*Aurelio Nunes
Por sua atuação à frente de Filhos de João – Admirável Mundo Baiano, o cineasta Henrique Dantas foi agraciado com o prêmio de Melhor Diretor de Longa Documentário no VI Festival de Cinema brasileiro de Goiânia, o Festcine.
Foi o primeiro prêmio de melhor direção do documentário sobre a banda Novos Baianos, obra que já conquistou quatro candangos no Festival de Brasília, entre eles o Prêmio de Júri Popular, feito igualado na 10° edição do Festival Iberoamericano de Cinema de Sergipe (Curta-SE). Veja Trailer do filme.
A cerimônia de premiação em Goiânia foi realizada na noite desta quarta-feira, 10/11. Dantas desembarcou em Salvador na madrugada desta quinta-feira, 11/11, e já viajou para o Recôncavo Baiano para acompanhar a exibição de Filhos de João na abertura do 1º Festival de Documentários CachoeiraDoc. “É muito emocionante constatar que o filme é capaz de despertar o coração de públicos tão diversos, como o júri do festival de Goiânia e os estudantes da Zona da Mata que assistiram à exibição em Cachoeira”, declarou o diretor.
A maratona de Filhos de João incluiu ainda as recentes seleções para a a Mostra Internacional de São Paulo, para o Festival do Rio e mostras internacionais no Festival de Cinema Brasileiro em Paris, no Expresso Brasil na Copa da África do Sul, e no Festival de Documentários de Moçambique - Dockanema.
No final do mês, Henrique Dantas embarca para a Alemanha, onde percorrerá com Filhos de João pelas cidades de Stuttgart, Frankfurt, Düsseldorf e Berlim, dentro do Festival Cinema Conta a Música. O lançamento no circuito comercial está previsto para março de 2011.
Nenhum comentário:
Postar um comentário