texto rotativo

Vende-se dois terrenos no loteamento Sol Nascente. Área de 360 metros quadrados ou individual 8X20. Contato 73 9 8816-0375

Publicidade

Publicidade

Publicidade

domingo, 16 de janeiro de 2011

Membros do Consórcio Arqueologia da ferrovia Leste Oeste visita região

Por José Américo*

Membros do Consórcio Arqueologia Leste Oeste, em recente visita a Ipiaú e Jequié, reuniu com pessoas da comunidade, com  o objetivo de explicar a metodologia de trabalho a ser aplicada na região durante a implantação da ferrovia que interligará os estados de Tocantins e Bahia numa extensão de 1.526 Km. Em Jequié eles estiveram reunidos com o Secretário de Relações Institucionais e Comunicação Social Mário Alves Filho e o Diretor de Comunicação Souza Andrade.


Na oportunidade eles revelaram que dentre outras ações a serem aplicadas estão previstas a realização de oficinas, de capacitação para as comunidades afetadas, ciclos de palestras, exposição itinerante e cursos de capacitação para professores. Na aplicação de tais atividades o Consórcio estará aberto às exigências da realidade local.

Essas atividades estão incluídas no programa de educação patrimonial do Projeto de Implantação da ferrovia e envolvem o levantamento, salvamento e monitoramento arqueológico.
 O grupo tem a coordenação da arqueóloga Mariza Barbosa e conta em sua composição com Simone Rosa, Fernanda Fonseca Cruvinel de Oliveira, Rozinalva C. Silva, dentre outros profissionais.
Casarão

O assunto museu também foi abordado durante o encontro entre arqueólogos e ambientalistas. O pessoal do PAPAMEL relatou a péssima situação em que se encontra o acervo do Museu do Lavrador, destacando que existe o compromisso da entidade viabilizar a conservação do casarão da família Castro situado na Praça Salvador da Matta. O imóvel já é tombado como Patrimônio Histórico Cultural do Município de Ipiaú.



Foi ainda sugerido pelos membros do PAPAMEL que esse casarão seja utilizado como espaço para as exposições e palestras, devendo-se para isso realizar a recuperação do telhado e outras obras civis de pequeno porte.



As representantes do Consórcio disseram que existe a possibilidade de viabilizar a captação de recursos para esse fim, mas que dependerá de outros fatores, os quais estão sendo avaliados desde já, como favoráveis a obtenção do apoio

Nenhum comentário: