texto rotativo

Homem foi preso em flagrante em Jequié por crime de pornografia infantil

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

 


Publicidade

 


domingo, 16 de janeiro de 2011

Membros do Consórcio Arqueologia da ferrovia Leste Oeste visita região

Por José Américo*

Membros do Consórcio Arqueologia Leste Oeste, em recente visita a Ipiaú e Jequié, reuniu com pessoas da comunidade, com  o objetivo de explicar a metodologia de trabalho a ser aplicada na região durante a implantação da ferrovia que interligará os estados de Tocantins e Bahia numa extensão de 1.526 Km. Em Jequié eles estiveram reunidos com o Secretário de Relações Institucionais e Comunicação Social Mário Alves Filho e o Diretor de Comunicação Souza Andrade.


Na oportunidade eles revelaram que dentre outras ações a serem aplicadas estão previstas a realização de oficinas, de capacitação para as comunidades afetadas, ciclos de palestras, exposição itinerante e cursos de capacitação para professores. Na aplicação de tais atividades o Consórcio estará aberto às exigências da realidade local.

Essas atividades estão incluídas no programa de educação patrimonial do Projeto de Implantação da ferrovia e envolvem o levantamento, salvamento e monitoramento arqueológico.
 O grupo tem a coordenação da arqueóloga Mariza Barbosa e conta em sua composição com Simone Rosa, Fernanda Fonseca Cruvinel de Oliveira, Rozinalva C. Silva, dentre outros profissionais.
Casarão

O assunto museu também foi abordado durante o encontro entre arqueólogos e ambientalistas. O pessoal do PAPAMEL relatou a péssima situação em que se encontra o acervo do Museu do Lavrador, destacando que existe o compromisso da entidade viabilizar a conservação do casarão da família Castro situado na Praça Salvador da Matta. O imóvel já é tombado como Patrimônio Histórico Cultural do Município de Ipiaú.



Foi ainda sugerido pelos membros do PAPAMEL que esse casarão seja utilizado como espaço para as exposições e palestras, devendo-se para isso realizar a recuperação do telhado e outras obras civis de pequeno porte.



As representantes do Consórcio disseram que existe a possibilidade de viabilizar a captação de recursos para esse fim, mas que dependerá de outros fatores, os quais estão sendo avaliados desde já, como favoráveis a obtenção do apoio

Nenhum comentário: