Semáforos de Jequié estão ultrapassados e sem manutenção devida

Os conjuntos de sinaleiras em Jequié todos sabem quem são arcaicos e tem muito deles que precisam serem trocados. A cidade tem crescido e o volume de tráfego também.

Já existe semáforos com controlador distribui os tempos de acordo com a quantidade de veículos parados. Esse fato promove uma segurança maior ao dirigir na madrugada ou tarde da noite, pois o sinal demorará apenas o tempo de reconhecer o veículo e checar o cruzamento para abrir.

Na tarde do dia 19.jul.2018 um grave acidente aconteceu na Rua 15 de Novembro próximo ao CEEP, no cruzamento que já está precisando ou de uma rotatória que não tem custos com semáforos ou uma sinaleira.

A equipe que dá manutenção aos semáforos em Jequié tem se esforçados para consertar os equipamentos, porém, a falta de investimento e  peças para consertar tem prejudicado a ação dos funcionários. O exemplo mais evidente é o conjunto de semáforos próximo ao supermercado Mine Preço, que os caracteres não funcionam.

Garimpando as redes sociais encontramos um desabafo de um funcionário da SUMTRAN, “Enquanto opositores torcem para que tudo dê errado, nossa força de vontade é muito maior que o negativismo, a gestão de trânsito de nossa cidade já é uma realidade, caminhando com serenidade e responsabilidade conseguiremos recuperar os 12 anos de abandono, o caminho é árduo e levará algum tempo, mas as novidades estão chegando, obrigado Sergio e Luiz Cruz Fau pelo convite, eu sinto um imensurável prazer em ajudar a transformar nossa Jequié”, disse.

A falta de investimento na área do trânsito já trouxe grandes prejuízos, quantas pessoas perderam suas vidas devido ao mal funcionamento dos semafragos e outros mutilados. Já outros que perderam seus bens materiais.

No mesmo poste o radialista Marcio Lima escreveu “Penso que o registro deveria de fato ser uma prestação de contas daquilo que efetivamente se tem feito, não obstante existir inúmeras reclamações daqueles que vivenciam o trânsito em nossa cidade. Iniciar o texto com provocações e este receber respaldo com mais provocações, destaque para esta fala do próprio superintendente: ‘Se depender de responsabilidade, dedicação e comprometimento a equipe da Sumtran tem de sobra. Aos críticos de plantão “do quanto pior melhor” só temos uma resposta: TRABALHO. Enfim de fato o que a população espera é empenho de quem assumiu uma função paga com dinheiro público e que seu resultado final beneficiará à cidade como todo. Vale ressaltar que são as criticas que sinalização onde acertamos ou precisamos melhorar, que não sabe conviver com elas, dificilmente permanece em cargos públicos. Finalizo, expressando minha torcida para que o trânsito evidentemente se torne melhor. Parabéns pelo esforço”, criticou o radialista.

O funcionário responsável pela manutenção enviou esta nota. ”Eu tenho um relatório com a situação de todos os semáforos de Jequié, 11 deles necessitam de substituição completa, 9 podem ter controladores reaproveitados e a substituição dos conjuntos focais antigos, (acredite, encontramos aquelas lampadas antigas neles que queimavam em até 72 horas), enquanto não se faz a troca, usamos lampadas de led que duram alguns meses. O processo de licitação para troca dos 24 semáforos e aquisição de mais 3 totalizando 27 unidades já foi encaminhado, como o montante é alto e você que já fez parte de administração pública sabe que não se compra nada sem licitação, então só resta aguardar o departamento de compras disparar o edital para licitação”, disse.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *