Vacinação contra a raiva animal até dia 30 março em Jequié. Veja tabela!

foto: Zenilton Meira/arquivo BZM

A  Secretaria de Saúde, continua com a intensificação da vacinação de rotina contra a raiva animal, na Zona Urbana, e dará início ao atendimento na Zona Rural. Até agora, foram imunizados 2092 animais, somente no mês de fevereiro, e o município espera vacinar cerca de 300 animais por mês, mantendo a meta preconizada pelo Ministério da Saúde.

A raiva é transmitida do animal para o homem e apresenta uma alta taxa de mortalidade, chegando a alcançar quase 100% entre os animais. Os principais sintomas são o aparecimento repentino de uma agressividade no animal, salivação excessiva e paralisia. Para a vacinação, os animais devem ter mais de três meses de idade e não podem estar doentes, as fêmeas recém-paridas só podem ser vacinadas após 15 dias do resguardo. A vacinação é a única forma de quebrar a cadeia epidemiológica de transmissão, impedindo que o vírus alcance a população. No homem, a raiva é fatal.

Confira o cronograma de intensificação para vacinação canina e felina, na Zona Rural e Zona Urbana:

A diretora do Departamento de Vigilância Epidemiológica, Ila Carieli Almeida, destacou a atenção necessária aos animais que apresentarem mudança no comportamento.

“Quando um cão dócil, manso, começa a atacar todas as pessoas e a se esconder, pode estar com a doença. Outra coisa que devemos ficar atentos é que o cão e o gato raivosos rejeitam a alimentação e não atendem ao próprio dono. Portanto, solicitamos que os proprietários de animais de estimação procurem os locais de vacinação.”, destacou a diretora do Departamento de Vigilância Epidemiológica, Ila Carieli. fonte: Secom/PMJ

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *