Foto: Agecom |
Ligação com terminal portuário
Segundo o presidente da Valec, a ferrovia vai quebrar um paradigma nos corredores de transporte no Brasil, que sempre convergem para o Sudeste, criando um eixo no sentido Oeste-Leste. Também será a única ferrovia que será ligada diretamente a um terminal portuário, o Porto Sul.
O secretário e vice-governador Otto Alencar destacou que “a ferrovia vai impulsionar a economia no interior do estado, criando novos polos de desenvolvimento. Apenas com o transporte de minérios, serão 40 milhões de toneladas por ano, além da perspectiva da movimentação de grãos e outros produtos”.
Impacto na economia do sul da Bahia
Já o secretário Rui Costa afirma que a Fiol e o Porto Sul vão integrar a Bahia às regiões Norte e Centro-Oeste do Brasil, promovendo a ligação entre os oceanos Atlântico e Pacífico. “O Governo da Bahia vem dando todo o apoio para a implantação da ferrovia e do porto, duas das mais importantes obras de infraestrutura e logística do Brasil”.
Atualmente, a Região Metropolitana de Salvador (RMS) responde por 65% do Produto Interno Bruto (PIB) da Bahia. “Uma realidade que irá mudar com a Fiol e o Porto Sul, com impacto positivo na economia do sul da Bahia, umas das regiões que mais serão beneficiadas”, afirma Rui Costa. A previsão é de que as obras da ferrovia estejam concluídas até 2014.
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