por Carlos Almeida Santos
Com intuito de estimular ações científicas de várias instâncias da saúde humana, fomentar e transmitir novos modelos de tratamento, prevenção e normatizações da Fisioterapia, foi aberta ontem à noite, 25, em Jequié, a I Semana Baiana de Fisioterapia da Uesb. Após um show com voz e violão, a mesa de abertura foi composta. Cerca de 160 participantes estão inscritos no evento, que termina na próxima sexta-feira, 29.
De acordo com Marcos Fernandes, diretor do Departamento de Saúde (DS), a profissão de Fisioterapia, regulamentada pelo Decreto-lei 938/68 e na Lei Federal 6.316/95, após vários anos de atividade vem ganhando muita importância e destaque por sua atuação na sociedade, porém ele adverte “esse reconhecimento e importância têm trazido também alguns problemas, principalmente no mercado de trabalho, que sempre foi problemático”. Para ele, os problemas estão relacionados ao grande número de cursos de graduação espalhados pelo Brasil, já que o mercado não consegue absorver a contento.Outro fator importante para os profissionais é que muitos deles estão se especializando, outros se tornando empreendedores, e isso é positivo na profissão, salientou Fernandes. O palestrante provocou ainda uma reflexão ao público, alertando os participantes, principalmente estudantes, que, ainda na graduação, comecem a pesquisar, produzir ciência e publicar em revistas especializadas.
Além de palestras, mesas-redondas, debates e discussões, também serão oferecidos 11 minicursos relacionados à Fisioterapia. Há ainda exposição de resumos, painéis, pôsteres e relatos de pesquisas científicas desenvolvidas por alunos, orientados por professores do curso de graduação em Fisioterapia da Uesb do campus de Jequié. Para conferir toda a programação do evento clique aqui.
A I Semana Baiana de Fisioterapia da Uesb é uma realização do Centro Acadêmico do curso de Fisioterapia, gestão Integração. O encerramento do evento será no dia 29 e contará com uma vasta programação cultural.
Nenhum comentário:
Postar um comentário