Foto: Zenilton Meira DRT/BA 1.562 |
Os articuladores foram divididos em equipes que percorreram ruas do bairro, distribuindo sacos plásticos e orientando os moradores como eles podem atuar no combate aos focos do mosquisto transmissor da dengue. O material retirado do interior dos imóveis foi recolhido pela Secretaria de Serviços Públicos, através da Locar, que também trabalhou na retirada de entulhos, roçagem, entre outras ações.
O trabalho de limpeza geral dos bairros, denominado pelo Governo do Estado de faxinaço, é uma é uma iniciativa da SESAB. As tarefas são coordenadas pela Prefeitura e executadas com a participação direta dos moradores, que são mobilizados em reuniões promovidas pela Secretaria de Saúde do Município. Nesses encontros, os articuladores recebem informações sobre a situação da dengue e são orientados para buscar envolver o maior número de pessoas possível nas ações preventivas.
A enfermeira da Prefeitura de Jequié, Priscilla Meira, afirma que a única maneira de se combater à dengue é eliminar os criadouros do mosquito. "Estamos felizes porque muitos moradores vêm se engajando nos trabalhos preventivos. Mas o apoio ainda tem sido pequeno para o tamanho do problema. É preciso que haja uma participação maior das pessoas, porque o governo sozinho não resolve todos os problemas", destacou.
Além da enfermeira Priscilla Meira, as ações desenvolvidas no Curral Novo contaram com a participação da diretora do Departamento de Vigilância Epidemiológica, Juliana Nogueira, do padre Waldomiro e de outros importantes articuladores. Ainda por parte da Prefeitura de Jequié estiveram envolvidas várias secretarias e diretorias.
As próximas ações serão realizadas nas seguintes datas e localidades:
15/09/2011 - Cidade Nova e Cansanção
20/09/2011 - Pedreira
22/09/2011 - Posto Manoel Antonio
27/09/2011 - Barro Preto
29/09/2011 - Caixa D’Água
06/10/2011 - KM 04 e Km 03
18/10/2011 - Loteamento Itaigara
20/10/201 - Mandacaru
27/10/2011 - Amaralina
Nenhum comentário:
Postar um comentário