texto rotativo

Vende-se dois terrenos no loteamento Sol Nascente. Área de 360 metros quadrados ou individual 8X20. Contato 73 9 8816-0375

Publicidade

Publicidade

Publicidade

sexta-feira, 11 de abril de 2025

“A gente precisa estar de mãos dadas”, diz Zé Cocá para Jerônimo Rodrigues

Foto: Daniela Pereira 

Chamou atenção da imprensa local o discurso do prefeito de Jequié, Zé Cocá (PP) direcionado ao governador Jerônimo Rodrigues (PT), nesta sexta-feira (11). Ao agradecer as obras inauguradas e autorizadas na cidade pelo petista, o prefeito afirmou que vai andar “de mãos dadas” com o governador.

“.Tenha certeza, governador, que estarei junto trabalhando e discutindo. Meu vice Flavinho e cada vereador aqui presente, Jequié precisa desenvolver, Jequié precisa crescer, Jequié e nossa região precisam avançar. E pra isso, governador,  a gente precisa estar de mãos dadas discutindo todos os pontos”, disse o pepista, durante discurso. 

Mesmo sem confirmar o desembarque na base do petista, o prefeito exaltou a recepção e o tratamento dado pelo governador Jerônimo Rodrigues e o secretário de Relações Institucionais, Adolpho Loyola, durante audiência realizada no Centro de Operações e Inteligência (COI).

“Quando eu estive em seu gabinete, e fui recebido muito bem pelo senhor e pelo secretário Loyola, o senhor olhou nos meus olhos e me chamou pra discutir Jequié. Naquele momento eu vi que não estávamos debatendo sobre migalhas para Jequié e sim sobre obras estruturantes para mudar a vida das pessoas”, disse.

Maratona de entregas

A declaração foi dada durante maratona de entregas do Governo do Estado na cidade. A agenda em Jequié continua na manhã de sábado (12), às 7h, com a inauguração do Colégio de Tempo Integral Luís Navarro de Brito e de unidades habitacionais no Condomínio Jequiezinho, no âmbito do programa estadual da habitação Minha Casa, Minha Vida (MCMV) Bahia.

Governo investirá mais de 80 milhões no Aeroporto de Jequié


 O governador Jerônimo Rodrigues jogou uma pá de cal no assunto novo aeroporto de Jequié. Em entrevista ao Pool de Rádios realizado em Jequié, nesta sexta-feira 11.04.2025, o chefe do executivo estadual informou (No vídeo entre 40 minutos e 50 minutos, junto com o Superintendente de Infraestrutura Saulo Pontes, que estará investindo R$ 80 milhões no Aeroporto Vicente Grillo, com obras de drenagens, recapeamento e alongamento da pista de pouso e decolagem.

quinta-feira, 10 de abril de 2025

Marcinho cobra recapeamento asfáltico das ruas do Amaralina

Adotar as devidas providências para realizar o recapeamento asfáltico das ruas do Amaralina foi solicitada, na Câmara Municipal, pelo vereador Marcinho. Da lista apresenta constam ruas como: 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9 e 10 que, apesar de terem sido asfaltadas tempos atrás, se encontram em estado avançado de deterioração devido às chuvas e à má qualidade do asfalto aplicado na época.

Segundo Marcinho, a situação atual dessas ruas está causando transtornos significativos para os moradores, pois dificulta a mobilidade e compromete a segurança de todos que transitam por ali.

“É imprescindível que se realize, com urgência, um novo recapeamento asfáltico de qualidade, garantindo a durabilidade e a resistência necessárias para suportar as condições climáticas da nossa região”, observa Marcinho.

Acrescenta que a urgência na tomada das providências necessárias é por conta das precariedades. “Se nada for feito agora, a situação tende a ficar insuportável”, finaliza. melhorar a infraestrutura do bairro Amaralina e proporcionar melhores condições de vida para seus moradores.




Governo do Estado apresenta oportunidades de negócios na Bahia para Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha

 

Encontro visa ampliar presença da Alemanha no Nordeste. Em junho deste ano, Salvador vai sediar Encontro Econômico Brasil-Alemanha


Articulações, intercâmbio de saberes econômicos e novas oportunidades de cooperação foram discutidos, nessa quarta-feira (9), entre o Governo do Estado e a Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha (AHK). O propósito do encontro foi ampliar a presença da Alemanha no Nordeste, na promoção de parcerias voltadas à transição energética e ao avanço tecnológico. O governo foi representado pelas secretarias de Desenvolvimento Econômico (SDE), de Turismo (Setur-Ba) e de Meio Ambiente, além da BahiaInveste. 

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Angelo Almeida, recepcionou a AHK e celebrou o estreitamento da relação. “As relações econômicas e institucionais entre a Bahia e a Alemanha vêm se intensificando de forma estratégica. A construção coletiva entre os órgãos beneficia o projeto de transição energética do estado, sobretudo no fornecimento de tecnologias e eficiência da indústria alemã. A ideia é gerar uma cooperação mútua e de longo prazo.”, afirmou. 



Durante a reunião,

quarta-feira, 9 de abril de 2025

Agenda do governador Jerônimo Rodrigues em Jequié



Desta quinta-feira (10) até domingo (13), o governador Jerônimo Rodrigues cumpre uma maratona de compromissos no interior da Bahia, com agendas nos municípios de Jequié, Dário Meira e Encruzilhada, para entregar e anunciar um pacote de obras e ações nas áreas de saúde, educação, infraestrutura e segurança pública.

Na quinta-feira (10), a partir das 14h30, Jerônimo estará em Jequié, cidade que será a base do governador ao longo da extensa programação. A agenda inclui a inauguração do novo laboratório de análises clínicas do Hospital Geral Prado Valadares, a entrega da ampliação com modernização do Colégio Estadual de Tempo Integral de Jequié, e uma visita às obras de requalificação do Centro de Abastecimento Vicente Grilo (CEAVIG).

Na sexta-feira (11), ainda em Jequié, a partir das 8h30, o governador entrega a pavimentação da BA-130, no trecho entre o Contorno e a Avenida César Borges, inaugura a sede da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos, e entrega ambulâncias e equipamentos para Unidades Básicas de Saúde. A agenda no município continua na manhã de sábado (12), às 7h, com a inauguração do Colégio de Tempo Integral Luís Navarro de Brito e de unidades habitacionais no Condomínio Jequiezinho, no âmbito do programa estadual da habitação Minha Casa, Minha Vida (MCMV) Bahia.

Ainda no sábado (12), às 14h, o governador estará no município de Dário Meira para inaugurar a nova sede do Colégio Estadual de Tempo Integral do município, entre outras ações. 

Já no domingo (13), em Encruzilhada, Jerônimo Rodrigues inicia a agenda às 9h. Serão entregues o Pelotão da Polícia Militar, a reforma do Campo Alternativo Jaime Alves Costa e a Feira Cobertura Avelina Martins de Almeida.

Euclides solicita novo centro de hemodiálise para Jequié

O deputado Euclides Fernandes (PT) solicitou ao governador Jerônimo Rodrigues e à secretária de Saúde da Bahia, Roberta Santana, que seja estudada a viabilidade de implantação de um novo centro de hemodiálise no município de Jequié, no intuito de ampliar a assistência e garantir atendimento digno aos pacientes renais crônicos da região.

O parlamentar explica, na indicação encaminhada através da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), que atende a uma indicação oriunda da Câmara de Vereadores do município de Jequié, de autoria do vereador Ramon Fernandes, na qual busca os esforços do Governo do Estado para implementação do centro de hemodiálise.

Euclides Fernandes destaca que o município de Jequié, polo regional do Médio Rio de Contas, atende a uma vasta população de municípios circunvizinhos e já enfrenta grande demanda por serviços de saúde de média e alta complexidade. “A oferta de serviços de hemodiálise é atualmente insuficiente para suprir a necessidade da população, levando a uma sobrecarga dos centros existentes, deslocamentos frequentes de pacientes para outras cidades e longas listas de espera”, escreveu o legislador, no documento.

Ele argumentou ainda que “o tratamento dialítico exige frequência constante, o que impacta diretamente na qualidade de vida dos pacientes, principalmente os mais vulneráveis socioeconomicamente”.

Por fim, o deputado reiterou o pedido de criação de um novo centro de hemodiálise em Jequié, que, segundo ele, proporcionará maior cobertura, melhor distribuição da demanda e, principalmente, mais acessibilidade e dignidade no atendimento aos pacientes renais crônicos da região. “Trata-se de medida essencial para garantir a saúde, promovendo dignidade para os que precisam e fortalecendo a rede de atenção especializada no interior do Estado da Bahia”, concluiu Euclides Fernandes.

A nossa equipe ficou sabendo que têm pacientes internados no Hospital Geral Prado Valadares (HGPV), para realizar o procedimento por falta de vaga no Centro de Hemodiálise em Jequié. Aguardando que um paciente "faleça", para sobrar a vaga. 

terça-feira, 8 de abril de 2025

Prefeito de Santana, Zé Raul, declara apoio ao governador Jerônimo Rodrigues


O prefeito de Santana, José Raul Alkmin Leão (MDB), conhecido como Zé Raul, declarou apoio ao governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), em encontro realizado na manhã desta terça-feira (8), em Salvador. A movimentação política foi articulada pelo deputado estadual Vitor Bonfim (PV), aliado de Jerônimo na Assembleia Legislativa.

Durante a reunião, o governador anunciou novos investimentos para o município de Santana, entre eles a entrega de equipamentos escolares, um ônibus escolar, uma ambulância zero quilômetro e equipamentos hospitalares.

Após o encontro, o prefeito Zé Raul agradeceu ao governador pelos investimentos e pela atenção às demandas do município. “Governador, nós vamos fazer por Santana o que Santana realmente merece. Vamos estar sempre juntos, de forma clara, com transparência. Eu sou um soldado para te ajudar no comando da nossa Bahia”, afirmou.

A adesão do prefeito ao grupo político do governador reforça a base aliada no Oeste baiano. Segundo o deputado Vitor Bonfim, o apoio é resultado de um diálogo contínuo e do esforço conjunto para garantir melhorias concretas para a população.

Bebê engasgou com leite materno em Feira de Santana e foi salvo por policial

 


Estudante de Medicina, o policial usou técnica de salvamento BLS

Arlindo Mascarenhas, policial rodoviário federal, estava no seu plantão em Feira de Santana, no sábado, 5 de abril, quando foi surpreendido por uma mãe segurando o seu filho de quatro meses, que engasgou durante a amamentação.

Ao identificar a gravidade da situação, o policial, que também é estudante de Medicina, aplicou a manobra de desobstrução das vias aéreas em lactantes. O bebê só voltou a respirar normalmente depois da rapidez e eficiência com que a técnica foi aplicada. Assim que finalizou os primeiros socorros, Mascarenhas encaminhou mãe e filho ao hospital. Eles passam bem.

Série de cursos sobre Suporte Básico de Vida  da Unex entra em sua 2ª temporada

Muitas vezes, a única opção de salvamento em situações de emergência passa pelos primeiros socorros. Por entender essa importância, a Faculdade de Excelência UnexMED Jequié dará continuidade ao curso de Suporte Básico de Vida (BLS). O objetivo é preparar tecnicamente todos os alunos do curso para situações de urgência e emergência e ensiná-los a agir com rapidez em situações críticas.

Para a enfermeira Ivana de Eça, professora da instituição, “participar do curso para instrutora de BLS da AHA promovido pela UnexMED foi uma experiência enriquecedora, tanto do ponto de vista técnico quanto pedagógico. Como enfermeira e professora, reconheço a importância de estarmos sempre atualizados com as melhores práticas em suporte básico de vida e, mais do que isso, preparados para ensinar com segurança e didática. Estou muito inspirada em continuar contribuindo com a formação de profissionais mais preparados para situações críticas”, declara.

As temporadas dos cursos Suporte Básico de Vida para os estudantes de Medicina da UnexMED Jequié vão acontecer nos sábados, 12 e 26 de março e 25 de maio, na sede da unidade, no bairro de São Judas Tadeu, em Jequié. Todas as alunas e todos os alunos receberão certificação internacional da American Heart Association (AHA).

Governo lança Edital de Inscrição do Partiu Estágio para 5,5 mil vagas

 

Prazo de inscrição no Programa começa nesta quinta-feira (03) e vai até o dia 2 de maio

_


A Secretaria da Administração do Estado (Saeb) publicou, nesta quinta-feira (3), o Edital de Inscrição do Partiu Estágio nº 01/2025, para o preenchimento de 5.504 vagas destinadas a estudantes universitários na Administração Pública Estadual (direta e indireta). O programa oferece bolsa de R$ 607,00, auxílio-transporte. O prazo de inscrição começa dia 3 deste mês e vai até 2 de maio. Clique aqui e confira todas as regras do Edital.


Podem participar estudantes de nível superior, com idade mínima de 16 anos e que já tenham concluído 50% do curso, em uma instituição de ensino com sede na Bahia. Os candidatos também precisam residir no Estado e estar matriculados de forma regular em um curso de graduação, que pode ser presencial, semipresencial ou na modalidade de Ensino a Distância (EAD).

segunda-feira, 7 de abril de 2025

Abril Verde: Um Chamado à Consciência e Justiça na Segurança do Trabalho

Quando um patrão corta custos com segurança assume o risco de matar,
dispara especialista Emílio Fraga

Cerca de 500 mil acidentes de trabalho e 2,8 mil mortes evidenciam descaso com a segurança do trabalhador

O Abril Verde não é apenas momento simbólico, mas um alerta urgente diante de números chocantes: em 2023, o Brasil registrou cerca de 500 mil acidentes de trabalho, com mais de 2,8 mil mortes, segundo o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Casos como o da tragédia de Brumadinho em 2019, onde 270 pessoas morreram devido a negligência em barragens, ou o incêndio na Boa Vista Confecções em 2023, que matou 10 costureiras em São Paulo por falta de saídas de emergência, mostram o custo humano da omissão. "A maioria dessas mortes poderia ser evitada com fiscalização rigorosa e punição exemplar", afirma Emílio Fraga, especialista em direito do trabalho com ênfase em acidentes laborais. "Quando um patrão corta custos com segurança assume o risco de matar", dispara Fraga. Empresas que investem em prevenção, como a Vale (pós-Brumadinho), que destinou R$ 127 bilhões a reparações e programas de segurança, provam que mudar é possível – e obrigatório.  

A Justiça tem sido implacável: em 2024,