texto rotativo

Prefeito recebe viatura blindada para reforça segurança em Jequié

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

 


quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Bahia premia melhores alunos em Matemática

Quatrocentos e vinte estudantes de vários municípios da Bahia foram homenageados na solenidade de Premiação Regional da 4ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). O evento, promovido pela Universidade do Estado da Bahia e pela Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), aconteceu na segunda-feira (7), no Salão Nobre da Reitoria da Ufba, no Canela.
A 4ª Olimpíada Brasileira de Matemática envolveu, em 2008, 98,7% dos municípios do país. Mais de 18 milhões de estudantes brasileiros da 5ª série ao 3º ano participaram da competição que, para o professor de Matemática da Ufba e membro do Comitê de Provas da OBMEP, Carlos Eduardo Baiano, “cria um ambiente positivo na escola”.
Ele explicou que durante a Olimpíada, “o aluno compete apenas consigo mesmo e não contra os colegas. É um modelo em que o aluno é instigado a superar a si mesmo”. Convidado para a mesa de abertura da solenidade, o secretário da Educação do Estado, Osvaldo Barreto, que acompanhou todo o evento, lembrou sobre a necessidade de suprir o déficit de professores na área da Matemática, uma falta sentida em todo o Brasil e que reflete também nas escolas da Bahia.
“Eu acho que vivemos um momento importante, em que a pauta da Educação está sendo colocada como uma pauta nacional e, logicamente, há que haver o esforço de todos no sentido da construção de uma escola pública de alta qualidade. Creio que a Olimpíada de Matemática nos direciona ao fortalecimento. Nós sabemos que o Brasil vive hoje um problema gravíssimo, que é o déficit de professores de Matemática no ensino básico, e temos que tomar iniciativas que tornem o ensino da Matemática atrativo para alunos e para novos professores”, enfatizou o secretário.
Feliz com a medalha de bronze, a estudante Eloísa do Nascimento, 14 anos, aluna do 1º ano do Complexo Escolar Polivalente de Teixeira de Freitas, é uma veterana da Olimpíada e sonha com o ouro no próximo desafio. “Matemática é a matéria que eu mais gosto e a que eu mais me esforço para poder chegar aonde eu cheguei. Este ano, eu ganhei em terceiro lugar e, no ano passado, ganhei o certificado de menção honrosa. Pretendo, no ano que vem, fazer de novo e ganhar mais uma vez”.
A estudante, que já pensa na universidade, analisa as vantagens que a participação na Olimpíada pode lhe trazer. “Quando eu quiser entrar na universidade tenho mais chances. Quero fazer Administração ou Contabilidade, mas se você prestar atenção vai ver que a Matemática é importante em qualquer lugar”.
A 5ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática recebeu para a 1ª fase da competição, mais de 19 milhões de inscrições em todo o Brasil, abrangendo 99,1% do total de municípios do país. Escolas públicas de 417 municípios baianos participaram do desafio.

Nenhum comentário: