Realizou-se no último dia 04 deste mês a primeira neurocirurgia oncológica do Hospital Geral Prado Valadares - HGPV em um doente de 25 anos do sexo masculino.
Esta foi a primeira neurocirurgia oncológica realizada no HGPV, localizado na cidade de Jequié, interior da Bahia, onde o doente foi submetido à craniotomia e biópsia de lesão intra-axial, aguarda resultado do exame anátomo-patológico.
De acordo com o neurocirurgião, José Schulte, o paciente apresentava-se com quadro de cefaléia holocraniana há várias semanas, com agravamento progressivo, tendo sido identificado após investigação pertinente por imagem (TAC-CE/RMN-CE) uma tumoração cerebral, localizada na região têmporo-parietal esquerda em área eloqüente.
“Indubitavelmente o uso do microscópio cirúrgico recém adquirido pela SESAB foi fundamental para o sucesso do procedimento, visto evolução clínico-imagiológica favorável”, explica o neurocirurgião José Schulte.
“O doente apresentou ótima recuperação no pós-operatório, estando com ECG de 15 e GOS de V, sem déficits motores ou de linguagem”, disse o neurocirurgião.
José Schulte refere ainda que o trabalho em equipe é fundamental para atingir objetivos da boa prática médica, cita a relevante colaboração e técnica do seu colega anestesiologista Luiz Gutierres, bem como toda a equipe da UTI e da Unidade de Neurociências do HGPV, fundamentais no cuidado do doente neurocrítico.
De acordo com o diretor do HGPV, Gilmar Vasconcelos, em Jequié e região procedimentos como este eram somente realizados em outros centros a exemplo de Salvador, mas devido aos investimentos do governo do estado no Hospital Prado Valadares e a interação da direção do HGPV com colaboradores a exemplo do Dr. José Schulte, hoje já se oferece esse tipo de procedimento neste hospital.
Assim evita-se solicitações de Tratamento Fora do Domicílio – TFD para fazer esse tipo de cirurgia, ajudando também a desafogar os serviços da capital do estado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário