texto rotativo

Quest: 63% dos baianos aprovam o governo de Jerônimo Rodrigues

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

 


Publicidade

 


quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Agricultura Irrigada de Jequié será iniciada em janeiro.


Carlos Fernandes está visitando a área que será beneficiada
Nova etapa do Projeto de Agricultura Irrigada de Jequié será iniciada em janeiro.Dois técnicos do Instituto de Apoio Técnico aos Paises do Terceiro Mundo (IATTERMUND), entidade que presta serviços ao Ministério da Integração Nacional, estão em Jequié para iniciar uma nova fase do Projeto de Agricultura Irrigada Jequié/Maracás. Carlos Fernandez e José Vilmar F. Leite chegaram, nesta terça-feira, 21 de dezembro, e já nesta quarta visitarão as áreas do projeto nas regiões da Bela Vista, Espinho e Mone. Eles darão sequência ao trabalho do Instituto Interamericano de Cooperação para Agricultura (IICA), que desde 2009 presta serviços ao Governo Federal em Jequié e Maracás.
No início de janeiro de 2011, outros cinco especialistas chegarão a Jequié para acelerar essa nova etapa do projeto que deverá ficar concluída no fim de março próximo. Essa fase é apontada como uma das mais importantes. Os técnicos terão a oportunidade de verificar o dia a dia dos produtores e estes poderão conviver com experiências novas de trabalhar coletivamente de maneira organizada. Nessa fase, os empreendedores serão capacitados. 
O primeiro dia dos técnicos na cidade foi marcado com reuniões com o prefeito Luiz Amaral, com o secretário de Agricultura, Irrigação e Meio Ambiente, Walter Sampaio Filho e com outros técnicos da Prefeitura de Jequié. Na primeira semana de janeiro será realizada uma reunião ampla com vários segmentos da sociedade para tratar sobre o projeto.   
 O projeto de Agricultura Irrigada, com o aproveitamento das águas do lago da Barragem da Pedra, vem sendo executado, desde 2009, nas regiões da Bela Vista (Jequié), Espinho e Mone (Maracás). Vários estudos já foram realizados a partir de uma parceria envolvendo as prefeituras desses dois municípios, Governo Federal, por meio do Ministério da Integração Nacional, e participação do IICA.

A etapa anterior foi executada por Ivonildo P. Miranda, técnico da Secretaria de Agricultura, Irrigação e Meio Ambiente do Município de Jequié; Gilmar Rocha de Novaes, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente de Maracás; Renato Almeida (assessoramento jurídico e fundiário); Gionei Rios (fitotécnico); Luiz Carlos Cerqueira (topografia); José Souza Jorge (pedologia); Patrícia Prata (geologia), além de profissionais da área de gestão ambiental.
 Também estiveram envolvidos os consultores Elmar Wagner, Ademar Brandini e Luiz Carlos, do IICA, empresa contratada pelo Ministério da Integração Nacional para tocar o projeto nessa fase de implantação.
 A proposta do projeto de Agricultura Irrigada foi encaminhada pela Prefeitura de Jequié ao Governo Federal. Em março de 2009, o prefeito Luiz Amaral foi ao então ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, acompanhado do deputado estadual Leur Lomanto Júnior, solicitar o seu empenho no sentido de concretizar mais esse antigo sonho da população. “Transformar essas terras secas em áreas produtivas, por certo, vai mudar a realidade de muitas famílias”, comentou o prefeito de Jequié.

Nenhum comentário: