texto rotativo

Quest: 63% dos baianos aprovam o governo de Jerônimo Rodrigues

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

 


Publicidade

 


quinta-feira, 2 de abril de 2009

Deodato Astrê: Isaac homenageia militante desaparecido

O deputado estadual Isaac Cunha fez pronunciamento, ontem, dia 31, durante sessão na Assembléia Legislativa da Bahia, sobre o caso do militante do PT e advogado Deodato Gouveia de Astrê, desaparecido misteriosamente desde outubro do ano passado. Astrê era auditor fiscal do estado, categoria que na noite de ontem estave presente na galeria da Casa Legislativa e ouviu atentamente o discurso de Isaac. Confira a íntegra da fala do parlamentar:


“Uma notícia vem causando grande apreensão aos militantes e dirigentes do Partido dos Trabalhadores na Bahia: o desaparecimento, em condições suspeitas, do bravo militante e advogado Deodato Gouveia de Astrê.



Deodato, como é popularmente chamado, desapareceu no dia 13 de outubro de 2008, na localidade de “Cacha Pregos”, no município de Vera Cruz.



O desaparecimento de Deodato ocorreu após ele divulgar material de cunho político aonde faz duras críticas ao ex-gestor municipal de Vera Cruz e, por conta deste e outros fatos, este desaparecimento contém indícios de motivação política.



Deodato Gouveia de Astrê, Auditor Fiscal aposentado do Estado da Bahia, é parte da história política baiana, sendo inclusive um dos primeiros presidentes da ABES - Associação Baiana dos Estudantes Secundaristas.



Deotado nunca se curvou diante do autoritarismo e da truculência política e pode ter sido vítima daqueles que sempre combateu. Era um militante combativo, dedicado ao fortalecimento da democracia na Bahia.



A Polícia Civil está investigando o seu desaparecimento e o de seu corpo. O Governador do Estado, Jaques Wagner e o Secretário de Segurança, César Nunes, estão empenhados na solução deste caso, que , tudo indica, foi um assassinato motivado pelas denúncias que Deodato vinha fazendo e pelo seu empenho nas últimas eleições municipais.



Quero deixar muito claro que eu e o meu partido, o Partido dos Trabalhadores, não descansaremos enquanto não forem encontrados e punidos os responsáveis pelo assassinato de Deodato.



É que Deodato deu a sua vida pelo nosso partido, o Partido dos Trabalhadores. E o nosso partido não deixará barato este tipo de ignomínia, este tipo de atitude medieval que não cabe em um Estado Democrático de Direito.



Deotado era um dos nossos e sempre será. E o PT tem a obrigação de exigir a punição dos culpados para que outros militantes dos movimentos populares não sejam assassinados por defenderem a emancipação das classes populares, a democracia e a dignidade da pessoa humana.



Portanto, quero dizer aos colegas de Deodato na Secretaria da Fazenda, nos movimentos sociais e no PT, que, em honra da sua memória, estarei aqui, na tribuna desta Casa Legislativa, para cobrar a punição dos envolvidos na morte do bravo Deodato Gouveia de Astrê.



Viva Deodato Gouveia de Astrê!


Deodato: presente! Agora e sempre!”

Um comentário:

jaime leal disse...

Caros Jequieenses,companheiros do PT e familiares de DEODATO ASTRÉ,

Venho neste momento de muita angustia e tristeza prestar minha solidariedade pelo desaparecimento desse ILUSTRE MILITANTE, que o destino o levou prá onde e como não sabemos, bem como pela sua dedicação com seriedade, honestidade e coerência. só nos resta agora saber e buscar o seu paradeiro.
Jaime Leal - Jequieense e Técnico em Contabilidade.