texto rotativo

Quest: 63% dos baianos aprovam o governo de Jerônimo Rodrigues

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

 


Publicidade

 


quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Jequié: 315 anos da morte de Zumbi dos Palmares

Em 20 de novembro de 1695 morria Zumbi dos Palmares, um dos grandes ícones quando o assunto é resistência à escravidão negra no Brasil. A data foi escolhida para celebrar o Dia da Consciência Negra, que tem como intuito provocar a reflexão sobre a valorização do negro na sociedade. No campus de Jequié, se destacam as ações do Órgão de Educação e Relações Étnicas com Ênfase em Culturas Afro-brasileiras da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Odeere), que tem como objetivo desenvolver estudos da temática afro-brasileira. Os três grandes eventos realizados pelo Odeere em 2010, a saber o o “II Encontro Estadual de Educação e Relações Étnicas”, a “VI Semana de Educação da Pertença Afro-brasileira” e o “I Encontro de Educação, Cultura Popular e Sustentabilidade”, se encerram exatamente no dia 20, comemorando a data com a toda a comunidade acadêmica.

A universidade é o ambiente ideal para se fomentar esse tipo de reflexão, principalmente com a emergência de temas tão importantes como o sistema de Ações Afirmativas. Reconhecendo essa realidade, a Uesb trabalha para aprimorar e consolidar ainda mais o seu sistema de cotas, o qual foi implementado na Instituição em 2008, através da Resolução 37/2008, aprovada pelo Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe). Em maio deste ano a Uesb foi premiada com o “Camélia da Liberdade”, por essa iniciativa.
Ainda na linha de reflexão e valorização, A Universidade oferece à comunidade acadêmica e à sociedade em geral, uma série de projetos e eventos, tais como o I Seminário Nacional de Pesquisa sobre o Negro, realizado em setembro e o Seminário de Mulheres Negras, que acontecerá no fim do mês de novembro.

Nenhum comentário: