texto rotativo

Quest: 63% dos baianos aprovam o governo de Jerônimo Rodrigues

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

 


Publicidade

 


quarta-feira, 27 de junho de 2012

Jequié: Festejos São João mais uma vez fez história


A prata da casa fez bonito neste São João
O São João de Jequié, mais uma vez, fez história. A Vila Junina manteve a tradição de apresentar quadrilhas juninas, brincadeiras como quebra-pote, e não faltou espaço para o bom forró pé-de-serra com a participação de artistas da cidade e região como Claudinho dos 8 Baixos, Tribuna, Dedé da Paraíba e tantos outros. Neste ano, a Prefeitura homenageou o centenário do cantor e compositor Luiz Gonzaga, que ao longo de sua trajetória profissional não somente mostrou como se dança o baião, mas saiu pelo mundo afora divulgando a cultura nordestina. Cantou a seca, o amor, o sertão, os boiadeiros, os retirantes e a folia de São João.
O São João de Jequié foi marcado pela segurança, alegria e música de qualidade. No palco principal da Praça da Bandeira tivemos apresentações de artistas consagrados como Elba Ramalho, Flávio José, Waldonys e Targino Gondim e teve lugar garantido para outros importantes nomes como Cavaleiros do Forró, Cangaia, Lé Kum Cré, Rosy e Banda e outros talentosos músicos que encantaram a multidão durante os três dias de festa.
Graças a esse projeto de valorização das tradições culturais e sua organização, o São João de Jequié é uma referência. Inclusive, recebeu o prêmio Festejos da Bahia, em reconhecimento a festa do de 2011. “A premiação do ano passado é um combustível importante para continuarmos nesse caminho da manutenção e valorização das nossas raízes culturais”, destacou o Secretário Interino de Cultura e Turismo do Município, Irailton Santos.

Embora tenha havido uma substancial redução dos investimentos, seguindo orientação do Ministério Público Estadual, em razão de o Município enfrentar problemas com a seca, o São João de Jequié não perdeu o brilho. Além da rica programação e da cuidadosa organização do evento, o povo que lotou o circuito da festa contribuiu para o seu sucesso. Para o prefeito Luiz Amaral os objetivos foram alcançados. O São João é feito para o jequieense e para àqueles que procuram a cidade nessa época do ano e aqui se sentem à vontade. A paz e a harmonia reinaram.

UM MÊS DE FESTA

Em Jequié, os festejos juninos começaram em primeiro de junho, com a Festa de Santo Antônio, promovida pela Igreja Matriz. São 13 dias de tradição religiosa e cultural. No dia seguinte teve início a Vila Junina, realizada na Praça Ruy Barbosa, com o melhor do forró pé-de-serra, apresentações de quadrilhas juninas de escolas públicas municipais, de programas sociais como Peti, Cras, AABB Comunidade e outros convidados, além de brincadeiras como quebra-pote e contação de histórias.

A Prefeitura também promove festas em bairros, distritos e povoados. Nas casas das pessoas não falta licor, canjica, fogueira, fogos de artifício, hospitalidade e animação. Por lá o arrasta-pé não tem hora para acabar.
Em Jequié a diversão não para. Nos dias 22, 23 e 24 aconteceram os tradicionais forrós alternativos: Margarida, Namoral, da Budega e ainda vai ter o Forró Amigos do Dan no dia 30. Eles conseguem atrair milhares de foliões. Em 2012, essas festas contrataram Flávio José, Cavaleiros do Forró, Mastruz com Leite, Ivete Sangalo, Calcinha Preta, Cangaia, Waldonys, Alexandre Peixe, Edu e Maraial, Trio da Huanna, Lé Kum Cré, Targino Gondim e Edgar Mão-Branca.

BOM PARA A ECONOMIA

O São João de Jequié é um grande empreendimento responsável pela geração de aproximadamente 13 mil empregos e criação de oportunidades de negócios para muitas empresas. Os reflexos positivos na economia da cidade começam a ser percebidos cedo. Ainda em maio, cem por cento dos leitos da rede hoteleira já estavam reservados. O comércio é outro segmento bastante favorecido com a realização da festa. As vendas crescem significativamente, sendo o mês de junho o segundo período em faturamento, perdendo apenas para o Natal, de acordo informações de dirigentes da CDL. Nesse tipo de evento todos saem ganhando – além do comércio, empresas dos ramos de transporte, combustíveis, alimentação, construção civil, hotéis e pousadas, segurança particular, comunicação.
“É uma festa que movimenta a cidade inteira”, comentou Ricardo Ferreira, diretor de Cultura e Turismo. Também destaca a diversidade do evento. “Os forrós alternativos fazem uma boa mistura e na praça principal tem a manutenção da tradição cultural”, concluiu.

O São João de Jequié é uma realização da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, com apoio da Petrobrás, Itaú e patrocínio da AmBev – Skol.

Nenhum comentário: