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sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Empresários aprendem com erros e acertos do projeto “shopping a céu aberto”

Estiveram em Jequié uma caravana de empresários das três cidades do Rio Grande do Sul (Bento Gonçalves, Caxias do Sul e Vaporé) que esteve na Bahia, por iniciativa própria, para conhecer o projeto “shopping a céu aberto”, tirou boas lições da experiência vivenciada pelas cidades de Jequié, Itabuna e Ilhéus. Os comerciantes tiveram a oportunidade de observar erros e acertos do projeto, que tem tudo para funcionar bem, desde que haja comprometimento de todos os agentes envolvidos como SEBRAE, empresários, prefeitura e outras instituições envolvidas no processo de modernização das áreas incluídas no projeto.

Para o empreendedor Antônio Novaes, que era presidente da CDL/Jequié quando o projeto deu seus primeiros passos, essa é a tônica do projeto. Segundo ele, a união de forças é o segredo do sucesso. O ex-gerente do Sebrae de Jequié, Evandro Lopes, que também participou do nascimento do projeto, lamenta o fato de alguns parceiros não terem dado a devida atenção ao “shopping a céu aberto”.
A Coelba, por exemplo, não fez sua parte, criticou Novaes. A concessionária deveria ter executado, já no primeiro momento, o projeto de modernização da iluminação pública de toda a área. Lembrou que a parte elétrica do Calçadão deveria ter sido subterrânea e não aérea. Antônio Novaes destacou ainda a importância dos condomínios empresariais que garantem, entre outras coisas, conforto e segurança dos consumidores, trabalhadores e dos próprios empresários.
Em Jequié, a Prefeitura tomou três iniciativas importantes: a requalificação das Ruas 7 de setembro e Riachuelo, a construção da nova Praça Ruy Barbosa e a transferência dos comerciantes de rua para espaços específicos no Mercadão Vicente Grilo. Agora, vem sendo executado o projeto de melhoria da iluminação pública do centro comercial. Vários empresários, por sua vez, investiram em suas vitrines e adotaram outras providências.
O prefeito de Jequié, Luiz Amaral, disse, aos empresários gaúchos, que a implantação do projeto “shopping a céu aberto” deve levar em consideração as particularidades de cada lugar. A cultura do jequieense é diferente da cultura das pessoas de Ilhéus e essas diferenças em relação ao Sul do País são ainda mais acentuadas. “Essa foi mais um boa troca de experiências. Os empresários aprendem com os erros e os acertos do projeto ‘shopping a céu aberto’ e, certamente, vão errar menos quando forem implantar o projeto em suas cidades”, comentou.
No encontro, realizado no auditório da Associação Comercial e Industrial, os visitantes tiveram acesso a informações sobre as potencialidades de Jequié, que de 2009 para cá, vem recebendo grande volume de investimentos tanto público como privado. Importantes empresas estão chegando e empresários locais buscam acompanhar esse o ritmo da economia. O crescimento do produto interno de 6.8, índice acima da média nacional, tem chamado à atenção de muitos empreendedores locais e de fora. Ainda neste ano, serão inauguradas mais duas das principais redes varejistas do Brasil, Casas Bahia e Lojas Americanas.

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