Marcos Ferreira*
Neste momento, Jequié encontra-se inserido num cenário de grandes investimentos regionais, sendo fundamental, numa perspectiva de curto prazo, à discussão dos eixos de desenvolvimento do município, procurando consolidar segmentos econômicos importantes, como o agronegócio, a indústria e o comércio. Também devemos considerar como vetor de desenvolvimento os investimentos em educação e saúde, pois , além de promoverem qualidade de vida para a comunidade local, são considerados estratégicos na consolidação do modelo de cidade pólo de serviços.
Sendo assim, não pode ser desprezado o possível impacto advindo do desenvolvimento econômico projetado para cidades do entorno de Jequié, tornando-se urgente a implementação de ações estruturantes, como melhorias das estradas de acesso ao município, urbanização, investimentos públicos e privados nos segmentos de saúde, educação e prestação de serviços. Essas ações contribuirão para dinamizar a economia local, atrair investimentos e estimular demandas por serviços especializados, contribuindo para manter e ampliar a referência do município como cidade de inserção regional.
Neste cenário, agindo de forma estratégica, com um planejamento consistente e visão de futuro, o município poderá aliar suas potencialidades: disponibilidade de água; localização geográfica; acesso as principais rodovias e a Ferrovia Oeste-Leste; implantação na região de mineradoras com produtos nobres: vanádio, níquel e ferro; e um conjunto de instituições de ensino.
Com relação as instituições de ensino, a criação da UNERC, a partir do desmembramento do Campus da UESB, é estratégico, podendo a nova instituição oferecer cursos, a exemplo de Engenharia de Minas, Geologia e Engenharia Ambiental, contribuindo assim para transformar a Cidade em um centro de transformação e agregação de valor aos produtos minerais e de serviços.
Poderá, ainda, atrair indústrias de transformação e siderurgia, mudando substancialmente a matriz econômica do município, contribuindo para o fortalecimento do agronegócio, do comércio e da infra-estrutura urbana, oferecendo a comunidade mais qualidade de vida.
*Marcos Ferreira, Biólogo, Mestre em Desenvolvimento Sustentável, Professor da UESB – Campus de Jequié. (E-mail: marcosferreira43@yahoo.com.br)
Nenhum comentário:
Postar um comentário