Javier, Kardé Mourão e Moacy Neves (Sinjorba) e Sérgio Murilo (Fenaj)
O deputado Javier Alfaya (PCdoB) registrou na Assembleia Legislativa votos de congratulações pela passagem do Dia do Jornalista, comemorado em todo o país no dia 7 de abril. Este o primeiro ano após a decisão do Supremo Tribunal Federal, proferida pelo ministro Gilmar Mendes, que aboliu a exigência do diploma para o exercício da profissão. Há 79 anos nascia esta profissão, que foi regulamentada através de decreto-lei em outubro de 1969.
Segundo Javier, a decisão de desrespeito aos profissionais e de banalização de uma carreira, manifestada pela mais alta Corte Judiciária do país, foi um inquestionável ataque às liberdades sociais e às profissões, como um todo.
Para o vice-líder do governo, que participou do café da manhã em homenagem à data, na Associação Comercial da Bahia, "não podemos deixar esse debate cair no esquecimento e a sociedade deve pressionar o Congresso Nacional para a votação da PEC que insere a exigência do diploma no texto constitucional".
Por iniciativa de Javier e em parceria com o Sindicato dos Jornalistas (Sinjorba) e Federação Nacional (Fenaj), na quinta dia 15 haverá um debate na Comissão de Educação da AL, às 9h, com participação de profissionais, estudantes, professores e dirigentes de entidades de movimentos sociais e estudantis.
Fonte: boletim do deputado Javier Alfaya
Nenhum comentário:
Postar um comentário