texto rotativo

Quest: 63% dos baianos aprovam o governo de Jerônimo Rodrigues

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

 


Publicidade

 


quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Dia Nacional do Teatro, Jequié tem motivos para comemorar


No dia 19 de setembro comemora-se o Dia Nacional do Teatro. Com um curso recém aberto em Artes Cênicas, o campus de Jequié (Uesb), estará sempre em parceria com a cultura e a promoção da expressão artística. Parabenizamos todos os propulsores do teatro nesse dia tão plural e tão brasileiro! é importante reconhecer o valor das criações e manifestações artísticas, a concepção do lúdico aliado a comportamentos, valores e momentos sociais que servem de ponte para reflexão e construção histórica.

Olhar com atenção, perceber e contemplar: essas são algumas da imensa diversidade de definições que o mundo do teatro apresenta. Sem uma precisão histórica aceita universalmente, o primeiro diálogo registrado ocorreu no Egito Antigo, mas o termo teatro e sua desvinculação com a religião só ocorre na Grécia, com as famosas tragédias.

No Brasil, a fé norteou esse aparecimento com os autos encenados. José de Anchieta foi o precursor e o objetivo era a catequização indígena. Mais tarde, romancistas como Machado de Assis e José de Alencar, e poetas consagrados como Castro Alves e Álvares de Azevedo, contribuíram para a história das peças teatrais. Em Jequié, nomes como Jorge Barros, Wally Salomão, Alvaro Araújo, Tatú Leal, Astro Brayner, José Luiz Negrão, ricardo Barnabé e muitos outros são responsáveis pela permanencia do teatro jequieense.



Nenhum comentário: