Final do Baianão terá VAR

O uso do árbitro de vídeo (VAR) nas partidas da final contarão com o auxílio do Árbitro de Vídeo (VAR). Na última terça-feira (13) na sede da Federação Bahiana de Futebol, os dirigentes dos dez times que vão compor o Campeonato baiano,  juntamente com os representantes da FBF se reuniram para definir o formato da competição.

A CBF disponibilizou apenas 13 datas para os estaduais do nordeste, sendo assim por unanimidade foi decidido que a primeira fase será por pontos corridos, seguidas de semifinais e final com a realização de dois jogos.

As dez equipes participantes e que irão compor o mesmo grupo de número 1 na fase de classificação são:

– Esporte Clube Vitória,

– Esporte Clube Bahia,

– Sociedade Desportiva Juazeirense,

– Fluminense de Feira Futebol Clube,

– Jacobina Esporte Clube,

– Esporte Clube Jacuipense,

– ECPP Vitória da Conquista,

– Associação Desportiva Bahia de Feira,

– Associação Desportiva Jequié

– Alagoinhas Atlético Clube

Com o sistema de pontos corridos, os times se enfrentarão apenas um jogo, e os quatro primeiros colocados seguirão para etapa seguinte, a semifinal.

Na semifinal os quatro times darão origem a dois novos grupos.No grupo 2 ficarão o 1º colocado e o 4º colocado da primeira fase. O grupo 3 terá o 2º e 3º colocados.

Em jogos de ida e volta, os mandos de campo os jogos de volta serão das equipes melhores colocadas na primeira fase. Tendo empate em número de pontos ganhos e saldo de gols, as vagas na final serão definidas através de pênaltis.

Segundo a FBF, o sistema não poderá ser utilizado em outras partidas por conta da necessidade de estruturação de algumas praças esportivas do estado.

Somente uma equipe será rebaixada para a segunda divisão do estadual, a que tiver a pior campanha na primeira fase.

A vaga para a Copa do Nordeste de 2020 fica com o campeão do Baianão 2019.

A segunda vaga fica com o clube melhor classificado no ranking nacional de clubes divulgado pela CBF no final da temporada 2019.

E a terceira vaga, da Pré-Copa do Nordeste, será o segundo colocado no ranking nacional.

Agora as vagas da Copa do Brasil ficarão com o campeão, o vice-campeão e o 3º colocado do estadual do próximo ano.

O Campeonato Baiano também dará duas vagas para a Série D aos clubes melhores colocados da competição, desde que não sejam integrantes de outras séries do Campeonato Brasileiro.

A terceira vaga na Quarta Divisão nacional será do campeão da Copa Governador do Estado.

As diretorias das equipes do Bahia de Feira, Jequié, Vitória da Conquista e Fluminense de Feira solicitaram para que aos domingos, suas partidas como mandante que não forem transmitidas pela TV aconteçam pela manhã, às 10:00 horas.

Haverá uma nova reunião entre os clubes e a FBF, sem data prevista para divulgar o regulamento e a tabela do Campeonato Baiano 2019.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *