Com o objetivo de priorizar a segurança do cidadão combatendo fraudes e falsificações na carteira de identidade, o Governo do Estado inaugurou na tarde do último dia 3, no Instituto de Identificação Pedro Mello, o Sistema de Identificação por Impressões Digitais Automatizado, o SIIDA-BA.
A partir desta nova tecnologia para renovar ou retirar a primeira identidade será feita uma verificação nas impressões digitais na base de dados da Polícia Federal que vai identificar se o cidadão já possui um documento na Bahia ou em qualquer outro estado que também esteja integrado ao mesmo sistema.
Além desta pesquisa será possível ainda descobrir se o requerente cometeu algum delito e está em dívida com a justiça
Com investimento na ordem de US$ 11 milhões, com o SIIDA, a identidade terá além dos dados alfanuméricos (nome, filiação, naturalidade, entre outros), a impressão digital, a assinatura e a fotografia digitalizadas e armazenadas em um banco de dados de altíssimo desempenho.
A fotografia vai ser capturada pelos atendentes, nos postos de identificação informatizados contemplados por estações de trabalho SIIDA-BA, isentando o cidadão de entregar as duas fotos. As estações são integradas a câmeras fotográficas, e por meio de aplicativos do sistema, capazes de detectar a posição dos olhos, calcular o tamanho ideal da fotografia e informar a distância adequada entre a pessoa e a própria máquina.
Em virtude da busca que será realizada no banco de dados da Polícia Federal os novos documentos emitidos serão entregues no prazo de cinco dias úteis, nos postos de atendimento, apenas para o requerente e mediante a autenticação digital. O custo da 2ª via continua sendo R$21,60, para retirar o novo documento basta levar a certidão de nascimento ou casamento.
Até dezembro, O SIIDA será implantado gradativamente em todos os postos do Instituto de Identificação Pedro Mello na capital e no interior do estado. O primeiro a receberer o novo sistema é o SAC de Lauro de Freitas. Enquanto o SIIDA estiver em fase de implantação, haverá ainda emissão do modelo antigo das carteiras de identidade nos demais postos. É importante ressaltar que o modelo antigo da carteira continua com validade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário