texto rotativo

Vende-se dois terrenos no loteamento Sol Nascente. Área de 360 metros quadrados ou individual 8X20. Contato 73 9 8816-0375

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

 


 


domingo, 18 de maio de 2025

Fundação José Silveira reforça mobilização nacional contra a violência infantojuvenil


No mês de maio, quando o Brasil intensifica a mobilização contra o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes, a Fundação José Silveira (FJS) reforça seu compromisso com a proteção da infância e juventude. A Instituição compõe o movimento nacional Faça Bonito, campanha que visa sensibilizar e mobilizar a sociedade na prevenção e no combate à violência infantojuvenil. Nesse contexto, criou o Núcleo Acolher Crianças e Adolescentes, resultado do trabalho iniciado em 2023, com ações de amplo impacto social voltadas ao acolhimento e enfrentamento da violência contra menores.


“Fazer bonito é proteger a infância, criar espaços seguros e acolher com respeito. Com o Núcleo Acolher, reafirmamos nosso compromisso de cuidar da saúde com os olhos voltados para a proteção da infância. Esse trabalho começa por nós: em nossas unidades, nos atendimentos, nas escutas e nos pequenos gestos do dia a dia”, afirma Leila Brito, gestora do Núcleo de Desenvolvimento Estratégico e Inovação da Fundação José Silveira.


_Referência no acolhimento e na escuta qualificada_


Esse compromisso tem sido fortalecido nas unidades assistenciais da FJS ao longo dos últimos anos, por meio da realização de workshops, capacitação de profissionais, desenvolvimento de pesquisas, além do atendimento psicoterapêutico no município de Jequié, no sudoeste baiano. A criação do Núcleo reforça ainda mais essa atuação, reafirmando a dedicação da Instituição em aprimorar práticas de acolhimento capazes de impactar positivamente toda a rede.


A nova estrutura também reforça parcerias estratégicas, como a atuação conjunta com o Ministério Público do Estado da Bahia. "Seguimos fortalecendo políticas de promoção da saúde, articulando redes, promovendo capacitação técnica e construindo, juntos, uma rede de acolhimento cada vez mais eficaz", conclui Leila.

Empreendedorismo Sustentável é tema de palestra promovida pela CDL em Jequié

 



Dia 29 de maio, a CDL Jequié reúne empresários, gestores públicos, estudantes e cidadãos em torno de um tema que deixou de ser tendência para se tornar requisito de competitividade: sustentabilidade. O encontro — totalmente gratuito — acontece às 19 h, no Edifício Três Marias, e promete responder a uma pergunta crucial: como alinhar lucro e responsabilidade socioambiental.

1 Palestra: Conformidade ambiental não é custo; é vantagem estratégica. Será ministrada por Geane Silva, da FIEB: Engenheira Ambiental  e de segurança do trabalho, Mestrada em gestão de recursos hídricos.  

2 Palestra: Construindo uma Cidade Sustentável, será ministrada por Luan Ferreira, diretor de expansão da Energreener. 

O segundo bloco do evento amplia o olhar: de dentro da empresa para o espaço urbano. Jequié pode — e deve — adotar iniciativas que muitas metrópoles já incorporaram:

Energia renovável compartilhada, permitindo que residências e pequenos negócios reduzam até 20 % na conta de luz sem investimento inicial — solução que será detalhada durante o encontro.

sexta-feira, 16 de maio de 2025

Mércia Moura Ribeiro recebe Titulo de Cidadania Jequieense das mãos do vereador Ramon Fernandes




"A Câmara Municipal homenageia uma mulher que tem dado, ao longo do tempo, grandes contribuições a nossa cidade. E não é só isso. Com gestos concretos, ela sempre demonstrou um imenso amor a esta terra", as declarações são do vereador Ramon Fernandes, autor do Projeto de Decreto Legislativo para a outorga de Titulo de Cidadã Jequieense a Mércia Moura Ribeiro.

A solene de entrega da honraria foi nesta quinta-feira, dia 15 de maio de 2025, em sessão conduzida pelo presidente da Casa, Emanuel Campos Silva (Tinho), a qual foi bastante representativa com a presença de autoridades políticas, representantes de órgãos públicos e de diversas entidades de classe, além de familiares e muitos outros convidados.

"Essa mulher de fibra, empresária bem-sucedida e grande fonte de inspiração, é merecedora de todos os reconhecimentos públicos", frisou o vereador Ramon que, em seu discurso, enfatizou a forte presença de Mércia Moura no dia a dia da cidade. "Ela fez de Jequié o seu lar e, mais ainda, fez dessa cidade o seu propósito de vida", destacou.

Segundo o vereador, quem convive mais de perto com Mércia, sabe de sua força, integridade e elegância no ato do servir.

Mércia nasceu na cidade de Mutuípe, sendo filha de Deusdete Souza Ribeiro e de dona Dalva Moura Ribeiro, tendo chegado a Jequié ainda jovem.

A loja de moda feminina Nubes Moda foi sua primeira escola prática. Ali nasceram os primeiros traços da grande empresária que viria a se revelar. Sempre inquieta, determinada e visionária, ela ousou. Ampliou os horizontes da família e fundou a fábrica de fardamentos Yen, rompendo barreiras e firmando-se como importante liderança.

Nesse período, ela se tornou a primeira mulher a presidir a Associação Comercial e Industrial de Jequié - um marco de coragem, competência e pioneirismo.

No início dos anos 2000, percebeu que Jequié precisava de algo mais: precisava de sabor, afeto e acolhimento à mesa. Nascia, então, o restaurante “Sabores da Terra”, em parceria com sua mãe, dona Dalva. E ali, mais do que refeições, surgiam memórias. A cada prato servido, um pedaço de carinho. A cada tempero, um gesto de cuidado.

Mas o que era restaurante virou referência. O que era um pequeno empreendimento tornou-se grande, respeitado, admirado, conforme observou Ramon Fernandes.

Na sequência surgiu o Buffet Mércia Moura, levando sabor e sofisticação para casamentos, formaturas, festas e eventos corporativos aqui e fora da cidade. Sempre foi assim: Onde havia celebração, havia a marca de Mércia. Hoje, esse legado ganha nova dimensão com o Grupo Gestão Gastronômica Mércia Moura - o 2G2M.

"Uma empresa que não só alimenta com qualidade, que serve com excelência, como também emprega, movimenta a economia e honra esta cidade que lhe acolheu como filha", afirmou o vereador.

O discurso de Mércia foi marcado pela emoção e muitos agradecimentos a cidade que lhe abraçou com tanto com carinho.

A Mesa de Honra foi composta pelos vereadores Emanuel Campos Silva e Ramon Fernandes; o Deputado Estadual Euclides Fernandes; Deusdete Ribeiro, pai da homenageada; Rita Rodrigues, do Colegiado Territorial do Médio Rio das Contas, além de Mércia Moura Ribeiro.

Estiveram presentes os vereadores: Tinho, Ramon Fernandes, Professora Cida, Aroldo Brito, Matheus Budega, Gutinha, Soldado Gilvan, Robson Machado, Colorido, Helder da Agrorural, Bui Bulhões e Marcos do Ovo.

quinta-feira, 15 de maio de 2025

Futuros médicos de Jequié têm primeira avaliação prática de 2025

_Exame que analisa atendimento clínico dos alunos da UnexMED aconteceu nesta terça e quarta-feira, 13 e14 de maio, das 17h às 22h_



O Exame Clínico Objetivo Estruturado (OSCE), através da aplicação prática das disciplinas de habilidades médicas, avalia o desempenho e as manobras semiológicas dos alunos durante a anamnese, o exame físico e o acolhimento, em todos os 12 semestres do curso de Medicina.

Na UnexMED, a comunicação médica começa no primeiro semestre

A comunicação médica, aprendizado que objetiva transformar o estudante em um médico humanizado, começa desde o primeiro semestre. A partir da propedêutica, dos ensinamentos introdutórios das disciplinas, nas áreas humana e científica, o aluno começa a fazer a avaliação médica. 

De acordo com a nutricionista Adriana Nascimento, aluna de segunda graduação da UnexMED Jequié, o OSCE faz parte da rotina diária dos alunos. “Estou me preparando desde o início do curso. A gente faz propedêutica quase todos os dias; são essas aulas práticas que nos habilitam para fazer o exame com mais tranquilidade”, resume.

As principais especialidades médicas são representadas durante o OSCE

A dinâmica do OSCE é milimetricamente cronometrada: o estudante só tem quatro minutos para fazer o atendimento em cada uma das estações previamente definidas: Clínica Médica, Pediatria, Cirurgia Geral, Saúde Mental, Ginecologia e Obstetrícia. Ao término de cada consulta, o professor tem um minuto para avaliar o desempenho do aluno.

Atores interpretam pacientes com um script pré-definido: as queixas são relatadas, como se os alunos já fossem formados. O objetivo é prepara-los para vivenciarem uma prática médica humanizada.

Para o coordenador da UnexMED Jequié, Dr. Radmesse Britto, “os desafios implementados pelo OSCE sempre serão bem-vindos. Eles precisam acontecer para que o corpo docente da UnexMED Jequié possa, a cada ano, aperfeiçoar o desempenho dos estudantes. Nosso objetivo é formar médicos, que consigam atender com excelência, em qualquer lugar do mundo”, finaliza.

quarta-feira, 14 de maio de 2025

”Correria de Jerônimo obrigou ACM Neto a largar o ar-condicionado”, afirma presidente do PT Bahia

Presidente do Partido dos Trabalhadores da Bahia, Éden Valadares afirmou que o intenso ritmo de trabalho do governador Jerônimo Rodrigues tem motivado o ex-prefeito de Salvador, ACM Neto, que perdeu a eleição ao Governo do Estado para o petista, a tentar sair do seu “isolamento e distanciamento” da vida pública e política com vistas ao pleito de 2026. Em entrevista à rádio Mix FM, Éden disse que, embora não escale time adversário, tem dúvidas se ACM Neto será ou não candidato, devido às próprias hesitações do grupo político do ex-prefeito.

“Jerônimo surpreende o povo baiano e surpreende, inclusive, a nós, dirigentes do PT, com seu volume de trabalho, sua dedicação. A gente que já chamava o governador Rui Costa de correria estamos surpresos, positivamente surpresos, porque o governador Jerônimo é mais correria ainda. Em pouco tempo de governo, em menos de dois anos, já visitou mais de trezentos municípios. É um cara que não tem sábado, não tem domingo, não tem dia, não tem noite. Está no gabinete trabalhando, sobretudo, na rua, fazendo entrega, vistoria, entregando boas notícias para o povo da Bahia”, declarou o dirigente estadual.

 “Esse volume de viagem do governador, esse volume de entrega de Jerônimo de boas notícias, o seu volume de trabalho, a correria de Jerônimo já abrigou a ACM a sair do ar condicionado, a sair do escritório. Ele fez visita a duas cidades nas últimas, uma no Litoral Sul e outra em Santo Antônio de Jesus. Então, se sentiu obrigado a largar um pouquinho do ar-condicionado e ir para estrada”, concluiu Éden.

Conquista: Lavagem do Beco volta às ruas em defesa da diversidade e do combate à intolerância em memória de Mãe Dió

 

Em uma data marcada por memória e resistência — 13 de maio, Dia dos Pretos Velhos e da suposta abolição da escravatura no Brasil — foi anunciada oficialmente a retomada da Lavagem do Beco, tradicional celebração do povo de santo de Vitória da Conquista. O ato acontecerá no dia 9 de agosto, em memória de Mãe Dió, referência espiritual e guardiã desta tradição sagrada na cidade.

Neste ano, a Lavagem do Beco marca o início da programação da Marcha do Orgulho LGBTQIA+, que também será realizada no mesmo dia. A união entre o povo do axé e o movimento LGBTQIA+ representa um gesto potente de resistência coletiva e de afirmação da diversidade religiosa, étnica, de gênero e sexual em Vitória da  Conquista.

A Marcha levanta como principal bandeira em 2025 a criação da Delegacia Especializada de Combate ao Racismo e à Intolerância Religiosa (DECRIM) no município — uma demanda urgente frente aos crescentes episódios de violência motivada por racismo, intolerância religiosa e LGBTfobia. Vale lembrar que a LGBTfobia foi equiparada ao crime de racismo pelo Supremo Tribunal Federal (STF), o que reforça a importância da criação da DECRIM como instrumento estratégico de proteção, agilidade na justiça e garantia de direitos para a população negra e LGBTQIA+ de Vitória da Conquista e região.

A concentração da Lavagem do Beco será a partir das 8h da manhã, na Praça Nove de Novembro, com saída em cortejo da tradicional Barraca de Acarajé de Mãe Dió, até o ponto de encontro da Marcha, na Praça da Normal. A programação completa será divulgada em breve.

A mobilização é conduzida por diversas lideranças religiosas e sociais, entre elas Anderson Rocha, coordenador da Marcha do Orgulho LGBTQIA+; a Ialorixá Thalia Assis, vice-presidente da Comissão de Combate à Intolerância Religiosa da OAB – Subseção de Vitória da Conquista; Pai Loro, do Terreiro Ìlé Alaketú Asé Omi T’Ogun; e o babalorixá Pai Cely, figura histórica dos antigos carnavais conquistenses. Também estão à frente da mobilização a família de Mãe Dió, a Rede Caminhos dos Búzios e inúmeras lideranças de terreiros, casas e filhos de santo, que se unem pela valorização e fortalecimento do povo de axé na cidade e região.

A ação tem o apoio do Portal Cubo e da Agência Heromax, responsáveis pela comunicação do evento. O objetivo não é apenas resgatar uma tradição histórica de Vitória da Conquista, mas também reivindicar respeito, visibilidade e políticas públicas para as comunidades tradicionais de matriz africana, a população negra e LGBTQIA+.

Neste 13 de maio, data simbólica e carregada de ancestralidade, a retomada da Lavagem do Beco reafirma que a luta por liberdade, justiça e respeito ainda não acabou — e que a força do axé segue viva, unida e em movimento.


CUMPRIMENTO DE MANDADO DE PRISÃO DEFINITIVA



Na manhã desta segunda-feira (13/05/2025), a Polícia Civil da Bahia, por meio da Delegacia Especializada de Atendimento a Mulher de Jequié cumpriu mandado de prisão definitiva de número 2000437-25.2021.8.05.0141.01.0002-01 em desfavor do nacional A.L.M.M. 

A equipe da DEAM encontrava-se em diligência para fins de identificação e qualificação do suspeito, pela prática do crime previsto no art. 217-A, CP. 

Ao localizar e identificar o homem, verificou-se, mediante pesquisa no BNMP, a existência de decisão judicial já transitada em julgado, determinando a prisão do indivíduo a 08 anos e 10 meses, pelo mesmo delito, qual seja, o de estupro de vulnerável. Dessa forma, foi dada voz de prisão pela equipe de policiais. 

O mandado foi formalmente cumprido, foi realizado o registro da ocorrência número 356624/2025, com a devida comunicação ao poder judiciário, expedição da guia de lesão corporal, além de ofício de encaminhamento para a audiência de custódia e o suspeito conduzido para a 1ª Delegacia Territorial de Jequié, onde ficará custodiado e a disposição da justiça.

A Polícia Civil da Bahia reafirma seu compromisso com a localização e prisão de foragidos da justiça, fortalecendo a atuação no combate à criminalidade e contribuindo com a manutenção da ordem pública.


*FONTE: DEAM/JEQUIÉ*

terça-feira, 13 de maio de 2025

IPREJ: Novas regras para aposentadoria


 A APLB-Sindicato, em parceria com o IPREJ, convida todos/as os/as trabalhadores/as da educação municipal para uma importante discussão sobre as novas regras para aposentadoria após as mudanças na lei.

Esse é um momento decisivo para o futuro dos professores e professoras, e requer a participação de todos/as!

Data: 17 de maio de 2025 (sábado)

Horário: 8h30

Local: Câmara Municipal de Jequié


Contamos com sua presença!

Patrick Lopes garante mais de R$ 70 milhões para melhorias no abastecimento de água em Ipiaú e Ibirataia



O deputado estadual Patrick Lopes tem se destacado na luta pela melhoria do abastecimento de água nos municípios de Ipiaú e Ibirataia. Por meio de articulações políticas e parcerias estratégicas, o parlamentar assegurou investimentos históricos para a região, garantindo mais qualidade de vida para milhares de famílias.

Em outubro de 2023, um passo importante foi dado com a inclusão de mais de R$ 30 milhões no orçamento da Embasa, destinados à ampliação da capacidade de abastecimento hídrico dos dois municípios. Deste montante, R$ 13 milhões já foram executados, trazendo resultados práticos para a população.

Além disso, outros R$ 30 milhões estão em andamento por meio de recursos do Governo do Estado, resultado do compromisso e do diálogo constante entre o deputado Patrick Lopes e o governador Jerônimo Rodrigues. Somando forças, também foi anunciada a destinação de mais R$ 30 milhões via Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal, com apoio direto do Ministro Rui Costa.

O deputado ressalta que a busca por soluções efetivas para o problema da escassez de água na região é uma luta constante. "Sempre estivemos ao lado da população de Ipiaú e Ibirataia, buscando investimentos e garantindo que as demandas fossem ouvidas pelas esferas estadual e federal. Graças ao apoio do Governador Jerônimo e do Ministro Rui Costa, estamos avançando de maneira significativa", afirmou Patrick Lopes.

Esses recursos permitirão a execução de obras de infraestrutura hídrica que ampliarão o alcance e a eficiência do abastecimento, garantindo que a água chegue às torneiras de milhares de famílias de maneira contínua e de qualidade.

A atuação do Deputado Patrick Lopes reafirma seu compromisso com o desenvolvimento regional e a melhoria da qualidade de vida da população do interior baiano, mostrando que a política pode e deve estar a serviço das necessidades reais da comunidade.

Atualização #25: Corpo de homem é encontrado amarrado e crivado de balas no loteamento Santa Luz



Segundo informações de comunicadores de Jequié, na manhã desta segunda-feira, 12 de maio, o corpo de um homem foi encontrado no loteamento Santa Luz, em circunstâncias que chocaram a comunidade local. A vítima estava amarrada e apresentava múltiplas perfurações por disparos de arma de fogo.


Moradores da região acionaram a polícia após localizarem o corpo em uma área de difícil acesso. Equipes das Polícias Militar e Civil estiveram no local para realizar os primeiros levantamentos e isolar a área para a perícia técnica.

Ainda não há informações sobre a identidade da vítima nem sobre a motivação do crime. O caso será investigado pela Delegacia Territorial da cidade.

Atualização #24: Gabriel Caleb Souza executado no Caranguejo


Foto montagem/ Cacá Santana e Wellington Ferreira

Mais um corpo foi encontrado na manhã desta última segunda-feira (12) em Jequié, desta vez no bairro Mandacaru, na localidade conhecida como Caranguejo.

O jovem identificado como Gabriel Caleb Souza, (15 anos), estava com várias perfurações de balas. Os pais estavam a procura de Gabriel, que saiu montado em um cavalo dias antes.

Segundo informações do Blog Noticias de Jequié, existem indícios de que a vítima tenha sido executada pelo tribunal do crime.

O delegado Dr. Alef Augusto esteve no local e iniciou as investigações e o corpo foi removido ao Instituto Médico Legal (IML), de Jequié, para procedimentos periciais e posteriormente será liberado para sepultamento.


O trabalho da polícia não para. Equipes da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO) Bahia e das Polícias Militar e Civil alcançaram o líder de uma facção na manhã desta última sexta-feira (9). O traficante, que fugiu do presídio de Jequié em 2023, entrou em confronto com as Forças da Segurança, acabou ferido, chegou a ser socorrido, mas não resistiu.

O criminoso é mais dois comparsas foram interceptados no bairro do Imbuí, em Salvador. Durante tentativa do cumprimento de mandado, o trio atacou os policiais com disparos de arma de fogo.

Além do líder da organização criminosa que acabou não resistindo ao confronto, outro integrante da facção acabou preso e o terceiro componente do bando conseguiu escapar e está sendo procurado.

Com o trio foram apreendidos pistolas, carregadores e munições. Em 2025, ações de inteligência resultaram na localização de 22 líderes de facções.

Fonte: Ascom | Alberto Maraux





Atualização #23: Betão morre esfaqueado no CEAVIG 
Recebemos informações que houve mais um homicídio em Jequié. Mais um corpo estendido, perfurado por arma branca na região do pescoço. O crime aconteceu no Centro de Abastecimento Vicente Grillo-Ceavig. O fato já foi comunicado à polícia, que logo estará fazendo o levantamento cadavérico. A vítima conhecida por Betão, Gilberto Oliveira Santos, 48 anos. 

Atualização #22: Bruno Doca foi assassinado com dezenas de tiros 


Segundo informações do radialista Marcos Cangussu, um novo crime chocou a população de Jequié na noite desta sexta-feira (09). Bruno Doca foi assassinado com dezenas de tiros em um bar no bairro Mandacaru, região do Caranguejo. A vítima não teve chance de fugir. O crime ocorreu por volta das 20h, quando os criminosos chegaram ao bar e começaram a disparar contra Bruno Doca. Ele foi atingido por várias rajadas de tiros e morreu no local.

Este é o terceiro homicídio registrado no mês de maio em Jequié. A violência na cidade está aumentando e preocupa os moradores. A polícia Civil investiga o crime e busca identificar os responsáveis. Bruno Doca havia sido preso várias vezes, incluindo no mês passado por tráfico de drogas. A polícia acredita que o crime pode estar relacionado à atividade criminosa da vítima.

O corpo de Bruno Doca foi removido pelo Instituto Médico Legal de Jequié para o procedimento de perícia. A polícia Civil continua investigando o crime e busca testemunhas que possam fornecer informações sobre os assassinos.

A cronologia dos crimes.

Apenas um dia antes, Gabriel Ribeiro Santos havia sido assassinado próximo a uma creche no Residencial Beira Rio.
Atualização #21: Jequié contabiliza dois homicídios em maio


Mês de maio já contabiliza dois homicídios. Apesar de todo aparato policial que está na cidade de Jequié, não é o suficiente para intimidar a ação do crime organizado. Na manhã desta quinta-feira, 08.05.2025,um jovem de prenome Gabriel, foi alvejado com seis tiros no Residencial Beira Rio no Bairro da Cidade Nova, próximo a uma Creche. Segundo informações do radialista Cacá Santana, a vítima usava uma tornozeleira.  

Atualização #20: Após 40 dias de trégua, um novo homicídio em Jequié

Informações colhidas no site Notícias de Jequié e Alerta Jequié

Segundo informações de portais de notícias de Jequié, na noite desta sexta-feira (02/05), Jequié voltou a registrar um caso de homicídio após mais de 40 dias de relativa tranquilidade. O crime ocorreu no Residencial Mandacaru, onde Carlos Almeida foi surpreendido por criminosos e atingido por diversos disparos de arma de fogo.

De acordo com as primeiras informações, a vítima não teve chance de reação e morreu ainda no local. A Polícia Militar foi acionada e isolou a área até a chegada da equipe do Departamento de Polícia Técnica (DPT), que realizou o levantamento cadavérico.

Ainda não há informações sobre a motivação do crime, e nenhum suspeito foi preso até o momento. A Delegacia Territorial de Jequié investiga o caso.

A população do residencial está abalada com o ocorrido, e moradores pedem mais segurança na região.

Atualização #19: Jequié comemora 33 dias sem homicídios


Isto mesmo, forças policiais estão comemorando em Jequié, o intervalo de 33 dias sem CVLI- Crimes Violentos Letais Intencionais, sigla do Anuário de Segurança Pública, que calcula o número de homicídios no País. Jequié é uma das cidades mais violentas do Brasil.
Mas, o investimento em táticas policiais de inteligência vem contribuindo para que os índices caiam nestes últimos 33 dias. Segundo informações, aconteceu um significativa redução de crimes violentos em fevereiro de 2025, uma queda de 36,5%, Já em março, houve mais uma queda nas redução, foi de 32,5%. Abril, até agora, segue sem nenhum registro de assassinato no município de Jequié.

O secretário estadual da Casa Civil da Bahia Afonso Florêncio em entrevista ao radialista Márcio Lima no último dia 12 de abril, disse que tem muito a ser feito na Segurança Pública da Bahia, "Mas, já temos obtido resultados, essa interiorização, este "desmembramento", das forças policiais, permite ter equipe local, sediada com planejamento cada vez mais próximo da demanda de ação policial", salientou.

Durante reunião na cidade de Jequié, no dia 11, com grupo de empresários, entre outros representantes da sociedade civil, o Governo do Estado anunciou que enviará, até o final deste mês de abril, para a Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), a proposta de criação do Comando de Policiamento Regional (CPR) do Médio Rio de Contas.
A sede do novo CPR da Polícia Militar ficará na cidade de Jequié. Novas unidades, entre elas uma RONDESP, serão criadas para ampliar as ações preventivas e de repressão qualificada na região.
O secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner, comentou também sobre o estudo para instalação de uma Delegacia de Homicídios em Jequié, promovendo mais celeridade na identificação e captura dos autores de crimes graves contra a vida.
“Implantamos a Operação Hórus na região do Médio Rio de Contas, ampliamos a utilização do vetor aéreo, descentralizamos os equipamentos de inteligência e iniciamos, junto à Polícia Federal, o processo para a instalação da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO/Jequié)”, destacou Werner.
Acrescentou ainda que 14 municípios da região não registraram mortes violentas em 2025. “Continuamos trabalhando com integração e inteligência, de forma incansável, contra as organizações criminosa. Não daremos trégua para as facções”, completou o secretário. 


Atualização #18: Jovem de prenome Lima assassinado no KM III

Sem muitos dados, mais um homicídio foi registrado na cidade de Jequié, na noite desta sexta-feira, 21 de março de 2025. A vítima, um jovem de 17 anos, de prenome Lima, foi encontrada sem sinais vitais em frente a um estabelecimento na Rua Bolívar Reis, km3.

De acordo com informações de populares, os autores do crime estavam a pé e fugiram em direção ao matagal. A Polícia Militar da Bahia foi acionada via CICOM e enviou uma equipe do 19º Batalhão para fazer a proteção do local e averiguar a ocorrência.

O Departamento de Polícia Técnica (DPT), esteve no local, realizando levantamento cadavérico e encaminhou o corpo para o Instituto Médico Legal de Jequié.

O homicídio será investigado pela Delegacia Territorial