foto: Zenilton Meira, numa entrevista realizada em 08 de maio de 2003, com Souza Andrade e Val Rodrigues. |
*por Carlos Almeida Santos
A cultura sempre foi um elemento presente no cenário da Uesb, sobretudo em Jequié, cidade do poeta Waly Salomão, que nos dias 29 e 30 de setembro recebe uma homenagem muito especial no campus. São os “Seminários Walynianos”, uma mostra performática e multicultural da vida e obra do poeta jequieesne. O evento é uma realização do Colegiado de Artes e Departamento de Ciências Humanas e Letras (DCHL) e conta com a participação de estudantes do curso de Licenciatura em Artes, com habilitações em Teatro ou Dança.
No primeiro dia, sob a coordenação do professor Roberto de Abreu, aconteceu o primeiro seminário “Vida de Waly Salomão: Biografia, Narrativas e Ficções”, onde cada acadêmico falou um pouco da trajetória do artista no Brasil e no mundo. Uma riqueza de insites do letrista e escritor, também autor de nove livros, entre eles “Me Segura Q`eu Vou Dar Um Troço”, “Tarifa de Embarque”, e o último em vida, “O Mel do Melhor”. Em seguida, foi a vez do segundo seminário, intitulado “A obra de Waly: Consonâncias, Dissonâncias e Poéticas. Na platéia, uma convidada especial, a irmã do poeta, Samyra Salomão, que fez um breve relato da convivência do irmão com a família em Jequié. Paralelamente, exibiam-se takes de Waly pelo Brasil até a Síria, terra de seu pai.
O público presente teve a oportunidade de conhecer detalhes da vida e obra de Waly, seu jeito de ser, seus textos e idéias revolucionárias que influenciaram o pensamento de intelectuais e pesquisadores acadêmicos. Como reconhecimento ao seu trabalho, a Uesb tem um auditório denominado Waly Salomão e muitas imagens de palestras e bate papos do poeta no tempo em que atuava em Vitória da Conquista.Hoje, dia 30, a partir das 15 horas, será exibido o filme Pan-Cinema Permanente, no qual aparecem vários artistas, amigos e contemporâneos biografando sobre o poeta-chave do tropicalismo, Waly Salomão. De acordo com a coordenadora do curso de Artes, professora Márcia Auad, as apresentações fazem parte da seletiva para montagem de um espetáculo que será apresentado em breve. O evento acontece no Seminário 1 do Centro de Aperfeiçoamento Profissional (CAP), campus de Jequié, e a entrada é franca.
Nenhum comentário:
Postar um comentário