Uma adutora com 235 quilômetros de tubulação levará água do Rio São Francisco a mais de 250 mil pessoas que moram na região de Guanambi, no sudoeste do estado. Serão investidos R$76 milhões na obra, que é resultado de parceria entre o Governo do Estado, por meio da Secretária de Desenvolvimento Urbano (Sedur), e o Ministério da Integração Nacional.
Além de Guanambi, a Adutora do Algodão beneficiará os municípios de Matina, Pindaí, Candiba, Palmas de Monte Alto, Iuiú, Malhada, Igaporã e Rio do Antônio. Segundo o ministro, já estão sendo realizados estudos para que a adutora chegue também à cidade de Caetité.
A ordem de serviço para o início da construção da Adutora do Algodão foi assinada, na manhã desta terça-feira (29), pelo governador Jaques Wagner e o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, durante cerimônia no Centro de Cultura de Guanambi. A previsão a obra, esteja concluída no fim de 2012.
A adutora resolverá um problema antigo na região. Sempre que chega o período de estiagem, a população sofre com a falta de água e passa a fazer racionamento. “Espero que a obra possa trazer tranquilidade para a população. Os reservatórios que atendem à região não têm capacidade suficiente. Por isso, essa adutora será uma solução definitiva”, disse Wagner.
Desenvolvimento - Por conta da dificuldade com o abastecimento de água, muitas empresas desistiram de se implantar na região. A expectativa é que, com a garantia do fornecimento, as cidades ganhem novo impulso econômico.
“Sabemos que uma obra como essa gera muitos empregos durante a execução, mas também dá a região a capacidade de atrair novos empreendimentos, crescer e buscar o desenvolvimento”, afirmou o secretário do Desenvolvimento Urbano, Cícero Monteiro.
“Estamos trabalhando sob a orientação da presidente Dilma e vamos fazer de tudo para atender à Bahia e aos baianos. A parceria entre o Governo do Estado e o Ministério da Integração não vai parar. Já estamos inclusive trabalhando numa segunda etapa da adutora, que chegará a Caetité”, afirmou Fernando Coelho.
Água Para Todos - A Adutora do Algodão faz parte do Programa Água Para Todos, que já levou água a 1,8 milhão de baianos. “São R$ 3 bilhões de serviços contratados e 396 obras realizadas em 279 cidades do estado, o que mostra que essa realmente é uma prioridade deste governo, captar água onde ela esteja e distribuir,” destacou o presidente da Embasa, Abelardo Oliveira.
Pontes - Durante o anúncio do início da construção da adutora, foi assinada também a autorização para licitação de duas pontes na mesma região. Elas serão construídas na rodovia BA-573, trecho Guanambi-Matina - uma sobre o Rio Poções (Km 25,50) e outra sobre o Rio da Cruz (Km 32,60).
Transposição - Depois da cerimônia de assinatura da ordem de serviço para construção da adutora, o governador e o ministro participaram de uma reunião de trabalho sobre o Projeto de Transposição do Rio São Francisco, quando também foram discutidos projetos de irrigação para agricultura familiar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário