Prefeitura solta nota justificando poda de árvores no Campo do América

 

Depois de muitas queixas e reclamações da população e moradores do Campo do América, a Prefeitura de Jequié finalmente solta nota esclarecendo os verdadeiros motivos da poda radical das árvores.

Segundo a nota postada pelo radialista Rildo Júnior, na página do BZM no Facebook “O Centro de Saúde Jequié, localizado na Rua Manoel Vitorino, bairro do Campo do América, passou pela primeira fase de uma grande reforma estrutural no seu espaço físico, em agosto do ano passado, contando, agora, com sala para de Raio X e eletrocardiograma. A segunda fase deverá ser concluída em julho, quando o equipamento será dotado de novos consultórios de especialidades, além de sala para pequenos procedimentos, entre outras melhorias. Mas a nova estrutura recém inaugurada e os prédios em anexo, onde funcionam o Núcleo de Prevenção e Reabilitação Física de Jequié (NUPREJ), o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (COMDEF) e o Laboratório Municipal, começou a apresentar problemas em todo o sistema hidrossanitário, mesmo tendo sido inteiramente recuperado. A Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Infraestrutura, realizou uma análise técnica nas instalações do prédio e detectou-se que toda a instalação hidráulica, existente no entorno dos prédios, havia sido invadida por raízes das árvores que ali rodeiam.

A análise técnica indicou que o problema com o sistema hidrossanitário era causado pelo entupimento da tubulação por raízes das árvores da espécie ‘Ficus’, existentes no seu entorno e, por conta disso, as 27 árvores deveriam ser imediatamente retiradas e, em seu lugar, serão plantadas outras espécies, cujas raízes seriam menos agressivas à estrutura física dos prédios públicos localizados na Rua Manoel Vitorino. A Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Infraestrutura, com a intenção de minimizar os impactos ambientais com a extração das árvores, realizou sucessivas discussões junto ao Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (COMDEMA), para que, conjuntamente, pudessem proceder a retirada das árvores, o que resultou em uma Resolução 001/2018 publicada em 17 de abril de 2018, desde que fosse feita em etapas e com replantio de espécie adequada na Praça em frente ao Centro de Saúde e na Praça Miguel Bahiense, localizada no seu entorno. Por iniciativa da Secretaria de Infraestrutura, visando a imediata solução de problemas parecidos em outros equipamentos públicos será feito, também, o replantio de árvores adequadas em outros prédios públicos, tal como na área do CAPS AD III, localizado no Loteamento Felicidade, no bairro do Jequiezinho, que deverá receber mudas de árvores nativas de raízes menos invasivas”. Conteúdo completo da nota.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *