Foram notificados 35.972 casos de dengue no Estado. De acordo com dados da Divep, até a primeira semana de dezembro, correspondendo a um aumento de 162% em relação ao mesmo período de 2007, que foi de 13.685. Em relação a formas graves da doença, foram confirmados 234 casos e 14 óbitos. Em Salvador, foram registrados 3.412 casos suspeitos de dengue, sendo 49 do tipo grave e dois óbitos.
Médicos e enfermeiros do Hospital Geral Prado Valadares e da rede conveniada ao SUS, participaram de uma atualização em diagnóstico e manejo clínico de paciente com dengue. O evento teve o apoio da diretoria de Vigilância Epidemiológica, da Secretaria da Saúde do Estado, contou com a participação da sanitarista Akemi Chastinet, da Divep e do Médico Infectologista Dr. Julio Guzmán da SMS de Ilhéus, Hospital Luiz Viana Filho e Universidade Estadual de Santa Cruz.
O diretor do HGPV, Gilmar Vasconcelos, afirma que a dengue constitui-se, hoje, em sério problema de saúde pública, especialmente nos países tropicais, onde as condições ambientais favorecem o desenvolvimento e a proliferação do principal vetor da doença, o Aedes aegypti. "A atual situação epidemiológica e entomológica do agravo na Bahia impõe a necessidade de reestruturar a rede assistencial para o diagnóstico precoce e o traramento adequado dos casos suspeitos, garantindo a oportunidade e a qualidade da assistência aos pacientes que venham a apresentar formas graves da doença", pontuou Vasconcelos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário