texto rotativo

Vende-se dois terrenos no loteamento Sol Nascente. Área de 360 metros quadrados ou individual 8X20. Contato 73 9 8816-0375

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

 


terça-feira, 6 de julho de 2010

Índice do IDEB causa surpresa em Apuarema

Por Wellington Nery

O município de Apuarema, (a 56 KM de Jequié), que conta com 3.148 alunos e tem cerca de 140 professores teve o pior desempenho na Bahia no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica em 2009, com nota 0,5, em pesquisa divulgada nesta segunda-feira (05) pelo Ministério da Educação e Cultura. Um dos fatores que levaram o município a essa incômoda situação foi a alta evasão escolar registrada em 2009. Do total de alunos, 1.038 abandonaram as salas de aulas no ano passado. Para a secretária municipal de Educação, professora Zaira Dias dos Santos Silva, que demonstrou surpresa com esse índice, o resultado é fruto de um histórico de irregularidades herdadas de gestões anteriores, a exemplo de “escolas com documentações irregulares, perdas de recursos por falta de prestação de contas, falta de comprometimentos com a Prova Brasil por parte dos alunos que às vezes mal lêem a prova para fazer o exame, entre outros fatores”, salientou a secretária.

Para Mariele Queiroz, coordenadora da Escola Municipal Francisco Pedro dos Santos, com 182 alunos do Ensino Básico e Fundamental, funcionado em dois turnos (à noite as dependências da escola é cedida via convênio para uma instituição de educação superior privada), o espaço físico da escola é insuficiente e falta um maior investimento em formação continuada para os professores. Na escola, somente a coordenadora tem curso superior, os demais professores ainda cursam o ensino superior. “Não temos sala de leitura, biblioteca, local para prática esportiva, temos uma educação infantil deficitária e maior investimento na educação continuada”.disse Mariele Queiroz. Na mesma escola, existem computadores lacrados há mais de seis meses sem a instalação e livros armazenados em estantes com cadeados sem uma biblioteca para que os alunos tenham acesso aos mesmos.

A aluna da 6ª série do Ensino Fundamental, Tamiles Martas (14 anos), da Escola Municipal Aurino Nery de Souza, a educação no seu município é ruim. “[...] as carteiras são velhas, muitas quebradas; nossos livros são do ano passado e vários vem rabiscados ou estragados; nossos professores são REDAs, não são formados”. A divulgação do resultado do IDEB no município provocou uma série de reações de surpresa. Segundo a professora Zaira Dias dos Santos Silva “diante deste resultado, esperamos que não hajam apenas críticas, maus um olhar especial para a educação no município”, finalizou a secretária. Fonte Jornal Atarde.

Nenhum comentário: