ramon trabalhava como motorista do CRAS/Jequié

Segundo informações do Jequié 24 Horas, criminosos armados invadem residência e matam 
Ramom dos Santos, 45 anos, no Residencial Cachoeirinha, em Jequié no bairro Jequiezinho. Na noite de quinta-feira (31),  a vítima não resistiu aos ferimentos e morreu no local.

De acordo com informações, a esposa da vítima e uma criança estavam na residência no momento do crime, mas não ficaram feridas.

A Polícia Militar foi acionada através do CICOM e diversas viaturas foram enviadas ao local. Os policiais realizaram rondas na região em busca dos suspeitos, mas até o momento ninguém foi preso.

O Departamento de Polícia Técnica (DPT) esteve no local e realizou a perícia. Em seguida, o corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Jequié.

A Delegacia de Homicídios da 9ª COORPIN já iniciou as investigações para identificar os autores e a motivação do crime. Segundo informações preliminares, a vítima trabalhava como motorista do CRAS.

Atualização #35: Jequié é o segundo Município mais violento do Brasil



No recorte municipal, do Anuário aponta que as dez cidades mais violentas do país em 2024 pertencem à Região Nordeste. Maranguape (CE), Jequié (BA), Juazeiro (BA), Camaçari (BA) e Cabo de Santo Agostinho (PE) possuem taxas de MVIs acima de 70 mortes por 100 mil habitantes. A violência nesses municípios está fortemente associada à disputa entre facções pelo controle do tráfico de drogas.
Ranking de cidades mais violentas do Brasil em 2024. Posição Município (Estado) Taxa de MVI (por 100 mil hab.)

1 Maranguape (CE) 79,9
2 Jequié (BA) 77,6
3 Juazeiro (BA) 76,2
4 Camaçari (BA) 74,8
5 Cabo de Santo Agostinho (PE) 73,3
6 São Lourenço da Mata (PE) 73,0
7 Simões Filho (BA) 71,4
8 Caucaia (CE) 68,7
9 Maracanaú (CE) 68,5
10 Feira de Santana (BA) 65,2

Violência contra mulheres e crianças


Em contrapartida, segundo a pesquisa, os crimes contra mulheres e crianças apresentaram crescimento expressivo. O Brasil registrou 1.492 feminicídios em 2024, o maior número desde 2015. O perfil dos casos registrados evidencia que a maioria das vítimas era negra (63,6%) e os crimes ocorreram majoritariamente dentro de casa (64,3%).

Em relação à violência infantil, foram 2.356 mortes violentas intencionais de crianças e adolescentes de 0 a 17 anos, um aumento de 3,7% em relação ao ano anterior.

O estudo também revela o crescimento de 14,1% dos crimes relacionados à produção de material de abuso sexual infantil; de 9,4% de ocorrências de abandono de incapaz; de 8,1% da prática de maus-tratos; e de 7,8% nas taxas de agressão decorrente de violência doméstica.
Violência virtual


Outro ponto relevante é o avanço dos crimes digitais, muitos deles aplicados por meio de celulares. O estelionato cresceu 7,8%, enquanto os estelionatos por meios eletrônicos subiram ainda mais, 17% em 2024. Em conjunto, representam mais de 2,2 milhões de casos, o equivalente a quatro golpes por minuto.

Desde 2018, esse tipo de violência aumentou 408%. Conforme a FBSP, a baixa capacidade do sistema de justiça de processar esses crimes garante a impunidade.
Desaparecimentos


O número de desaparecimentos também indica alta: foram 81.873 registros em 2024, um aumento de 4,9%.

O Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) divulgou, nesta última quinta-feira (24), o Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2025, que apresenta um panorama detalhado da violência letal no país em 2024.

De acordo com o levantamento, o Brasil registrou no ano passado 44.127 mortes violentas intencionais (MVIs), com taxa de 20,8 mortes por 100 mil habitantes, uma redução de 5,4% em relação a 2023. Esse é o menor resultado desde 2012.

Apesar da queda nacional, estados da região Norte e Nordeste seguem a liderar os índices de violência. O Amapá aparece como o estado mais violento do país, com taxa de 45,1 mortes por 100 mil habitantes, seguido por Bahia (40,6), Ceará (37,5), Pernambuco (36,2) e Alagoas (35,4).
Ranking de estados mais violentos do Brasil em 2024
Posição EstadoTaxa de MVI (por 100 mil hab.)

1 Amapá 45,1
2 Bahia 40,6
3 Ceará 37,5
4 Pernambuco 36,2
5 Alagoas 35,4
6 Maranhão 27,8
7 Mato Grosso 27,0
8 Pará 25,8
9 Amazonas 23,7
10 Rondônia 21,7
11 Paraíba 18,7
12 Rio Grande do Norte 18,5
13 Espírito Santo 18,4
14 Sergipe 16,0
15 Rio de Janeiro 15,8
16 Acre 15,5
17 Piauí 15,3
18 Tocantins 15,2
19 Goiás 15,1
20 Mato Grosso do Sul 15,1

quinta-feira, 31 de julho de 2025

De aluna a mentora: jornalista realiza sonho e implanta rádio em colégio público de Amargosa

 

Projeto de rádio estudantil fortalece a comunicação comunitária e dá voz a adolescentes da rede pública

A jornalista Valéria Mercês, egressa da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), está à frente de um projeto que une sonho pessoal, transformação social e o poder da comunicação comunitária: a criação de uma rádio estudantil no Colégio Estadual Pedro Calmon, em Amargosa (BA), instituição onde cursou o ensino médio.

Natural do município, Valéria sempre teve o desejo de fundar uma rádio escolar. Ainda adolescente, chegou a criar um blog de notícias do colégio, chamado Pedroca na Net. Na época o sonho foi interrompido, mas em 2025 o projeto finalmente ganhou vida com o nascimento da Pedroca News, a rádio estudantil que agrega criatividade, compromisso social e participação ativa dos estudantes.

Intitulado LabCom – Laboratório de Comunicação, o projeto idealizado e conduzido por Valéria está na ativa desde o início do ano letivo de 2025 e trabalha com os estudantes a história do rádio, noções básicas de jornalismo, técnicas de produção, locução e roteirização. As atividades integram aulas teóricas, dinâmicas de grupo, vivências comunicativas e práticas interativas.

Estrutura e programação

Sensível à realidade do ensino público, a jornalista amargosense desenvolveu uma metodologia adaptada à infraestrutura da escola, utilizando equipamentos simples como caixas de som, microfones improvisados e atividades lúdicas. A proposta é que todos os alunos, independentemente de sua condição social, possam vivenciar o fazer jornalístico e desenvolver habilidades de comunicação, escuta e expressão.

A Pedroca News está no ar com programação diária no horário do almoço, aproveitando o tempo livre dos estudantes em período integral. A grade de programas contempla conteúdos informativos, musicais, entrevistas, debates, mensagens motivacionais e quadros temáticos com abordagem de temas relevantes como saúde mental, meio ambiente, cidadania, educação, diversidade e direitos das mulheres.

Mais do que ensinar técnicas jornalísticas, o projeto tem promovido autoestima, senso de pertencimento e protagonismo juvenil. A maioria dos participantes é composta por adolescentes moradores da periferia ou da zona rural de Amargosa, jovens que agora têm um espaço legítimo de fala e construção coletiva dentro do ambiente escolar.

“Esse projeto é uma forma de devolver à minha comunidade aquilo que a comunicação me proporcionou. É uma semente de transformação social. Eu acredito no poder do jornalismo comunitário como ferramenta de mudança, especialmente quando colocamos os jovens como protagonistas. E espero que esse seja apenas o começo de algo maior, que possa se expandir para outras escolas e cidades”, afirma Valéria Mercês.

A rádio escolar Pedroca News é a materialização de um sonho que ultrapassou o tempo. É também uma experiência viva da força da educação pública aliada à escuta ativa, à linguagem juvenil e ao compromisso com a transformação social. A história que Valéria começou a escrever como estudante, hoje ecoa nas vozes de uma nova geração.


Contato para entrevista e parcerias:

Valéria Mercês

Jornalista e idealizadora do projeto LabCom

📧 valeriamercesascom@gmail.com





Operação Ice Blue prende cinco pessoas e apreende drogas, dinheiro e veículos no sudoeste baiano

 


Cinco pessoas foram presas durante a Operação Ice Blue, deflagrada nesta quinta-feira (31), nas cidades de Jequié e Vitória da Conquista, no sudoeste baiano. Foram cumpridos 24 mandados de busca e apreensão e de prisão preventiva, com foco no combate ao tráfico de drogas sintéticas e à atuação de um grupo criminoso na região.

Durante as diligências, que seguem em andamento, as equipes apreenderam cerca de R$ 51 mil em espécie em um único imóvel, além de quatro carros, duas motocicletas e nove tabletes de haxixe, totalizando dois quilos. A apreensão da droga representa um prejuízo de mais de R$ 60 mil ao grupo criminoso.

A operação foi coordenada pela 9ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Jequié) e pela Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes (DTE) de Jequié, com apoio da 10ª Coorpin e da DTE de Vitória da Conquista. Participaram da ação 24 equipes da Polícia Civil, reunindo esforços das duas maiores cidades do sudoeste baiano.

“As apreensões e prisões representam um golpe significativo contra o crime organizado na região, com a descapitalização de grupos envolvidos no tráfico de drogas sintéticas. Essa é uma resposta concreta da Polícia Civil da Bahia, que atua de forma integrada e seguirá sem medir esforços para enfraquecer a estrutura financeira dessas organizações criminosas”, destacou o delegado Roberto Júnior, diretor da Diretoria de Polícia do Interior (Dirpin/ Sudoeste/Sul).

@bahiassp

#PolíciaCivilDaBahia #VitóriaDaConquista #Jequié #Dirpin #OperaçãoIceBlue

Supermercado Borges promove palestra de atualização para equipe com foco em Atitude, Conexão e Resultado

 


Na constante busca por excelência no atendimento e crescimento profissional, o Supermercado Borges, comandado com dedicação por Eliete e Laércio, realizou uma inspiradora palestra de atualização voltada à sua equipe de colaboradores. O encontro teve como tema central: “Atitude, Conexão e Resultado”, e proporcionou momentos de reflexão, aprendizado e motivação.

A palestra foi conduzida por dois nomes de grande destaque: Emílio Neto, palestrante e estrategista da Agência Click, e Elimar Bonfim, profissional reconhecido por sua trajetória na área de Marketing e envolvimento de Pessoas! Juntos, eles compartilharam experiências e ferramentas práticas para fortalecer o engajamento da equipe, estimular atitudes positivas no ambiente de trabalho e reforçar a importância da conexão entre os colaboradores e os clientes.

Durante o encontro, os palestrantes destacaram que o sucesso de uma empresa começa na atitude de cada colaborador e que a conexão verdadeira com o público é o que gera resultados duradouros. Através de dinâmicas, exemplos práticos e mensagens emocionantes, a equipe do Supermercado Borges foi incentivada a enxergar o seu papel como essencial na construção de uma marca forte e acolhedora.

Eliete e Laércio, anfitriões do evento, reforçaram o compromisso da empresa em valorizar as pessoas, investindo continuamente na capacitação dos colaboradores e na qualidade do atendimento prestado à comunidade.

“Acreditamos que gente boa e bem preparada é o que faz nosso supermercado ser mais que um local de compras: é um lugar de confiança, acolhimento e respeito com o cliente. Essa palestra foi mais um passo nesse caminho”, destacou Eliete.

O evento marca um novo momento para o Supermercado Borges, reafirmando a missão de crescer junto com sua equipe e com seus clientes, sempre com atitude, conexão e resultado.

A tragédia anunciada de uma tarifinha contra um país gigante!

_O Brasil escapou do "tarifão" do Trump e seus minguados 40% em alguns produtos. Que decepção para quem esperava ver a economia nacional ruir sob o peso de castanhas-do-brasil, polpa de laranja e minério de ferro! O "decadente que emergiu do esgoto estadunidense" realmente mostrou seu poder ao poupar nossa mica bruta e nosso precioso gás natural. Ah, e os insumos para papel? Intocados! Parece que o apocalipse econômico verde e amarelo vai ter que esperar, porque até agora, o que temos é só uma lista de itens que, aparentemente, nem o "tarifaço" do Trump teve coragem de encostar. Choremos, então, a ausência do caos prometido!_

____

Joilson Bergher!

quarta-feira, 30 de julho de 2025

Projeto de Hassan institui o Dia Estadual dos Secretários Municipais de Saúde da Bahia

 


 Reconhecendo a atuação fundamental e imprescindível dos gestores das políticas públicas de saúde em seus municípios, o deputado municipalista Hassan (PP), membro titular da Comissão de Saúde e Saneamento da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), protocolou projeto de lei instituindo a data de 19 de setembro como o ‘o Dia Estadual dos Secretários Municipais de Saúde da Bahia’. O parlamentar lembrou que “a força do SUS é construída a partir da base municipal”, e destacou que “valorizar os secretários municipais de saúde significa também valorizar o SUS, a saúde pública e o comprometimento com os direitos fundamentais da população”.


O legislador, que já foi vice-presidente de Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde do Estado da Bahia (Cosems-BA), quando esteve secretário municipal de saúde de Jequié e conhece de perto os desafios enfrentados por esses gestores da saúde pública, afirmou que “instituir o dia 19 de setembro, data de fundação do Cosems como o Dia Estadual dos Secretários Municipais de Saúde é uma justa homenagem a esses profissionais”. Além disso, acrescentou, “é uma oportunidade para o debate sobre políticas públicas de saúde, o intercâmbio de experiências e a reafirmação do compromisso coletivo em prol de uma saúde pública mais inclusiva e de qualidade”.

IFBA campus Jequié realiza cerimônia de certificação de Agentes de Direitos Humanos da Pessoa Idosa

Curso de formação, com duração de 920 horas, capacitou estudantes e membros da comunidade para promover e defender os direitos da pessoa idosa em Jequié. Evento de certificação acontece no dia 1º de agosto, às 14h, no auditório do campus.

O Instituto Federal da Bahia - IFBA campus Jequié realiza nesta sexta-feira, *dia 1º de agosto*, *às 14h*, no auditório do campus, a cerimônia de encerramento e certificação da primeira turma do *curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) de Agentes de Direitos Humanos da Pessoa Idosa*. O evento marca a conclusão de uma importante etapa formativa voltada à promoção da cidadania e da inclusão social da população idosa no município de Jequié e Território de Identidade do Médio Rio de Contas.

O curso, com carga horária total de 920 horas, foi estruturado em três etapas: teórica, de campo e de elaboração de proposições. A formação, que teve início em maio de 2024, capacitou os participantes para identificar violações de direitos, elaborar propostas de intervenção e fortalecer as políticas públicas voltadas à pessoa idosa. O projeto é uma iniciativa da Coordenação de Extensão e Relações Comunitárias (CERC), com execução viabilizada pelo Edital nº 02/2024.

Foram ofertadas 45 vagas, sendo 30 com bolsa de R$ 820,00 por mês e 15 não remuneradas. A seleção teve como público-alvo pessoas com 18 anos ou mais, com ensino fundamental completo, residentes em Jequié.

A cerimônia de certificação contará com apresentações culturais e falas institucionais que destacam a importância da formação. A programação inclui:


*| Cerimônia de Encerramento e Certificação – 01/08/2025 |*

- 14h: Acolhimento e apresentação artística com Miolinho Fagundes

- 14h30 às 15h30: Mesa-redonda – Os direitos humanos da pessoa idosa no município de Jequié - BA

- 15h30: Homenagem aos “amigos da turma”

- 16h às 16h30: Entrega dos certificados aos formandos

- 17h: Apresentação artística com Jheivson Pereira e coffee break

A iniciativa reafirma o papel do IFBA campus Jequié na construção de um território mais justo e acolhedor para a população idosa. Capacitar agentes locais para atuar na defesa dos direitos da pessoa idosa fortalece a rede de proteção social e amplia o alcance de políticas públicas no território de identidade do Médio Rio de Contas. Trata-se de um avanço necessário para acompanhar o envelhecimento da população com respeito, dignidade e cidadania.




Deam: Polícia tira de circulação dois homens da alta sociedade por importunação Sexual em Jequié

Foi preso na noite desta terça-feira (29) por força de mandado de prisão, o Coordenador de Engenharia e Fiscalização do Município de Jequié, identificado pelo Jornalista Mateus Oliver, como Matheus Dias Costa, 44 anos, acusado de cometer os crimes de Ameaça (art. 147); Importunação Sexual (art. 215a) e assédio (Art. 216 a) segundo aponta a justiça.

A prisão foi feita no bairro Cidade Nova, por uma equipe da Delegacia Especializada de Atendimento a Mulher (DEAM) de Jequié após 03 dias do mandado da ordem de prisão ter sido emitida pelo judiciário, que mantém o processo em segredo de justiça.

Essa é a segunda detenção em cumprimento de mandado judicial pela mesma equipe policial nesta terça-feira, outrora que mais cedo, Manoel dos Santos Medrado Filho, 63 anos, pastor da Igreja Manancial Aliança do Bairro Joaquim Romão na mesma cidade acabou capturado.

 Após a detenção a dupla criminosa segue a disposição da justiça e deve aguardar audiência de custódia no conjunto penal de Jequié.

O pastor, se condenado pode pegar até 5 anos de prisão, já o Engenheiro de 01 a 06 meses pelo crime de ameaça; de 1 (um) a 5 (cinco) anos pela importunação e de 1 a 2 anos por assédio, o que somando daria uma pena de até 08 anos e 06 Meses.


*Mais informações sobre o engenheiro*. 


Nesta última terça-feira, 29/07/2025, a Polícia Civil da Bahia, por meio da Delegacia Especializada de Atendimento a Mulher de Jequié, cumpriu mandado de Prisão Preventiva expedido pela 1ª Vara Criminal de Jequié, em desfavor do nacional M.D.C.
A prisão se deu nesta última terça-feira (29) em razão de diversas acusações de assédio e importunação sexual, crimes praticados contra várias mulheres, na condição de estagiárias de engenharia sob a supervisão de M.D.C. 
Segundo as investigações, pelo menos seis mulheres relataram que foram vítimas de assédio sexual e importunação sexual por parte do alvo, com episódios que incluíam toques não consentidos, comentários de cunho sexual durante atividades laborais, exibição de vídeos pornográficos à revelia das ofendidas, condutas estas empregadas com a utilização da hierarquia funcional e de sua posição de liderança, gerando silêncio e sujeição. Todas as vítimas relataram que, durante os episódios de assédio sexual - que se deram repetidas vezes e com modus operandi muito similar - M.D.C. fazia menção expressa ao seu cargo e a condutas de cunho sexual que as estagiárias deveriam adotar para fins de alçarem postos maiores em suas vidas profissionais. As vítimas relataram de modo uníssono, ainda, que o ora preso preventivamente, valendo-se também de sua condição de CAC, sempre adotava referidas condutas portando arma de fogo, que exibia a elas de modo a reforçar a submissão e o medo a que foram repetidas vezes sujeitadas ao longo dos últimos anos. 
O alvo foi detido em cumprimento de mandado de prisão preventiva, encontrando-se no momento sob custódia hospitalar.
Ao longo do dia, ainda, equipes do SI da DEAM de Jequié fizeram cumprir o também deferido Mandado de Busca e Apreensão na residência e no comércio do M.D.C., resultando na apreensão de duas armas de fogo do tipo pistola e várias munições. 
A polícia continua investigando se há outras vítimas e pede que mulheres que tenham passado por situações semelhantes compareçam à Delegacia da Mulher para prestarem declarações.
A DEAM de JEQUIÉ reafirma seu compromisso no combate aos crimes sexuais, contribuindo com a manutenção da ordem pública.

Etapa Macro Territorial do Médio Rio de Contas da IV CONEPIR!

 Com grande entusiasmo, convidamos você para a Etapa Macro Territorial do Médio Rio de Contas da IV CONEPIR!

Participe e fortaleça a luta pela Igualdade Racial! ✊🏾

Detalhes do Evento:

Data: 31 de julho de 2025

 Município: Jequié – BA

 Territórios Agrupados: Médio Rio de Contas e Vale do Jiquiriçá

 Local: Colégio Estadual de Jequié

Sua participação é importante para o sucesso desta iniciativa e para o avanço das políticas de promoção da igualdade racial.

Faça sua pré-inscrição através do formulário de inscrição: https://forms.gle/9F1gU5c5PfH6wQXBA