texto rotativo

"Moradores do São Judas Tadeu serão beneficiados com obras conseguidas pelo deputado Antônio Brito

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade


 

Publicidade

 


Publicidade

 


sexta-feira, 10 de maio de 2024

Fechamento do cadastro: balanço é de quase 50 mil atendimentos na Bahia no dia 08/05

A maioria dos requerimentos foi de alistamento eleitoral ou 1ª via do título (21.408); seguido das revisões cadastrais (11.813); e das transferências ou mudanças de local de votação (14.282)


No dia do fechamento do cadastro eleitoral, ocorrido na quarta-feira (8/5), 47.503 eleitores buscaram pelos serviços prestados pela Justiça Eleitoral baiana. Em um único dia, na capital, o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) registrou 6.753 atendimentos. Já no interior do estado o número foi superior, 40.750. O indicativo é expressivo e representa o desejo popular de regularizar a situação eleitoral para participar das Eleições Municipais 2024, em outubro.

Dos quase 50 mil atendimentos no estado, a maioria de requerimentos foi de alistamento eleitoral, ou seja, 1ª via do título (21.408); seguido das revisões cadastrais (11.813); e das transferências de domicílio eleitoral ou mudanças de local de votação (14.282).

Balanço de 1 a 8 de maio

Durante o período de contagem regressiva para o fechamento do cadastro, que começou no plantão do dia 1º de maio até ontem (8/5), a capital registrou 23.914 atendimentos. No interior do estado, o número foi de 179.131. O balanço de atendimento para esse período foi de 203.045 pessoas acessando os serviços do TRE baiano.

Títulos cancelados

No dia 25 de abril, em coletiva de imprensa aos meios de comunicação, o presidente do TRE-BA, desembargador Abelardo Paulo da Matta Neto, anunciou o número de mais de 1,6 milhão de títulos cancelados. Hoje, o número registrado pela Secretaria de Tecnologia da Informação do Órgão é de 1.233.270.

Pra todos verem: fotografia mostra eleitores sendo atendidos por servidores do TRE-BA.

Promoção do Dia das Mães

 


quinta-feira, 9 de maio de 2024

JEQUIÉ: DETRAN REALIZA LEILÃO VIRTUAL COM 483 LOTES EM 17 CIDADES



O Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran) está com 483 novos lotes abertos para quem deseja comprar veículos conservados e sucatas aproveitáveis na Bahia. As vendas são feitas mediante leilões nas cidades de Salvador, Feira de Santana, Camaçari, Barreiras, Vitória da Conquista e outros 13 municípios baianos. [confira abaixo a lista completa das cidades]. Pessoas físicas e jurídicas podem participar das ofertas do departamento. As regras e informações adicionais estão disponíveis no site do órgão. Para acessar, o interessado deve clicar no ícone “Leilões” e depois em “Edital”, por último, escolher o leilão de interesse.

Cidades disponíveis

Salvador
Camaçari
Irecê
Jequié
Santo Antônio de Jesus
Vitória da Conquista
Jacobina
Iuiú
Itabuna
Ipecaetá
Ilhéus

CPI da saúde: Vereadores protocolam requerimento de CPI para apurar suspeitas de corrupção e omissão

Vitória da Conquista: Nesta quinta-feira (09/05), um grupo de parlamentares protocolou requerimento para instauração de Comissão Parlamentar de Inquérito na Câmara de Vitória da Conquista. Em coletiva de imprensa, os vereadores informaram que o objetivo é apurar possível omissão por parte da Prefeita Sheila Lemos (União Brasil) quanto ao seu dever legal de adotar providências em relação a supostos atos de corrupção ocorridos na Secretaria Municipal de Saúde durante a gestão da ex-Secretária Ramona Cerqueira Pereira, caracterizados por fraudes em licitações e contratos, superfaturamento de preços e desvios de verbas públicas.

Os vereadores que assinaram o pedido foram: Alexandre Xandó (PT), Fernando Jacaré (PT), Viviane Sampaio (PT), Valdemir Dias (PT), Delegado Marcus Vinícius (PODEMOS), Lúcia Rocha (MDB) e Augusto Cândido (MDB).

A decisão partiu após tornada pública a Operação “Dropout” da Polícia Federal, que cumpriu mandados de busca e apreensão na Secretaria Municipal de Saúde e empresas contratadas pelo município e afastou servidores públicos de suas funções por 180 dias, averiguando denúncia de possíveis fraudes na compra de testes para Covid-19, em 2020.

As investigações iniciais apontaram indícios de fraude que totalizam R$ 2.030.000,00, com comprovação de superfaturamento de preços e prejuízo ao Erário de, no mínimo, R$ 677.700,00. O Artigo 29 da Lei Orgânica do Município prevê que obtendo 7 assinaturas a CPI não precisa ser aprovada pelo plenário, e deve ser instaurada na próxima sessão legislativa.


Operação Caminhos Seguros 2024

CUMPRIMENTO DE MANDADO DE PRISÃO: Com foco especifico no Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, cuja campanha desenvolvida a nível Nacional e com o apoio de Toda Rede Proteção à criança e adolescente, nas primeiras horas da manhã de hoje, 09/05/2024, a Delegacia de Policia Especializada de Atendimento a Mulher – DEAM de Jequié  – cumpriu Mandado de Prisão em desfavor do Nacional "V.P.N.", conforme determinação do Magistrado da 1ª Vara Criminal desta cidade. A Equipe desta Delegacia, sob comando da Delegada Titular Dra. Grazziele Quaresma, deslocou até a residência   do Nacional V.P.N. e logrou êxito na captura, sendo este apresentado a DEAM para procedimentos cabíveis. 

Histórico do Fato: 

O Nacional V.P.N. foi acusado pelo crime de estupro de vulnerável - art. 217-A da Lei nº 2.848, sendo iniciado um procedimento investigativo e cartorário contra ele por ofender a dignidade sexual de uma menor de 14 anos. Desta forma, o Judiciário determinou a Prisão Definitiva, o que foi prontamente diligenciado pela Equipe da DEAM e logrado êxito nas primeiras horas do dia de hoje, 09 de maio de 2024, estando o mesmo custodiado e a disposição da Justiça Local. 

Destaca-se que a DEAM de Jequié vem desenvolvendo ações de grande relevância na execução da Operação Caminhos Seguros 2024, e da CAMPANHA FAÇA BONITO com foco no Combate à Exploração Sexual de Criança e Adolescente em todo território nacional.


Fonte: DEAM DE JEQUIÉ

quarta-feira, 8 de maio de 2024

Jequié é contemplada com 20 Ônibus 0 Km para o transporte coletivo em nova fase do PAC

 .


O presidente Lula participou da divulgação dos resultados do Novo PAC Seleções Cidades. A cerimônia aconteceu no Palácio do Planalto, em Brasília (DF). Jequié foi contemplado com 20 ônibus 0km para o transporte coletivo.

"A Coobma está empenhada em proporcionar conforto e comodidade aos usuários. Já afirmamos e reafirmamos nosso compromisso: faremos em Jequié o melhor sistema de transporte coletivo do Brasil." - Edgar dos Santos, Presidente da Coobma.

Conselho Estadual de Educação da Bahia aprova normas contra o racismo nas escolas

Em meio aos crescentes episódios de racismo nas escolas baianas, o Conselho Estadual de Educação da Bahia (CEE) aprovou uma resolução normativa que visa combater essa prática e promover uma educação mais inclusiva e igualitária. As diretrizes a serem implementadas no âmbito do Sistema Estadual de Ensino foram aprovadas por unanimidade durante a sessão plenária realizada na tarde desta terça-feira, 07 de maio, no Plenário Iracy Picanço do Complexo da Gestão Democrática da Educação, em Salvador, reorientando acerca das Leis nº 10.639/2003 e nº 11.645/2008, que alteram a Lei nº 9.394/1996, e garantindo que os conteúdos relativos à história, cultura e contribuições dos povos afro-brasileiros, indígenas e quilombolas sejam abordados de maneira apropriada e integral nos currículos escolares.
De acordo com o documento, as escolas terão que reorganizar suas propostas pedagógicas

COOBMA participa do II Seminário de Mobilidade Urbana em Brasília.

 

Evento Enfatiza Gestão de Dados para Melhorias no Transporte Público.


Brasília, 7 de maio de 2024 - A COOBMA participou do II Seminário de Mobilidade Urbana em Brasília, centrado no tema "Gestão de Dados em Mobilidade Urbana". O evento reuniu especialistas, autoridades governamentais e representantes do setor para discutir desafios e oportunidades na gestão inteligente da mobilidade nas cidades.


O seminário contou com a participação do Ministério das Cidades, Ministério da Saúde, IPEA, FIOCRUZ, FNP, ITDP Brasil e NTU, evidenciando a amplitude e relevância das discussões. Representantes de diversos setores, incluindo órgãos governamentais, instituições de pesquisa e organizações da sociedade civil, participaram ativamente das mesas redondas e debates.


Temas como coleta e análise de dados, integração de sistemas de informação e uso de tecnologias emergentes foram amplamente discutidos, demonstrando a necessidade de colaboração para enfrentar os desafios urbanos de forma integrada.


O evento proporcionou um espaço para compartilhamento de conhecimentos, fortalecendo o diálogo e contribuindo para avanços na mobilidade urbana em todo o Brasil.