texto rotativo

Quest: 63% dos baianos aprovam o governo de Jerônimo Rodrigues

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

 


Publicidade

 


quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Jequié: Seca Castiga o Rio das Contas e produtores estão deixando terras

Rio das Contas leito seco na região de Ilha Grande Iramaia
Um internauta morador do distrito de Catingal, mandou este texto sobre o Rio das Conta e achamos interessante para postar. Segundo ele, O Rio das Contas tem sua nascente na Serra da Tromba, município de Piatã. Serpenteando cerca de 86 municipios do Estado da Bahia, finalizando com a sua foz no Oceano Atlântico, em Itacaré. Cerca de 1.5 milhões de habitantes, se beneficia da águas desse rio. O uso econômico é variado: irrigação, produção energética e abastecimento das cidades situadas no perímetro.


Nos últimos anos a seca que atinge a região que desagua no Rio de Contas é cada vez mais intensa. O que se ver nos povoados a exemplo de Ilha Grande (Município de Iramaia) Porto Alegre (Município de Maraçás) Jequiezinho (Município Manoel Vitorino), é de cortar o coração, pois cerca de 200 agricultores e 100 famílias de pescadores, já abandonaram suas atividades por falta do precioso liquido. Podemos afirmar que nessa região cerca 1.300 famílias estão começando ter dificuldades financeiras. Sem contar que grande parte deles já tem dividas junto ao Banco do Nordeste (PRONAF).

Analisando o problema de frente diria que, as conseqüências da seca, vai além da nossa micro região. Pois, com o empobrecimento dos fazendeiros, de pescadores a falta de serviços para os diarista, só resta a migração dessas pessoas para os grandes centros em busca de trabalho em outras regiões. Causando um êxito rural com grandes conseqüências.

Segundo este internauta há vários anos o governo do Estado tem um projeto para a construção da barragem do Morro do Apertado, que a mais de 30 anos esta engavetada, esta passando da hora deste sonho sair do papel e ir para pratica, será certamente o beneficio de muitas pessoas que habitam este recanto, pois com as chuvas cada vez mais escassa o caos será inevitável, se providencia não forem tomadas por que é de direito.

Nenhum comentário: