texto rotativo

Homem foi preso em flagrante em Jequié por crime de pornografia infantil

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

 


Publicidade

 


domingo, 27 de fevereiro de 2011

Jequié: A construção de uma moderna ferrovia



A construção da ferrovia Oeste-Leste, ligando Barreiras no Oeste da Bahia a Ilhéus no litoral, está próxima de acontecer o início dos serviços de terraplanagem, construção de pontes, túneis e a conclusão com colocação dos trilhos. A Valec empresa responsável pela obra, já se encontra na região providenciando as indenizações das terras por onde o trem vai passar. A construção de uma obra desta envergadura depende de muitas negociações. A proposta da empresa visa impactar o menos possível. As indenizações sempre encontram entraves, têm propriedade onde há uma história de vida, costumes, sem falar de valores inestimáveis, que não tem preço, deixando os proprietários apegados. Também, podemos imaginar o progresso que outras pessoas irão obter com mais esta importante obra. Tudo que é novo sempre trás mudanças e desconforto.


O nosso Blog neste final de semana realizou uma pesquisar, para matar um pouco a curiosidade de muitas pessoas que ficam a imaginar como acontece a construção de uma moderna ferrovia. Antigamente os “dormentes”, apoio para a colocação dos trilhos, eram de madeira, como até hoje é usado na ferrovia que passa pela cidade de Brumado no Sudoeste Bahiano. Com as novas tecnologias esses “dormentes” são feitos de concreto. Veja vídeo!



Um comentário:

Fabiano Rodrigo disse...

Deixando bem claro que isso não é Brasil...

este tipo de maquinário é desconhecido por aqui, até sonhado a bem da verdade...


mas essa qualidade e rapidez?
aqui a coisa é mais bruta mesmo...

é na picareta mesmo

já vi diversas máquinas que trabalham em ferrovias...

muitas com trabalhos impressionantes

mas destas?
vamos ver, vou adorar relembrar minha infância com o barulho das diesels gigantescas de 300T cada uma, puxando em 4, comboio de 180 vagões...

in memorian, meu avô e bisavô, trabalhores que junto com outros, foram pioneiros na ferrovia moderna, paulista!