Tânia Britto entrega Lavanderia Comunitária no KM IV


Lavandeiria (4)
Lavandeiria (25)
A Lavanderia Comunitária Francisco Pereira dos Santos no Km 04 é um tradicional equipamento público de promoção à cidadania e ao incremento da renda familiar de muitas famílias. Mas o espaço passou oito anos sem funcionamento. Agora, a Prefeitura de Jequié promoveu uma reforma completa na lavanderia que conta com doze estações de lavagem e cinco para passar roupas, além de quatro banheiros.
A entrega à comunidade aconteceu nesta quarta-feira, 12. Para a prefeita de Jequié, Tânia Britto, o esforço para reativar a lavanderia, assim como outros equipamentos públicos do município, será compensado pelo bem-estar de muitas famílias que dependem deste espaço. “Assim como a lavanderia, a gestão municipal está empenhada em colocar para funcionar outros espaços que estavam parados, como o Restaurante Popular, as Velas Socioculturais, entre outros, usados para a geração de emprego, renda e capacitação profissional”, explica.
A líder comunitária Claudia Ferreira Santos cita as dificuldades enfrentadas pelas moradoras da parte mais alta do bairro Km 04. “A reabertura de nossa lavanderia é um sonho realizado. É muito difícil para nós moradores descer ao Rio das Contas para lavar roupa em época de falta de água. Aqui na lavanderia sempre tem água e os benefícios são muitos: além de termos um local próximo de casa para lavar as roupas, temos também algo que pode até gerar renda para ajudar em casa”, exemplifica.
Aos 59 anos, Vera Lucia Santos é umas das primeiras lavadeiras da localidade e no passado já utilizou por diversas vezes a lavanderia. Ela parabeniza a gestão municipal pela reabertura da Lavanderia: “Quero parabenizar a Prefeitura por nos dar esse presente há tempo sonhados por nós. Eu que já fui Lavadeira aqui no início sei o quanto esse espaço já foi útil para mim e minha família”.
A secretária de Desenvolvimento Social, Magali Chaves, ressalta a importância da reabertura da Lavanderia: “Essa lavanderia foi construída na época do então prefeito, hoje Deputado Federal, Roberto Britto. De lá para cá, o espaço passou por uma reforma em 2008 e, após algum tempo, o prédio foi violado, depredado. Hoje, após essa ampla reforma, a Lavanderia está sendo entregue à comunidade do Km 04, Km 03, Vila Esperança e comunidades circunvizinhas”.
Além da prefeita Tânia Britto e da secretária Magali Chaves, também estiveram presentes na cerimônia de entrega da Lavanderia Comunitária Francisco Pereira dos Santos os Vereadores João Cunha, Soldado Gilvan, Colorido e Dorival Junior, secretários e diretores da prefeitura, o vice-presidente da Associação do Bairro Km 04, Sandro Márcio Silva, o Marrom, os líderes comunitários Jeová de Jesus e Cláudia Ferreira Santos e a comunidade local.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *