I Simpósio Setembro Dourado em Jequié

No próximo dia 27.set.2018 acontece em Jequié o I Simpósio Setembro Dourado, no Centro de Cultura Antonio Carlos Magalhães. Nas últimas décadas o campo da saúde coletiva tem se defrontado com diminuição nos índices das doenças infectocontagiosas e aumento das doenças crônica degenerativas (DCD), dentre estas os cânceres em geral. No Ademais, há de se considerar a importância das ações de prevenção da patologia, do diagnostico precoce e do tratamento imediato para o prognóstico favorável.
Neste sentido, ressaltamos a relevância da criação da Organização Não Governamental (ONG) denominada Associação Acolher e Transformar: Amor Essencial a qual tem como principal objetivo desenvolver ações no sentido de prevenir e diagnosticar precocemente os cânceres em geral em nossa sede através de serviços de consultas agendadas com profissionais experientes e atuantes na área de oncologia com uma equipe multidisciplinar, nos encaminhamentos diversos dos pacientes cadastrados em nossa associação. O evento Setembro Dourado vem nos alerta acerca da prevenção do câncer Infanto Juvenil, onde se destaca a importância do diagnóstico precoce de crianças e adolescentes por profissionais do Gacc sul da Bahia e profissionais do nosso município. Assim como em países desenvolvidos, no Brasil, o câncer já representa a primeira causa de morte (8% do total) por doença entre crianças e adolescentes de 1 a 19 anos.
Estima-se que ocorrerão cerca de 12.600 casos novos de câncer em crianças e adolescentes no Brasil por ano em 2017. As regiões Sudeste e Nordeste apresentarão os maiores números de casos novos, 6.050 e 2.750, respectivamente, seguidas pelas regiões Sul (1.320), Centro-Oeste (1.270) e Norte (1.210).
Nas últimas quatro décadas, o progresso no tratamento do câncer na infância e na adolescência foi extremamente significativo. Hoje, em torno de 80% das crianças e adolescentes acometidos de câncer podem ser curados, se diagnosticados precocemente e tratados em centros especializados. A maioria deles terá boa qualidade de vida após o tratamento adequado.
Na oportunidade ratificamos que nossa entidade não possui fins lucrativos sendo voluntária a participação de todos os colaboradores, ao tempo que informamos que a associação é mantida através de doações de pessoas e instituições diversas.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *