Mais de 240 jovens de comunidades rurais baianas, com idade igual ou superior a 16 anos, estão sendo capacitados pelo Programa de Combate à Pobreza Rural (PCPR)/Produzir para atuar em projetos executados pelo governo estadual, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), no interior do estado.
Os cursos são ministrados nas sedes dos escritórios regionais, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), e integram a primeira etapa da Proposta de Capacitação de Gestão de Convênios e Projetos, com a participação de dois jovens de cada comunidade atendida pela CAR, companhia vinculada à Secretaria do Desenvolvimento e Integração Regional do Estado da Bahia, indicados pelas próprias associações.
A iniciativa, que investe na formação do capital social jovem, permite que meninos e meninas assessorem as associações durante a execução do convênio, qualificando-os para que possam contribuir no desenvolvimento das populações rurais.
Duas etapas
O programa do curso é dividido em duas etapas. Na primeira, com oito horas, os alunos têm a oportunidade de aprender a prestação de contas de um convênio e quais são as responsabilidades da CAR e da associação, além de entenderem os procedimentos realizados para o pagamento de compras e serviços e para a finalização de prestação de contas. A segunda etapa consiste em noções básicas sobre Microsoft Excel 2007, com foco no preenchimento de formulários e planilhas utilizados para a prestação de contas das associações.
Nessa perspectiva, já foram capacitados, nos meses de outubro e novembro, 81 jovens nos municípios de Seabra, Itabuna, Irecê e Feira de Santana. Até o final deste mês, mais 160 jovens vão ser contemplados pelos cursos nas cidades de Jacobina, Serrinha, Brumado, Caetité, Macaúbas, Santa Maria da Vitória, Jequié, Vitória da Conquista, Condeúba e Juazeiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário