texto rotativo

Vende-se dois terrenos no loteamento Sol Nascente. Área de 360 metros quadrados ou individual 8X20. Contato 73 9 8816-0375

Publicidade

Publicidade

Publicidade

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Diversidade de temas na Festa Literária do Sertão de Jequié



Igreja Matriz de Jequié
 Pela primeira vez uma cidade do sertão baiano terá uma festa literária. No período de 8 a 10 de novembro de 2012 será realizada a Festa Literária do Sertão de Jequié, que reunirá nomes importantes da literatura e de outras linguagens artísticas do País.
Com curadoria do escritor e jornalista Domingos Ailton e chancela da Academia de Letras de Jequié e da Pró-reitoria de Extensão da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB, a primeira edição da Festa Literária do Sertão de Jequié contará com a participação de escritores e artistas da Bahia e de outros estados brasileiros. O presidente da União Brasileira de Escritores- UBE, o escritor e jornalistas Joaquim Maria Botelho,  estará se deslocando de São Paulo  para proferir a conferência A Literartura no contexto atual do Brasil e fará parte de uma mesa redonda juntamente com a jornalista e escritora carioca Rogéria Gomes e  os  jornalista e escritores  baianos Carlos Ribeiro e Carlos Souza   sobre literatura e jornalismo. De São Paulo virá também o escritor, jornalista e sociólogo Mouzar Benedito que ministrará a oficina Mitologia Brasileira. O professor da Universidade Federal de Ouro Preto, Erisvaldo Pereira dos Santos, um jequieense radicado em Belo Horizonte, estará presente para proferir a palestra  Religião de matriz africana  na literatura de Jorge Amado: a propósito do texto "O compadre de Ogum”.


As adaptações literárias para o teatro, o cinema e a televisão serão foco de debate na festa literária.  O cineasta Tuna Espinheira,  que adaptou o romance  Cascalho, de   Herberto Sales, para o cinema debaterá sobre o processo de adaptação de uma obra literária para as linguagens cênica, cinematográfica e televisiva com a escritora Rogéria Gomes e o professor do curso de teatro da UESB, Roberto de  Abreu. O centenário de nascimento de  Jorge Amado e de Luiz Gonzaga será lembrado pelo evento.  Sobre a dimensão da obra  de Jorge Amado (o escritor homenageado da festa literária)  debaterão o escritor e jornalista Domingos Ailton e a professora da UESB, Adriana Abreu. A relação de Jequié com a contracultura dos anos 60 será tema de debate entre os cineastas Tuna Espinheira e Robison Roberto e o artista plástico Dicinho.
Os escritores Valdeck Almeida de Jesus, Roberto Leal e Carlos Souza debaterão sobre o  processo de produção e circulação de um livro. O poder de transformação da literatura terá como debatedores os escritores Domingos Ailton, Carlos Ribeiro Morgana Gazel  e Zilda Freitas.

Cultura nacional, modernidade e globalização  será  o tema da palestra do professor da UNEB Luciano Costa Santos.
A história de vida e a produção literária  do cordelista Cuíca de Santo Amaro serão mostrados em palestra e exibição de filme por parte do jornalista e documentarista Josias Pires, autor da série da TVE Bahia Singular e Plural.
No primeiro dia da festa literária serão empossados novos membros da Academia de Letras de Jequié.
O público presente na festa literária terá oportunidade também  de  participar de oficinas  de criação literária  como a oficina de crônica, que será ministrado pelo escritor e professor da UNEB, Vitor Hugo Martins.
            Após suas respectivas palestras os escritores lançarão e autografarão seus livros.

Nenhum comentário: