texto rotativo

Homem foi preso em flagrante em Jequié por crime de pornografia infantil

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

 


Publicidade

 


segunda-feira, 21 de junho de 2010

Velho Chico ganha espécie nativa ameaçada de extinção

Enquanto o Rio São Francisco vai receber cerca de dez mil microalevinos de um peixe natural de suas águas, o surubim (também conhecido como pintado), de difícil reprodução em cativeiro. O nosso Rio das Contas está sofrendo com o desleixo da população ribeirinha que estão afogando o rio com lixo e esgoto domestico.
Considerando-se os vários tipos de surubim existentes, a Bahia é o maior produtor da espécie no Brasil, com produção superior a duas mil toneladas em 2007 (segundo dados do Ibama), o que equivaleu, na época, a mais de R$ 10 milhões.
Exemplo como esse deve ser implantado no Rio das Contas, portanto, sabemos que diversas especieis estão desaparecendo e se a Bahia Pesca orgãos responsável pelo estudo na Bahia, não mostrar interesse nas águas do Rio das Contas muitas especieis podem entrar em processo de extinção.

O pintado

Pseudoplatystoma corruscans é o nome científico do pintado, o maior surubim da América do Sul. Sua principal característica, que o diferencia do cachara, é o fato de possuir somente pintas espalhadas pelo corpo, em vez de listras ou faixas.
O pintado pode atingir cerca de dois metros de comprimento e pesar 90 quilos. Possui carne saborosa e por isso é muito desejado pelos pescadores do Velho Chico, seu habitat.

Nenhum comentário: